Ir para conteúdo

Capricho Arabe

3 respostas neste tópico

#1 Barrozo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 5 posts

Postado 21 janeiro 2009 - 14:51

Boa tarde pessoal!

Esta semana comecei a estudar o Capricho Arabe, de Francisco Tarrega. Como eu sempre faço, busco referências em gravações de violonistas, para tentar extrair algo de interessante para que eu possa utilizar na minha futura interpretação da peça. Entretanto, toda vez que eu procuro uma gravação dela, encontro sempre uma interpretação um tanto quanto lenta (fora do Andantino, segundo a transcrição que eu tenho, que é uma do Isaias Savio), e também com mudanças nos tempos das notas, especialmente no início da peça.

Eu não sei se a partitura que tenho em mãos está incorreta, ou se todo mundo está querendo pagar pau para a interpretação do Segovia...

Enfim, espero que alguém possa me ajudar, ou me dar um toque, caso eu esteja falando besteira.

Abraços

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 21 janeiro 2009 - 14:59

Nem sempre pegar outra interpretação é uma boa. Sugiro metrônomo e DEPOIS decidir. Tarrega se presta sempre a rubatos e coisas assim, nem sempre legais...
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 Barrozo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 5 posts

Postado 21 janeiro 2009 - 15:40

É o que farei. Obrigado pela dica.

#4 KRISHNA

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 404 posts
  • Violões:Ignacio Fleta 1954 (Barcelona - Espanha) Sp/In.

Postado 21 janeiro 2009 - 16:56

Visualizar PostBarrozo, em Jan 21 2009, 03:51 PM, disse:

Como eu sempre faço, busco referências em gravações de violonistas, para tentar extrair algo de interessante para que eu possa utilizar na minha futura interpretação da peça.

Primeiro grande erro. Canso de falar para os alunos que a referência mais importante que eles tem é a partitura. Quem garante que o que ficou gravado está certo, é coerente, tem fundamento, etc, etc, e no fim das contas nada mais será do que a abordagem,visão, concepção de Fulano ou Sicrano. Antes de começar já está virando um colonizado mental em materia musical. Um músico deve aprender a extrair tudo que for necessário para conformar sua idéia, seu conceito da música, através do ieróglifo representado no papel, e nesse processo tratando de desvendar os segredos da escrita, vc. irá modelando sua interpretação. Sempre insisto num mesmo exemplo : se um compositor der para vc. uma obra recem escrita, obviamente não haverá nenhuma referência na qual vc. poderá basear "sua interpretação", aí o único caminho será o que estou colocando no inicio e que ao meu ver deve nortear toda abordagem de qualquer que seja a obra e em qualquer circunstância.
Concretamente sobre o "Andantino" que vc. questiona, há vários caminhos para se chegar a determinar sem sombra de dúvida qual é a faixa adequada de pulsações metronómicas onde encaixar este andamento. Teste e experimente a que melhor se adequa à idéia que vc. tem da obra e pronto, não precisará copiar o andamento de x ou y. Assim deve funcionar para todos os outros aspectos e itens a serem levados em conta para conformar uma versão.
Outrossim, a peça em questão é original para o instrumento, por tanto o que vc. tem deve ser uma revisão de Isaías Savio e não uma transcrição.