O repertório que estou tocando exige muita flexibilidade e agilidade na mão esquerda, além de ser treinado a exaustão. Acho que é por isso, creio, que minha mão esquerda anda sofrendo um pouquinho e, constantemente, sinto os revéses de se estar estudando dessa forma. Gostaria de saber se existe alguma técnica para se estudar de um modo que a mão esquerda esteja mais relaxada. A verdade é que já tentei tocar com ela de uma forma mais leve, fazendo menos pressão nas cordas, mas com isso senti que se perde muito na precisão. Gostaria de dicas em relação a isso, de como tocar de forma a sentir menos esses problemas musculares e, ao mesmo tempo, não perder em pegada e precisão. Todas as experiências nesse sentido serão bem vindas!
Mão esquerda (braço do violão)
Criado por Caio B., 05 Jan 2009 03:14
20 respostas neste tópico
Postado 05 janeiro 2009 - 03:14
Postado 05 janeiro 2009 - 08:30
Tem aquele famoso exercício de pegar uma música e tocar ela toda abafada, ou seja, só encostando os dedos da mão esquerda nas cordas, sem apertar. Em seguida, tocar a música inteira de novo trastejando, ou seja, aumentando a pressão levemente, de modo a permitir que saia algum som, mas propositalmente trastejado. Depois, tocar a música inteira de novo, aumentando só um pouquinho a pressão nas cordas, só o suficiente pra parar de trastejar.
Isso me ajuda a aliviar a mão esquerda, embora seja um pé no saco pra fazer.
Isso me ajuda a aliviar a mão esquerda, embora seja um pé no saco pra fazer.
O covarde não começa, o fracassado não termina, o vencedor não desiste.
Canal do YouTube: http://www.youtube.c...mariosfernandes
Textos: www.portadapalavra.blogspot.com
Canal do YouTube: http://www.youtube.c...mariosfernandes
Textos: www.portadapalavra.blogspot.com
Postado 05 janeiro 2009 - 09:22
Eu diria meio para você se respeitar e estudar da malhor forma possível, mas parar quando doer e dar tempo para a mão descansar. Foje do computador e outras coisas que ajudam a detonar ainda mais a mão, e vai ler um livro, fazer uns alongamentos, passear, ouvir música, ir num museu.
Se alguem tiver um super segredo aí tenta. Eu copmo não conheço prefiro prevenir, pois remediar é quase impossível ja que para curar uma lesão mais séria voce teria que passar meses sem encostar no instrumento.
Abraços e boa sorte.
Se alguem tiver um super segredo aí tenta. Eu copmo não conheço prefiro prevenir, pois remediar é quase impossível ja que para curar uma lesão mais séria voce teria que passar meses sem encostar no instrumento.
Abraços e boa sorte.
Postado 05 janeiro 2009 - 09:27
Eu acredito que o segredo é vc respeitar o seu limite, não pode forçar demais senão acaba aparecendo alguma lesão e ai é muito pior, vai atrasar seu desenvolvimento.
Postado 05 janeiro 2009 - 10:57
cainho<<A verdade é que já tentei tocar com ela de uma forma mais leve, fazendo menos pressão nas cordas, mas com isso senti que se perde muito na precisão>>
Olá cainho, você provavelmente deve estar fazendo alguma coisa muito errada. A mão ( braço ) relaxados aumenta a precisão, é como disse o Velho " Mão relaxada mas pronta".
O ideal é arrumar um professor rapidinho, como você é do Rio da Janeiro, use a prerrogativa de súdito e marque uma audiência com o Presidente Dias, estou certo de que ele não se furtará em lhe dar umas dicas e te ajudar a encontrar um professor.
Olá cainho, você provavelmente deve estar fazendo alguma coisa muito errada. A mão ( braço ) relaxados aumenta a precisão, é como disse o Velho " Mão relaxada mas pronta".
O ideal é arrumar um professor rapidinho, como você é do Rio da Janeiro, use a prerrogativa de súdito e marque uma audiência com o Presidente Dias, estou certo de que ele não se furtará em lhe dar umas dicas e te ajudar a encontrar um professor.
Postado 05 janeiro 2009 - 11:33
Boa.
Tenha fome de saber como o leão tem fome de alimento.
Contato através do e-mail: "flvgondin arroba gmail ponto com"
Postado 05 janeiro 2009 - 12:00
Perde precisão, claro, porque você está acostumado a tocar na marra. quando toca relaxado, o tônus muscular muda e mudam também os músculos usados e suas conexões. Quando você começa a tocar mais relaxado,meu caro, tem de aprender tudo de novo... é como começar de novo, só que certo.
Postado 05 janeiro 2009 - 12:19
Bom, pelo que estou vendo é unanime a dica de tocar de forma mais leve. Agradeço muito pela ajuda pessoal, vou tentar começar a tocar de forma mais leve. Como disse o Zanon nesse post cá de cima, o ideal é acostumar. Acho que como tentei tocar mais relaxado poucas vezes, pode ser que por isso não tenha surtido o efeito desejado.
Milton Costa <<Olá cainho, você provavelmente deve estar fazendo alguma coisa muito errada. A mão ( braço ) relaxados aumenta a precisão, é como disse o Velho " Mão relaxada mas pronta".>>
Pois é Milton, acho que é por aí mesmo. Mas, como o Zanon falou, creio que seja uma questão de costume. Vou tentar tocar de forma relaxada com mais constância. Foda é ter que começar tudo de novo
hehehe
Ah, e quando eu me acostumar posto aqui o resultado de suas dicas.
Milton Costa <<Olá cainho, você provavelmente deve estar fazendo alguma coisa muito errada. A mão ( braço ) relaxados aumenta a precisão, é como disse o Velho " Mão relaxada mas pronta".>>
Pois é Milton, acho que é por aí mesmo. Mas, como o Zanon falou, creio que seja uma questão de costume. Vou tentar tocar de forma relaxada com mais constância. Foda é ter que começar tudo de novo
Ah, e quando eu me acostumar posto aqui o resultado de suas dicas.
Postado 05 janeiro 2009 - 12:22
Mas procure um professor assim mesmo que ele vai poder ver outras coisas também.
Tenha fome de saber como o leão tem fome de alimento.