Presto ma non Barba! Ampliando a Técnica Violonística
Criado por André Moura, 19 Jan 2009 11:28
15 respostas neste tópico
Postado 19 janeiro 2009 - 11:28
André Moura - Violonista e Professor
Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC
Postado 19 janeiro 2009 - 11:43
Esse cara eu lembro do Nicolas Barros citando na palestra sobre técnca. Eu já o conhecia por um mp3 dele numa transcrição do prelúdio e fuga em Cm do 1. livro do cravo. Ele tem coisas interessantes pra se observar (além do queixo é claro! Imagina na digitação de mão esquerda você encontra um "c"!)
Acho que lembro o Nicolas em relação a ele falando sobre "chapa quente", lembra disso?
Abraço.
Acho que lembro o Nicolas em relação a ele falando sobre "chapa quente", lembra disso?
Abraço.
Postado 19 janeiro 2009 - 11:43
É eu já tinha visto, cada uma que aparece...
Postado 19 janeiro 2009 - 12:01
Jefferson Garrido, em Jan 19 2009, 12:43 PM, disse:
É eu já tinha visto, cada uma que aparece...
Pois é Vinícius, e parece mesmo ser um trabalho sério. Vale a pena conferir o website dele que está cheio de gravações disponíveis, e na íntegra! Interessante o argumento dele em usar o queixo: "Organists are playing with feet and that's already about 1000 years, and playing with feet seems of course more exotic than playing with the chin!"
Dêem uma chance pro rapaz! Não sejamos tão ortodoxos!
Entrem no link Repertory da página e ouçam, pelo menos, um dos três Prelúdios e Fuga para órgão.
http://www.vynograd.net/
Postado 19 janeiro 2009 - 12:25
É uma resolução técnica interessante. Num primeiro momento parece meio excêntrica, mas, no caso do Prelúdio Coral do Bach que ele toca é uma ótima saída. Trabalhie com transcrições de algumas peças de Bach quando tocava em trio de violões onde meu professor de curso também tocava. Muitas transcrições deixaram de serem feitas por problemas referentes aos números de dedos. Essa resolução poderia ter nos ajudado.
Mas o índio tem que ter uma boa técnica "queixal". HAHAHA
Abraço
Mas o índio tem que ter uma boa técnica "queixal". HAHAHA
Abraço
Daniel Ribeiro Medeiros
Bacharel em Música - Habilitação em Violão pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Bacharel em Música - Habilitação em Violão pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Postado 19 janeiro 2009 - 12:54
Está na página 92 da tese de doutorado dele onde ele fala sobre o Vynograd. Estou dando uma olhada de novo, é bem aí mesmo que ele fala sobre a "chapa quente".
Postado 19 janeiro 2009 - 13:17
Guadaquini, em Jan 19 2009, 01:54 PM, disse:
Está na página 92 da tese de doutorado dele onde ele fala sobre o Vynograd. Estou dando uma olhada de novo, é bem aí mesmo que ele fala sobre a "chapa quente".
Aguardo o desfecho da pesquisa!
Postado 19 janeiro 2009 - 14:31
E ele usa, no vídeo do Barrueco...
Postado 19 janeiro 2009 - 14:39
Se fosse o Schumacher dava pra fazer pestana com o queixo