Ir para conteúdo

Dúvida - qual o melhor violão para iniciantes?

47 respostas neste tópico

#1 vserquiz

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 1 posts

Postado 26 janeiro 2009 - 13:15

Oi,
Estou querendo aprender a tocar violão e estou procurando um para comprar porém estou com dúvidas em qual seria o melhor para se iniciar.
Gostaria de saber a opínião de vocês e o porque de estar indicando este violão, além do tipo de corda (nylon ou aço) que eu deveria colocar.

Abraço a todos e muito obrigado pela ajuda!

#2 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts
  • Violões:Roberto Gomes 2007 SP/MP, 2009 CD/IN

Postado 26 janeiro 2009 - 13:30

vserquiz, bem vindo!

Tente dar uma pesquisada nos tópicos antigos, vai ter muita informação útil pra você.

Basicamente, depende da sua faixa de valor. Violões baratos, abaixo de 1000 reais, não tem marca muito predominante. É preciso experimentar caso a caso, exemplar a exemplar até achar um razoável. Talvez, um que vem sendo comentado ultimamente é o Rozini Studio. Mas eu nunca o experimentei.

Acima de 1500 até 4000, precisa ir atrás de luthier. Não tem muita diferença entre iniciante ou não. O violão tem que ser o melhor possivel de qualquer jeito. Tem que ligar, visitar, exeprimentar até decidir. Eu, nessa faixa, conheço e recomendo o Antonio Jose Rodrigues de Teresina, o Sergio Barbosa de São Paulo, e o modelo Emanuel Carvalho do Samuel & Emanuel Carvalho. Se quiser violão de aço, tem o Walter gabriel em SP.

Acima dos 4000, você está entrando na faixa de valor onde a escolha é bem extensa e particular. Daí, é melhor pesquisar nos tópico santigos e qualquer coisa perguntar por nomes específicos.

Espero ter ajudado em alguma coisa.
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com

#3 Felipe Magdaleno

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 508 posts
  • Violões:Samuel Carvalho 2007 Cedro

Postado 29 janeiro 2009 - 09:47

Por 1000 reais tem o Tagima modelo Ulisses Rocha série Café que é bem interessante. Talvez seja um pouquinho mais que 1000 reais, tem que pesquisar o melhor preço, mas é um excelente violão por esse valor.
Felipe Magdaleno

#4 Ivanhoé Ferreira

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 765 posts
  • Violões:Polegário 7 Cordas CD/IB
    Almansa 435 CD/IN 2000
    Di Giorgio SP/BR 1964

Postado 29 janeiro 2009 - 09:49

o Tagima Ulisses Rocha Custa por volta de 1650,00 reais o modelo sem escala elavada, e 2000,00 com escala Elavada!!
Abraço!

"...no mundo tem que ter de tudo, se não falta!!"

#5 Guilherme Jun

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 563 posts
  • Violões:Wolf Schmidt SP/IN (2009)

Postado 29 janeiro 2009 - 10:16

Bem-vindo!

Para um iniciante, pode ser meio assustador ver a faixa de preço de violões. Mas de certo modo, parece até que são instrumentos diferentes os violões de fábrica até R$1000,00 e os de luthier de R$1500 pra cima.
O importante é pegar firme desde o início, e isso é o que determina adquirir um violão realmente bom.
Guilherme J. F.

#6 Eduardo Bizzi

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 42 posts
  • Violões:Digiorgio Author 3 - 2003

Postado 29 janeiro 2009 - 11:22

Visualizar PostGuilherme Jun, em Jan 29 2009, 10:16 AM, disse:

Para um iniciante, pode ser meio assustador ver a faixa de preço de violões.

Nessa questão de preço de violão e se é muito ou pouco, ou caro e barato, IMPORTANTE lembrar que, na minha opinião, a maior despesa não é com o violão em si, mas com todo processo de aprendizado, material didático, viagens, participação em eventos, internet em casa, computador, etc etc etc etc.... Estas despesas não levamos em conta e só vemos o preço do violão (obviamente sem menosprezar a importância deste)

#7 André - ANP

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 2000 posts

Postado 29 janeiro 2009 - 11:28

Quando as pessoas entenderem melhor que violão bom é um investimento, essa conversa de violão caro vai acabar.
Nunca vi violão bom de luthier desvalorizar, ao menos os bons violões tradicionais.
Tenho conversado com minha esposa e estamos pensando em vender um terreno para comprar um Bouchet, como investimento. Hoje, este violão vale uns US$ 70 mil. Daqui a alguns anos valerá US$ 200 mil certamente.
O Eduardo mesmo percebeu isso e comprou um maravilhoso violão de luthier. Fez um ótimo negócio.
Passo por um momento difícil e o que vem me "salvando" foram os otimos investimentos que fiz comprando ótimos violões de luthier.

#8 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1861 posts

Postado 29 janeiro 2009 - 11:54

André, concordo plenamente com você: violão é um investimento. Mas, no entanto, contudo, todavia, para um iniciante que quer começar a aprender o básico no instrumento, um investimento em um violão de R$300,00 já está, ao meu ver, de bom tamanho. A partir de uma determinada fase, ao se constatar que o violão não está mais correspondendo a expectativa, aí sim, partímos para os violões a partir de 1000, 1500. Só quero deixar claro que essa é a minha visão, pois dando aula para aluno iniciante, nunca tive coragem de falar para ele pegar um instrumento no qual ele pagaria caro e não o aproveitaría de forma satisfatória, ou seja, de forma que compensasse o retorno do investimento.

#9 André - ANP

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 2000 posts

Postado 29 janeiro 2009 - 12:03

Concordo com você, mesmo porque o caro para um pode ser barato para o outro. É uma questão de poder aquisitivo mas, violão bom de luhtier é um ótimo investimento assim como um bom quadro.

#10 Ivanhoé Ferreira

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 765 posts
  • Violões:Polegário 7 Cordas CD/IB
    Almansa 435 CD/IN 2000
    Di Giorgio SP/BR 1964

Postado 29 janeiro 2009 - 12:10

Eu, no meu ponto de vista, se alguém pensa em começar um estudo sério voltado para o violão Clássico, não pode partir da premissa que "pra iniciar pega um violão qualquer e se gostar da coisa parte pra um melhor"!!!

Se Vc está disposto a estudar, se dedicar ao instrumento, aprender ler música, e não ser só mais um tocando "chacundum" ao violão, compre o MELHOR INSTRUMENTO QUE SEU DINHEIRO PUDER PAGAR, mesmo fazendo um bom sacrifício para tal!!

AbraçO!
Abraço!

"...no mundo tem que ter de tudo, se não falta!!"