Prezados,
Pergunta de uma marinheiro de primeira viagem que deve ser básica para os experts do fórum:
As cordas do meu violão estão trastejando um pouco. Já troquei as cordas mas o problema continua. Isso pode ser algum problema no rastilho? Trocando o rastilho melhora?
Abraços,
Maurengo
Cordas trastejando
Criado por Maurengo, 20 Jan 2009 18:37
11 respostas neste tópico
Postado 20 janeiro 2009 - 18:37
Postado 20 janeiro 2009 - 18:47
Depende do trastejo. Experimente por um papelzinho sob a corda que trasteja na pestana. Avise se melhorar.
Postado 20 janeiro 2009 - 19:34
Descreva o trastejo. Mas note que eu falei NA PESTANA, junto à cabeça. Se de fato foi lá que você pôs o papel, diga como ocorre. E tente um papel grosso, tipo de embalagem de remédio.
Postado 20 janeiro 2009 - 20:02
Ricardo Dias, em Jan 20 2009, 10:34 PM, disse:
Descreva o trastejo. Mas note que eu falei NA PESTANA, junto à cabeça. Se de fato foi lá que você pôs o papel, diga como ocorre. E tente um papel grosso, tipo de embalagem de remédio.
Ricardo,
Descrever o trastejo é um pouco difícil. Faltam-me palavras.
Quando toco as cordas soltas (Si e Sol) o som sai tremido e mascado, como se fosse um zumbido. O som não sai limpo como deveria. Coloquei o papel na pestana, como você sugeriu. Não mudou nada, ou se mudou foi imperceptível. É verdade que o papel não era muito grosso. Vou tentar com outro mais espesso.
Valeu pelas dicas.
Abraços,
Maurengo
Postado 20 janeiro 2009 - 20:11
Pode ser rasgo muito aberto na pestana, mas aí o papel resolveria...
Postado 20 janeiro 2009 - 20:43
Teu rastilho está íntegro? Eventualmente rachaduras ou rasgos causam isso. Se tiver alguma irregularidade, coloque o papelzinho sobre ela.
Postado 24 janeiro 2009 - 13:34
Trasteja com afinação padrão?
Por que eu tenho um violão que quando afino 1/2 tom ou 1 tom abaixo, ele trasteja em dias muito quentes...O violão não é de tão boa qualidade, mas...
Por que eu tenho um violão que quando afino 1/2 tom ou 1 tom abaixo, ele trasteja em dias muito quentes...O violão não é de tão boa qualidade, mas...
Postado 27 janeiro 2009 - 12:37
Olá, tudo bem?
Meu violão tem esse problema desde quando chegou, em 1991. A quarta e a quinta cordas trastejam. Resolvi de um jeito que deve ser uma heresia, e vai provocar calafrios nos participantes do fórum, mas é eficiente: coloquei um palito de dentes como se fosse um traste logo depois da pestana. Cortei as pontas. Nem parece que é gambiarra, e as cordas não trastejam mais.
Pronto, podem me xingar.
Meu violão tem esse problema desde quando chegou, em 1991. A quarta e a quinta cordas trastejam. Resolvi de um jeito que deve ser uma heresia, e vai provocar calafrios nos participantes do fórum, mas é eficiente: coloquei um palito de dentes como se fosse um traste logo depois da pestana. Cortei as pontas. Nem parece que é gambiarra, e as cordas não trastejam mais.
Pronto, podem me xingar.
Postado 27 janeiro 2009 - 13:46
Isso tem um problema: muda a afinação.
É muito mais fácil trocar a pestana.
É muito mais fácil trocar a pestana.
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com