Boa tarde!
Primeiro quero parabenizar os moderadores pela qualidade do forum que é excepcional. Apesar de ser o meu primeiro tópico, eu entro todos os dias e sempre acabo aprendendo algo novo.
Queria saber qual é a melhor forma pra decorar as notas no braço do violão. Como ainda não sei todas as notas no braço, tenho uma dificuldade grande na leitura a partir da 5ª casa.
Sérgio
Notas no braço do violão
Criado por Sérgio Torres, 22 Jan 2009 13:06
30 respostas neste tópico
Postado 22 janeiro 2009 - 13:06
Postado 22 janeiro 2009 - 13:27
Caro, existe um baralho pedagógico que de um lado está a indicação da corda e da casa e de outro a nota na pauta. Faz com a casa I, III, V, VII, e IX.
é uma carta por nota, no total serão 30 cartas, de um lado a corda dentro do circulo e a casa. Dai você confere se acertou virando a carta. Pena que estou sem scanner agora.
também tem um método que estão utilizando no rio grade do sul (graças a Deus tem facu de música agora em Porto Velho conveniado com RS.)
Este outro meio consiste em colocar as primeiras 4 casas do violao escritas na pauta, com os acidentes e tal. faz corda por corda...
No forum tem verdadeiros gênios didatas que certamente poderão te auxiliar melhor, fico devendo o scanner do baralho pra você amigão.
é uma carta por nota, no total serão 30 cartas, de um lado a corda dentro do circulo e a casa. Dai você confere se acertou virando a carta. Pena que estou sem scanner agora.
também tem um método que estão utilizando no rio grade do sul (graças a Deus tem facu de música agora em Porto Velho conveniado com RS.)
Este outro meio consiste em colocar as primeiras 4 casas do violao escritas na pauta, com os acidentes e tal. faz corda por corda...
No forum tem verdadeiros gênios didatas que certamente poderão te auxiliar melhor, fico devendo o scanner do baralho pra você amigão.
Photos é a eterna busca por conhecimento, onde se mantém jovem para aprender sempre e com consciencia de que sabemos um grão de areia enquanto o conhecimento permanece como o oceano a nossa frente!
Postado 22 janeiro 2009 - 13:33
Lembro quando comecei a estudar música meu prof. mandava eu achar as notas pelas suas oitavas, e um bom exercício para o ouvido. Vai procurando as notas pelas suas oitavas e anotando as casas e cordas, ai depois tira a dúvida com um prof.
Tem um monte de talebas com as notas do braço do violão, mais e legal ir descobrindo elas pelo ouvido, comigo funcionou legal. Para isso, claro que o violão tem que estar sempre bem afinado no diapasão.
Lembro que depois de um tempo o prof fazia ditados, falando assim: " corda tal, casa tal, que nota é? tenta Canta ela? Ai ele dava sempre uma nota como referência, uma doidera só. srs
Abraços;
Tem um monte de talebas com as notas do braço do violão, mais e legal ir descobrindo elas pelo ouvido, comigo funcionou legal. Para isso, claro que o violão tem que estar sempre bem afinado no diapasão.
Lembro que depois de um tempo o prof fazia ditados, falando assim: " corda tal, casa tal, que nota é? tenta Canta ela? Ai ele dava sempre uma nota como referência, uma doidera só. srs
Abraços;
Postado 22 janeiro 2009 - 13:53
Complementando o que o Ericsson falou, a leitura diaria é a melhor forma de "decorar".
Pega o violão e comece lendo as peças mais fáceis e gradativamente vai aumentando o nível de dificuldade.
É bom falar, cantar, solfejar, os nomes das notas, simultaneamente ao tocar no violão. Isso ajuda muito.
No começo parece difícil, mas depois começa a fluir naturalmente.
Pega o violão e comece lendo as peças mais fáceis e gradativamente vai aumentando o nível de dificuldade.
É bom falar, cantar, solfejar, os nomes das notas, simultaneamente ao tocar no violão. Isso ajuda muito.
No começo parece difícil, mas depois começa a fluir naturalmente.
Um forte abraço a Todos.
Renato Cesar
Renato Cesar
Postado 22 janeiro 2009 - 13:56
Escala cromática, decora o nome das cordas, depois é só achar por semitom, no começo parece que demora, mas depois vc vai decorando a posição das notas, mas use músicas também, tipo do re mi fa fa fa (aí a escala serve como meio e com as músicas va-se decorando as notas).
Postado 22 janeiro 2009 - 14:22
Na minha opinião, o que mais funciona é tocar mesmo...
O livro é "Iniciação ao Violão", de Henrique Pinto.
Muito gradual, passo a passo, trabalhando primeiro somente até a casa 5 e evoluindo devagar.
Não tem nem o que falar...quantos violonistas já fizeram este livro...
E aí vc pega na prática...
Isso aí de tabelinha, sei lá...
Vai ver, vc fica na tabelinha e depois pega o violão e não rola...
Mas com certeza deve funcionar para algumas pessoas...
Apenas manifestei o que penso sobre o assunto.
Leandro Latú
O livro é "Iniciação ao Violão", de Henrique Pinto.
Muito gradual, passo a passo, trabalhando primeiro somente até a casa 5 e evoluindo devagar.
Não tem nem o que falar...quantos violonistas já fizeram este livro...
E aí vc pega na prática...
Isso aí de tabelinha, sei lá...
Vai ver, vc fica na tabelinha e depois pega o violão e não rola...
Mas com certeza deve funcionar para algumas pessoas...
Apenas manifestei o que penso sobre o assunto.
Leandro Latú
www.youtube.com/llpopzera
Postado 22 janeiro 2009 - 14:45
Concordo com o Leandro.
Acho que solfejar o nome das notas ajuda muito no processo. Mas o que funciona mesmo é ler, ler, ler e ler. Opinião pessoal apenas...
Abraços!
Acho que solfejar o nome das notas ajuda muito no processo. Mas o que funciona mesmo é ler, ler, ler e ler. Opinião pessoal apenas...
Abraços!
Postado 22 janeiro 2009 - 14:58
Até a quinta casa, tem o "Cadernos Pedagógicos nº1" do Turíbio Santos, que é bem gradual, além de treinar leitura de ritmo.
Além da primeira posição, o método do Carcassi vai evoluindo ao longo do braço, em vários tons e de maneira gradual e sistemática. Para ler, ler, ler, é uma boa sugestão.
Além da primeira posição, o método do Carcassi vai evoluindo ao longo do braço, em vários tons e de maneira gradual e sistemática. Para ler, ler, ler, é uma boa sugestão.
Postado 22 janeiro 2009 - 15:04
Pessoal, valeu mesmo pelas dicas.
Grande abraço!
Grande abraço!
Postado 22 janeiro 2009 - 15:37
Sou mais radical: enfia a cara no braço e descobre, simplesmente; repete até aprender. E muito bem-vindo!