Ir para conteúdo

Op.60 Carcassi - gravações?

10 respostas neste tópico

#1 Rogerio Schmidt

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 55 posts
  • Violões:Ricardo Lozao 2008 SP/IN
    Juan C. Santurion 1992

Postado 26 janeiro 2009 - 21:50

Estou aproveitando as férias para estudo do op 60 do M.Carcassi.
Alguém tem uma gravação de referência com qualidade desta obra?

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 26 janeiro 2009 - 23:07

Oi, Rogerio; bem-vindo. Sugiro que, especialmente por se tratar de uma obra introdutória, você dê sua própria visão a ela. Começar emulando outros nem sempre é uma boa idéia - aliás, quase nunca é!
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts
  • Violões:Roberto Gomes 2007 SP/MP, 2009 CD/IN

Postado 26 janeiro 2009 - 23:20

O Alvaro tem um trabalho de analise desses estudos no site dele. E logo ele vai dar uma bela incrementada.

No quesito gravação, concordo com o Ricardo, é melhor ler primeiro, estudar, e só depois, se for o caso, ouvir gravações de terceiros.
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com

#4 Guadaquini

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 362 posts

Postado 26 janeiro 2009 - 23:38

Visualizar PostRogerio Schmidt, em Jan 26 2009, 09:50 PM, disse:

Estou aproveitando as férias para estudo do op 60 do M.Carcassi.
Alguém tem uma gravação de referência com qualidade desta obra?

E ae "mermão", tranquili? Bom te ver aqui.

Também já procurei de curiosidade há muito tempo se alguém tinha gravado esses estudos. A única coisa que achei foi o n.3 pelo Lagoya.

Uma vez o Alvaro Henrique disse que tinha um projeto de gravar esse negócio e editar com as parituras, um treco assim. Mas não sei como é ficou isso. O PDF dele sobre esses estudos é bem legal.

Abração.

#5 T Oliveira

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 438 posts
  • Violões:José Chagas

Postado 27 janeiro 2009 - 00:05

Bom, existe uma gravação feita pelo david Tannenbaum, o som não é muito bom, mas tem todos lá. Eu realmente acho q como se trata de uma obra didática, e não muito bonita acaba que ninguem grava mesmo. Uma vez o Zanon contou em um master class que o David Starobin teve um problema num festival que ele foi tocar e de vingança ele tocou os 25 estudos no recital, hehehheheh
Thiago Chaves de Andrade Oliveira[u]www.myspace.com/toliveiraclassicalguitar

#6 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9189 posts

Postado 27 janeiro 2009 - 07:08

A gravação do Tanenbaum é bem tediosa. Tem alguns estudos num LP do Oscar Cáceres, igualmente tedioso. Tocar qualquer um toca, o problema é convencer que a música vale a pena...

#7 Prox

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 806 posts

Postado 27 janeiro 2009 - 08:07

Tem um fórum de violão em inglês por aí, o delcamp.net, onde um usuário gravou e disponibilizou em mp3 todo o Op60. São interpretações muito musicais, com articulações muito bem pensadas e muito superior à gravação do Tanenbaum, a meu ver. Creio que o Tenenbaum se conteve pela finalidade didática, e acabou ficando bem chato. Tem também a gravação do Matarazzo, que é bem virtuosísitca e legal.

No mais, o ideal mesmo é estudar sem ouvir. Depois de tocar bem, com sua interpretação definida, aí vale ouvir várias gravações para comparar, roubar idéias. Mesmo gravações não tão boas valem para verificar as idéias dos intérpretes.

#8 Rodrigo Uchima

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 162 posts
  • Violões:Sergio Mahatma Fev 2008 - Jacaranda da Bahia e pinho

Postado 27 janeiro 2009 - 08:21

O Álvaro gravou isso tb e estava a venda no Music 2go .... o problema eh que nunca mais consegui entrar no site
Rodrigo Uchima

#9 Antonio Carlos

Moderador

• Moderador
  • 1204 posts
  • Interests:Violão, Fagote, Clarinete. Música de câmara.

Postado 27 janeiro 2009 - 19:34

Essa gravação do Tanembaum realmente é muito chata. Passe longe dela porque se não você vai querer desistir de tocar esses estudos. Tem uma gravação do Paul Henry que eu achei interessante.
Infelizmente, existem muito poucas gravações desse repertório mais tradicional do violão, como os estudos do Sor, do Giulianni e do Carcassi.
Abraços,
Antonio Carlos

#10 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9189 posts

Postado 27 janeiro 2009 - 19:48

A do Lucio Mattarazzo não conheço, mas se for do mesmo nível das lições do Giuliani e caprichos de Legnani deve ser espetacular. Ele faz a gente ficar com vontade de tocar essas besteirinhas.