Ir para conteúdo

Interrogando "Jongo" (João Pernambuco)

10 respostas neste tópico

#1 Kelvin Borrero

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1557 posts
  • Violões:Joacir de Carvalho 1999
    Cedro
    Jacarandá da Bahia
    escala de ébano
    braço de mogno

Postado 17 janeiro 2009 - 03:39

Pessoal,

Noto que ao tocar essa música, sinto muita dor naquele pequeno nervo ou músculo que permite o movimento de apertar o indicador ao polegar, e que é notoriamente, o músculo que mais é exigido ao fazer as cruéis pestanas.
Toco algumas peças que tem bastante pestana como a Gavota I & II de Bach e nunca senti essa dor, mas no Jongo as vezes nem consigo terminar a música.

Gostaria de saber se isso também ocorre com vocês?
E se tem alguma dica para amenizar esse problema.

;)

Abçs

#2 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9183 posts

Postado 17 janeiro 2009 - 08:50

A primeira medida é parar de tentar resolver uma passagem para a qual você ainda não tem musculatura, antes que você detone a mão.
Depois disso você tem de analisar o caso. Você precisa mesmo da pestana? De quantas cordas? com o dedo reto ou flexionado? de lado ou de frente? E o polegar, onde fica? Acompanha o alongamento do dedo ou fica encolhido ali em baixo do braço?
Depois de decidir isso, facilite a passagem e estude MUITO POUCO. Melhor ainda, não estude, resolva na sua cabeça e toque uma mudança de acorde no máximo, sem ficar repetindo que nem um joão bobo. No dia seguinte, aumente um pouco o esforço, estude, digamos, três acordes. Se ficar cansado, no dia seguinte tente de novo. Distribua o trabalho ao longo de um mês, sempre tentando melhorar o conforto da mudança de posição mais que tocar a passagem toda.
Mas, honestamente, pestana não se estuda. toca-se de acordo com o que a mão aguenta.

#3 dany.eudes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1478 posts
  • Violões:Tessarin 2006 SP

Postado 17 janeiro 2009 - 09:27

Kevin,
um outro da linhagem dos Kevin, o Kevin Gallagher, dá uma aula sobre pestanas no seu blog. Vale a pena espiar o vídeo que, na verdade, está no youtube. O blog tem uma pitada de filosofia. Leia mais neste tópico:

http://www.violao.or...?showtopic=5796
dany.eudes

#4 Kelvin Borrero

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1557 posts
    Cedro
    Jacarandá da Bahia
    escala de ébano
    braço de mogno

Postado 17 janeiro 2009 - 12:17

Dany e Zanon, muito obrigado pela ajuda!

#5 L. Latú

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1243 posts

Postado 18 janeiro 2009 - 23:18

"Você precisa mesmo da pestana? De quantas cordas? com o dedo reto ou flexionado? de lado ou de frente? E o polegar, onde fica? Acompanha o alongamento do dedo ou fica encolhido ali em baixo do braço?"

É ruim o polegar ficar lá embaixo em algumas pestanas?
Nesses casos é melhor subir o dedão?

ABraço
Leandro
www.youtube.com/llpopzera

#6 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9183 posts

Postado 19 janeiro 2009 - 00:58

Olha o John Williams tocando, o dedão dele sobe junto com a pestana e às vezes até aparece lá em cima. Tem casos em que assim ´e mais fácil.

#7 Milton Costa

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1541 posts

Postado 19 janeiro 2009 - 09:44

Acho que o Zanon falou bem; eu só diria que a priimeira medida é verificar se o violão está bem regulado, porque se não estiver, a pestana só vai sair com chave de grifo.

#8 L. Latú

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1243 posts

Postado 19 janeiro 2009 - 13:29

Entendi, não sabia disso...

Vou pôr em prática!

Obrigado, Fábio!

Abraço
Leandro
www.youtube.com/llpopzera

#9 Kelvin Borrero

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1557 posts
    Cedro
    Jacarandá da Bahia
    escala de ébano
    braço de mogno

Postado 23 julho 2011 - 19:07

Aproveitando o tópico resolvi colocar o link da minha gravação aqui tb, e dizer que estou feliz pq o João Aris Kouyoumdjian me disse que foi uma boa referência ouvir minha gravação, e que ele pretende tocar essa peça em NY lá pro fim do ano, e mais uma vez obrigado pelas respostas dos colegas, notei que agora nem sinto mais doer a mão qd toco esta música.

http://www.youtube.com/watch?v=niaPaDwwHLM

Abçs

#10 João Cavalli

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 85 posts

Postado 24 julho 2011 - 16:31

Se servir de consolo eu tambem sinto essa dificuldade nessa musica.São aqueles acordes diminutos descendentes da 1ª parte e praticamente toda a 3ªparte.
Violão macio é importante.Os acordes diminutos podem ser formulados sem pestana porem não é o q está escrito,mas sendo musica popular ,na qual nimguem pode jurar o que estva escrito originalmente...