Ir para conteúdo

Respiraçao...

44 respostas neste tópico

#1 MARCOLEAL

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 219 posts

Postado 18 janeiro 2009 - 21:43

Ola a todos ! A minha nova professora ( com a qual estou muito contente :angry: ) faz questao de usar muita a dita respiraçao que se nao estou em erro é uma pequena pausa (,) de x em x compasso. Gostava de saber a vossa opiniao e se usam e como usam . Obrigado

#2 jamil

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 842 posts

Postado 18 janeiro 2009 - 21:59

Caro Marco, desculpe, mas acho que não compreendi bem. Trata-se de uma pausa pra respiração em um certo intervalo de alguns compassos, por que o organismo, o pulmão pede?! Ora, eu fazia muito isso, mas quando cantava, seja música profana ou sacra. Mas, ao violão, alaúde, etc., não vejo necessidade de fazer pausa pra respiração, por mais rápida, complicada ou com o maior número de notas que possa haver num ou em vários compassos. A pausa, curta ou mais prolongada que às vezes faço, é por outras razões que não 'respiração', ainda que eu sue para tocar determinado trecho.

#3 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 18 janeiro 2009 - 22:11

Imagino qe seja a respiração da música. Ela, como organismo vivo, precisa respirar. O Zanon comentou sobre o Jodacil, como sendo um dos caras que melhor deixa a música respirar.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#4 MARCOLEAL

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 219 posts

Postado 18 janeiro 2009 - 22:27

Ola Jamil, sim é a pausa que te referes ...de 4 em 4 ou de 8 em 8 compassos. Julgo que nao tem muito haver com o facto de nós presisarmos respirar mas sim da musica... sera que tem haver com a fraseado musical?? Sei que quando eu nao respeito tal respiraçao ela prontamente me diz " nao fez a respiraçao ... tem que deixar respirar " . Houvi tambem uma entrevista com um guitarrista salvo erro servio que está lecionando em Portugal que falava muito nesta respiraçao e no facto de ser omitido pela maior parte dos guitarristas... será ? Espero nao estar a dizer barbaridades .Sim Ricardo acho que é isto sim pois ela quande me repreende diz " nao fez a respiraçao ... tem que deixar a musica respirar".Na verdade ela diz e tenta me fazer perceber que a musica está pedindo aquela pausa ... para respirar. Espero me estar fazendo perceber ... para que se saiba nao estou com os copos :angry: :parabens: :parabens:

#5 Jayme

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 317 posts
  • Violões:Polegário 2008 SP/IN

Postado 18 janeiro 2009 - 22:30

Não sei quanto a ser certo ou errado, mas venho percebendo que, invariavelmente, música e respiração se influenciam em determinadas peças que toco. Às vezes a respiração fica alterada, suspensa, profunda, ou acelerada; às vezes a música tem a sua dinâmica modificada por uma expiração mais longa ou um suspiro. O fato é que, ouvindo umas gravações que tenho feito a título de aprendizagem, dá pra perceber essa influência recíproca. Só que ela não se manifesta exatamente em pausas ou mantem regularidade do tipo "de x em x compassos", é uma coisa mais livre... involuntária.
Software livre... você devia experimentar!

#6 jamil

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 842 posts

Postado 18 janeiro 2009 - 22:33

Agora sim, perfeito, Marco. É isso aí, Ricardo, muito bem lembrado. De fato, devemos ter em mente o 'discurso musical', analogicamente falando, que, enquanto tal, chegará aos ouvintes pelos sentidos, até alcançar o intelecto. Neste, ela será processada e compreendida. A pausa, respiração, no caso, é tão necessária quanto na fala, na linguagem oral. Ninguém fala continuamente, sem fazer pausas, seja para respirar, seja para destacar uma frase, uma palavra, em contraste com o seu oposto, que é o silêncio (que também fala, muita vez!), seja para dar tempo de ser captada e compreendia pelo interlocutor, e por aí vai. Sua professora está corretíssima. Mas, há de notar que essa pausa se faz quando necessária, pelo intérprete, pelo compositor, quando este a indica explicitamente na partitura, e não apenas no intervalo de um ou vários compassos.

#7 MARCOLEAL

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 219 posts

Postado 18 janeiro 2009 - 22:47

Mas Jamil 99% das partituras nao tem o simbolo da respiraçao que salvo erro é a virgula ... certo?? Entao o que fazer ??Usar a intuiçao ?? Na verdade ela me falou para fazer daquela forma .

Visualizar PostJayme, em Jan 18 2009, 10:30 PM, disse:

Não sei quanto a ser certo ou errado, mas venho percebendo que, invariavelmente, música e respiração se influenciam em determinadas peças que toco. Às vezes a respiração fica alterada, suspensa, profunda, ou acelerada; às vezes a música tem a sua dinâmica modificada por uma expiração mais longa ou um suspiro. O fato é que, ouvindo umas gravações que tenho feito a título de aprendizagem, dá pra perceber essa influência recíproca. Só que ela não se manifesta exatamente em pausas ou mantem regularidade do tipo "de x em x compassos", é uma coisa mais livre... involuntária.
Ola Jaime, interessante essa sua conclusao .

#8 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
    Spruce

Postado 18 janeiro 2009 - 22:51

De X em X compassos, é coisa que jamais ouvi. Em alguns momentos ela deve vir naturalmente, e, no meu caso, eu sempre cantei as músicas que toco - ou tocava. Sendo assim, eu emulava as pausas de respiração física na música.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#9 MARCOLEAL

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 219 posts

Postado 18 janeiro 2009 - 22:57

Entao Ricardo é algo que naturalmente nos vamos aperceber?? Pela melodia ??Algo que tambem aprendi com ela foi tocar separado a melodia para melhor entender a peça pois tocava tudo com a mesma acentuaçao .

#10 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
    Spruce

Postado 18 janeiro 2009 - 23:17

Na verdade, não necessariamente naturalmente. Em análise musical vê-se coisa parecida. Tocar a melodia separadamente pode ou não ser bom; por um lado, destaca-se; por outro, pode-se perder um pouco do conjunto da coisa. Daí minha preferência por cantar a música, fazendo isso naturalmente muita coisa se encaixa. veja que não estou dizendo que sua professora está errada, longe disso; apenas, dentro do pouco que está sendo dito, acho que há outros enfoques à coisa.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro