Sou iniciante aqui no fórum e também no violão 7 cordas. tomei conhecimento de 2 métodos para 7 cordas o do Marco Bertaglia e o do Luiz Otávio Braga. Para mim, que estou iniciando, qual dos dois é o mais indicado? Existem outros? Obrigado pela atenção. Abraços.
material de estudo para violão 7 cordas
Criado por Lauzin, 20 Jan 2009 11:51
10 respostas neste tópico
Postado 20 janeiro 2009 - 11:51
Postado 23 janeiro 2009 - 10:10
Lauzin,
eu estava com a mesma dúvida que você e me sugeriram os mesmos dois métodos.
Não tenho como falar do Marco Bertaglia pq comprei somente o do Luiz Otávio Braga.
Achei o livro muito bom, mas não entendi direito se vc é iniciante somente no 7 cordas ou no estudo da música como um todo.
O livro do Luiz Otávio é melhor aproveitado se vc souber ler partituras e tiver um pouco de conhecimento de campo harmônico e construção de escalas.
eu estava com a mesma dúvida que você e me sugeriram os mesmos dois métodos.
Não tenho como falar do Marco Bertaglia pq comprei somente o do Luiz Otávio Braga.
Achei o livro muito bom, mas não entendi direito se vc é iniciante somente no 7 cordas ou no estudo da música como um todo.
O livro do Luiz Otávio é melhor aproveitado se vc souber ler partituras e tiver um pouco de conhecimento de campo harmônico e construção de escalas.
Postado 07 fevereiro 2009 - 23:31
Quando iniciei meus estudos no 7 cordas comprei o do Marco Bertaglia. Para mim, não foi muito bom pois não me levou a lugar algum.
Após um tempo comprei o do Luiz Otávio e achei que fez toda diferença. Os breves relatos sobre algumas peculiaridades do choro fizeram com que eu entendensse melhor o gênero e desenvolver melhor os estudos.
Após um tempo comprei o do Luiz Otávio e achei que fez toda diferença. Os breves relatos sobre algumas peculiaridades do choro fizeram com que eu entendensse melhor o gênero e desenvolver melhor os estudos.
Postado 08 fevereiro 2009 - 12:58
QUOTE(Wagner Fonseca @ Feb 8 2009, 12:31 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Quando iniciei meus estudos no 7 cordas comprei o do Marco Bertaglia. Para mim, não foi muito bom pois não me levou a lugar algum.
Valeu Wagner, como você, eu também comprei o do Bertaglia, achei que os cds iam fazer alguma diferença, mas avancei pouco também. Já encomendei o o Luiz otávio Braga. Obrigado pela dica
Postado 08 fevereiro 2009 - 12:59
Olha, eu tenho os dois métodos aqui em casa, inclusive com os DVDs to Marco Bertaglia.
Eles são bem diferentes, o que refelete bem o histórico de cada um. De uma forma ou outra, eles podem ser muito bem aproveitados.
Por outro lado, acredito muito em uma discografia basica pra se aprender o 7 cordas:
- Vibrações - Jacob do Bandolim
- Choros Imortais - Altamiro Carrilho
- Cartola 1974
Lauzin, escute bastante esses discos. Eles são a base da linguagem do instrumento no Choro. Tire as musicas, na medida do possível tambem!
Eles são bem diferentes, o que refelete bem o histórico de cada um. De uma forma ou outra, eles podem ser muito bem aproveitados.
Por outro lado, acredito muito em uma discografia basica pra se aprender o 7 cordas:
- Cartola 1974
Lauzin, escute bastante esses discos. Eles são a base da linguagem do instrumento no Choro. Tire as musicas, na medida do possível tambem!
Postado 08 fevereiro 2009 - 13:06
QUOTE(Abdallah Harati @ Feb 8 2009, 01:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Olha, eu tenho os dois métodos aqui em casa, inclusive com os DVDs to Marco Bertaglia.
- Cartola 1974
- Cartola 1974
Muito obrigado por sua atenção Abddllah. Já adquiri os 2 métodos, agora vou correndo atrás da discografia que você me sugeriu. É muito bom fazer parte deste fórum, pois dá para perceber que pessoas como você e outros aqui se preocupam com a boa música do nosso país. Fico honrado de fazer parte de algo tão sério.
Postado 08 fevereiro 2009 - 14:13
Bem-vindos ambos!
Postado 08 fevereiro 2009 - 15:09
Olha,
Tem um Blog que voce pode baixar os arquivos. Pelo o que eu li, ele se refere a discos que nao vendem mais, entao entendo que nao e' ilegal. Caso contratio, me perdoem, por favor!
Vou mandar uma mensagem privada para o moderador e se nao tiver problema, eu coloco aqui.
Tem um Blog que voce pode baixar os arquivos. Pelo o que eu li, ele se refere a discos que nao vendem mais, entao entendo que nao e' ilegal. Caso contratio, me perdoem, por favor!
Vou mandar uma mensagem privada para o moderador e se nao tiver problema, eu coloco aqui.
Postado 08 fevereiro 2009 - 15:21
Lamentavelmente tem probema, sim. O site é maravilhoso, um trabalho sensacional (já me referi a ele aqui), mas há material copyrighteado por lá...
Postado 16 março 2009 - 09:33
Olá galera, é o seguinte, não tenho a menor noção de violão... sempre estive envolvido com música, mais sempre como percussionista e até vocal recentemente, mais sempre fui apaixonado por contra-baixo e violão 7 cordas, recentemente comprei um MARQUÊS NF7 0721, gostei do violão e pretendo aprender a tocá-lo (claro), mais em São Bernardo do Campo-SP, não achei nenhum professor de violão 7 cordas, e uns amigos me indicaram o DVD do Marco e procurei na net e achei este forum e me registrei... alguem pode me ajudar. Quero muito tocar esse violão e amo músicas de Cartola (com Dino 7 cordas) Raphael Rabello, Jorge Simas, entre outros...