Ir para conteúdo

tratados sobre violão

5 respostas neste tópico

#1 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1862 posts

Postado 27 janeiro 2009 - 15:10

Pessoal, estou querendo expandir meus conhecimentos sobre o violão e gostaria de saber sobre tratados em relação a técnica, sonoridade e etc. Existem tratados sobre esses assuntos, principalmente que sejam de autores brasileiros? Por exemplo, adoraria ver um tratado sobre a técnica criada pelo Galbraith. Também gostaria de aprender mais sobre técnicas de relaxamento, concentração e etc. O meu interesse é adquirir conhecimento sobre um determinado estilo de técnica, ou de um violonísta que eu admire, sem precisar ter que assistir a um workshop dele. Se puderem me recomendar alguns tratados nos quais são abordados estes assuntos, ficarei ternamente grato.

#2 Daniel Medeiros RS

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 368 posts
  • Violões:Eduardo Cordeiro 2005 - Tampo de abeto

Postado 27 janeiro 2009 - 15:40

Visualizar Postcainho, em Jan 27 2009, 04:10 PM, disse:

Pessoal, estou querendo expandir meus conhecimentos sobre o violão e gostaria de saber sobre tratados em relação a técnica, sonoridade e etc. Existem tratados sobre esses assuntos, principalmente que sejam de autores brasileiros? Por exemplo, adoraria ver um tratado sobre a técnica criada pelo Galbraith. Também gostaria de aprender mais sobre técnicas de relaxamento, concentração e etc. O meu interesse é adquirir conhecimento sobre um determinado estilo de técnica, ou de um violonísta que eu admire, sem precisar ter que assistir a um workshop dele. Se puderem me recomendar alguns tratados nos quais são abordados estes assuntos, ficarei ternamente grato.
Oi Cainho,tem vários autores que possuem livros sobre o assunto: Angelo Gilardino, Eduardo Fernàndez, Jorge Cardoso, Abel Carlevaro, etc. De brasileiros, desconheço.Eu também adoraria ver um tratado do Galbraith. Sobre técnicas de relaxamento e concentração: olha, em alguns casos o alongamento funciona muito bem termos de relaxamento muscular. Agora, se a cabeça estiver "quente" o corpo receberá essa carga. NPra mim, não existe técnica de relachamento específica para tocar um instrumento, mas sim, para o cotidiano. Baixandoa tensão do cotidiano, os reflexos ao instrumento serão bem explícitos.Olha, sobre se especializar na técnica especfífica de um músico, acho meio equivocado isso. Técnica (em termos gerais), creio, não é algo que possua uma fórmula pronta, à qual tu te adaptarás. Na verdade, penso que a técnica é uma habilidade aprendida ao longo do tempo e que leva em consideração como o teu corpo atua em uma determinada atividade. Acho que é ótimo buscar nestes autores (e outros) a maneira como eles buscam as soluções para muitas situações. Posso estar errado e há muitas outras visões sobre o assunto: método é algo que deu certo com alguém, mas que pode ou não dar certo contigo (com relação a isso vemos inúmeros relatos de melhoras depois de algum aluno mudar de professor, por exemplo); a metodologia é mais flexível e adapta-se às suas necessidades em determinadas atividades.Bom, acredito nisso.AbraçoOutra coisa que pode ser interessante é ver os métodos desde Sor, Aguado, etc, até os métodos atuais, para verificar como as formas de pensamento se modificaram ao longo dos séculos.Já dei uma pesquisada nisso durante uma época. É bem interessante. Abraço
Daniel Ribeiro Medeiros
Bacharel em Música - Habilitação em Violão pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

#3 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1862 posts

Postado 27 janeiro 2009 - 16:11

Valeu Daniel. Com relação ao relaxamento, tive a honra de receber muitos toques do pessoal do fórum sobre tocar relaxado para melhorar a performance e deu muitos resultados. Gostaria de ver vários tratados diferentes para absorver o que se adequaria a minha pessoa. O Galbraith para mim é de importância fundamental, pois ele criou uma técnica que libera bastante o corpo na hora de tocar. Eu não uso essa técnica por ele criada, mas já olho para a relação do violão com o corpo de outra forma. Abraço.

#4 Daniel Medeiros RS

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 368 posts
  • Violões:Eduardo Cordeiro 2005 - Tampo de abeto

Postado 27 janeiro 2009 - 16:42

Visualizar Postcainho, em Jan 27 2009, 05:11 PM, disse:

Valeu Daniel. Com relação ao relaxamento, tive a honra de receber muitos toques do pessoal do fórum sobre tocar relaxado para melhorar a performance e deu muitos resultados. Gostaria de ver vários tratados diferentes para absorver o que se adequaria a minha pessoa. O Galbraith para mim é de importância fundamental, pois ele criou uma técnica que libera bastante o corpo na hora de tocar. Eu não uso essa técnica por ele criada, mas já olho para a relação do violão com o corpo de outra forma. Abraço.
Se quieseres posso te enviar as páginas de uma entrevista em que o David Leisner fala sobre o princípio que rege a liberação de tensão para tocar. São princípios bem básicos e que são muito parecidos com o do Galbraith. Olha os vídeos do Leisner no You Tube. Andei conversando muito com minha fisioterapeuta e ela comentou que a Escola do Carlevaro, em termos ergonômicos, é bem boa. O problema é que não aplicamos muitas coisas que ele comenta. O Fernandez é muito bom no sentido da criação de uma metodologia própria para cada um.AbraçoSabe, andei retomando alguns apontamento do Carlevaro, principalmente quanto aos pontos de contato com a guitarra. O cansaço nas costas foi sumindo e a sensação muito boa. Deu certo pra mim.
Daniel Ribeiro Medeiros
Bacharel em Música - Habilitação em Violão pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

#5 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1862 posts

Postado 27 janeiro 2009 - 17:42

Beleza Daniel. Se puder fazer a gentileza, envia para sandsou@ig.com.br. Abraço.

#6 Guadaquini

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 362 posts

Postado 28 janeiro 2009 - 19:24

Não sei se a palavra "tratado" se aplica nesse caso, mas pra mim o melhor livro de técnica continua sendo o "Guitar Techinique" do Hector Quine. Mas está longe de ser um livro para iniciantes, aliás, acho praticamente impossível algo sobre técnica que prometa alguma coisa naquela linha "do it yourself".