Ir para conteúdo

Roberto Gomes "Torres" 10 cordas 1999

32 respostas neste tópico

#1 Roberto Gomes

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 949 posts

Postado 08 dezembro 2008 - 05:59

Olá a todos!

Estou vendendo um violão \"Torres\" de 10 cordas ( 1999) de minha safra.

Tem tampo em abeto alemão, laterais e fundo em maple tremido ( irmão gêmeo do Torres do huh), escala de 650mm e cravelhas em ébano, \"plantilla média\" e roseta com espinhas de peixe típica do Maestro Torres. Pestana, rastilho e chapa do bloco cordal do cavalete em marfim ( reciclado ). Todo em goma-laca c/ estojo. Prêço : R$ 12.000,00

Abraços,

Roberto Gomes
www.gomes.guitars.nom.br
Plantem árvores!!!
Plant trees!!!

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

#2 Osmar PA

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 703 posts

Postado 09 dezembro 2008 - 08:36

Oi pessoal,
Eu nunca tinha visto violão de 10 cordas com as mesmas dispostas desta forma, tem cordas que ficam fora da escala? Estranho, enfim o Roberto sabe o que faz. Mas que é esquisito é. Porque o Roberto Gomes usou uma planta do Torres para fazer um violão de 10 cordas, já que este violão é pequeno.
Abraços.
Osmar.

#3 Roberto Gomes

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 949 posts

Postado 09 dezembro 2008 - 12:07

Visualizar PostOsmar PA, em Dec 9 2008, 08:36 AM, disse:

Oi pessoal,
Eu nunca tinha visto violão de 10 cordas com as mesmas dispostas desta forma, tem cordas que ficam fora da escala? Estranho, enfim o Roberto sabe o que faz. Mas que é esquisito é. Porque o Roberto Gomes usou uma planta do Torres para fazer um violão de 10 cordas, já que este violão é pequeno.
Abraços.
Osmar.

Oi Osmar

Este violão tem uma história curiosa. Em meados da década de 90 eu estava fazendo alguns Torres que iriam para o Japão e fiz uma roseta baseada no Torres
FE 13 que ficou perfeita só que por descuido a parte que ficaria debaixo da escala ficou curta e não daria para um violão de 6 cordas. Muito triste deixei ela de lado e passado algum tempo lembrei que o Maestro Torres havia feito alguns violões de 11 cordas, principalmente para o grande virtuose cego Jiménez Manjón lá pelos idos de 1880 e a escala era mais larga pois 7 cordas ficavam sobre a mesma e as outras 4, aéreas. E assim nasceu "La Levantina" que tem um som fantástico com as primas mais petulantes que vi em um de meus violões!

Abraços,

Roberto Gomes
www.gomes.guitars.nom.br
Plantem árvores!!!
Plant trees!!!

#4 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts
  • Violões:Roberto Gomes 2007 SP/MP, 2009 CD/IN

Postado 09 dezembro 2008 - 12:40

Osmar, o Torres fez alguns violões assim, porém com 11 cordas. Veja este original, Segunda Época, de 1885.

Arquivo anexado  CMIM000019176.jpg (409,12K)
Downloads: 80Arquivo anexado  CMIM000019177.jpg (437,08K)
Downloads: 38

http://mediatheque.cite-musique.fr

Na pagina tem links pra imagens, usando o campo de busca por Torres.

Então, o violão do Roberto seria uma réplica Torres, com uma corda a menos.
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com

#5 Jefferson Garrido

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 858 posts

Postado 09 dezembro 2008 - 21:33

Três dúvidas, acrescentou 4 cordas graves? Qual a afinação? Pra encontrar o encordoamento?

#6 Roberto Gomes

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 949 posts

Postado 10 dezembro 2008 - 05:27

Visualizar PostJefferson Garrido, em Dec 9 2008, 09:33 PM, disse:

Três dúvidas, acrescentou 4 cordas graves? Qual a afinação? Pra encontrar o encordoamento?

A afinação fica por conta da peça(s) a serem tocadas. Pode usar todas as 4 cordas mais graves como também uma combinação de reentrantes. Fora o encordoamento normal de 6 cordas, as outras mais graves são compradas avulsas das marcas D´Daddario ou Hannabach.

#7 Jefferson Garrido

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 858 posts

Postado 10 dezembro 2008 - 08:51

Visualizar PostRoberto Gomes, em Dec 10 2008, 06:27 AM, disse:

Visualizar PostJefferson Garrido, em Dec 9 2008, 09:33 PM, disse:

A afinação fica por conta da peça(s) a serem tocadas. Pode usar todas as 4 cordas mais graves como também uma combinação de reentrantes. Fora o encordoamento normal de 6 cordas, as outras mais graves são compradas avulsas das marcas D´Daddario ou Hannabach.

Obrigado Roberto...

#8 Osmar PA

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 703 posts

Postado 10 dezembro 2008 - 09:40

Valeu Roberto, obrigado, agora ficou claro. Valeu Samuel.
Abraços.
Osmar.

#9 wolf schmidt

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 361 posts

Postado 14 dezembro 2008 - 16:28

lembra um pouco ao violão harpa da gibson, mas no caso da gibson o braço tem metade do formato como uma harpa, e se não me engano é de aço. o samuel de carvalho faz um 11 cordas com escala em todas as cordas. é bem exotico mas acho que em todo caso a afinação das demais cordas dependem da peça, como disse o Roberto. mesmo por que ninguem tem uma mão tão grande assim rsrs.

lindo violão !!!
Wolf Schmidt.
professor e luthier.

#10 Fredtorres

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 450 posts

Postado 15 dezembro 2008 - 00:34

cacetada q vioao uma obra prima, lindoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
o esse é um aviolao profsisonal,o q me deixAAAAAAA chateado e Q O o roberto gomes é doiido de pedra, porra colocaR um violao a venda q vc não encontra em lugar nenhum do mundo
é louco varrido, tá muito barato!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
o roberto é louco, carAmba pode correR o mundo Todo e nÃO TEM UM VIOLAO DEESE PRA VENDER
É MEU ISSOO É DEMAIS PRAQ MIM PAGAO A VIista é meu
q loucura , nao existe outro igual\
verade seja dita o doido do roberto gomes sóperde pro sergio abreusguuido de peto pelo claudio arone