Ir para conteúdo

Dor no pulso (Treinamento Exagerado)

15 respostas neste tópico

#1 AndersonFreixo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 4 posts

Postado 29 janeiro 2009 - 15:34

Oi pessoal, faz um tempinho que acompanho o fórum e resolvi me cadastrar hoje para contar algo que aconteceu comigo e me deixou preocupado.
Não escrevi no tópico do problema de postura pois acredito que não seja bem o meu caso.

O problema é o seguinte. Eu toco violão tem pouco tempo. (Comecei a aprender a dois anos e só comecei no violão erudito na metade do ano passado), a três dias eu resolvi começar a tocar um estudo em Mi Menor do Tárrega, e tive dificuldades em fazer a pestana no si da 5o corda. As cordas abafavam demais. Por esse motivo fiquei treinando umas 4 ou 5 horas seguidas até conseguir algum avanço significativo, sendo que meu treino diário não costuma ultrapassar uma hora. No dia seguinte eu acordei com uma dor no pulso que só se manifestava com o movimento de pinça do dedo indicador com o polegar (o movimento da pestana). Era uma dor muscular, parecida com a dor que aparece no dia seguinte ao que caminhamos demais e não estamos acostumados. Eu gostaria se saber se esse tipo de dor é normal no treino de pestana, pois nunca tive problemas com a postura (uso o violão apoiado na perna esquerda, com o braço do violão na altura da cabeça e os ombros bem relaxados e ocasionalmente com o pé esquerdo apoiado no pé da cadeira para dar altura).
Será que o problema é no jeito que eu faço a pestana, ou o exercício exagerado? A dor já está passando (embora eu continue treinando diariamente), mas o que me preocupa é o fato de esse problema poder evoluír para algo pior!

E então? Esse tipo de dor é normal?

Obrigado.

#2 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1862 posts

Postado 29 janeiro 2009 - 15:47

Cara, treinamento exagerado tende a criar problemas de lesão, mas no seu caso pode estar sendo a força que você faz para fazer a pestana. Não faça força com a mão para tocar nada, sempre existe um jeito de se tocar relaxado, se livrando do acumulo de tensão no braço e no corpo, e impedindo o aparecimento de lesões. Eu tive a mesma dúvida a pouco tempo e o pessoal me respondeu coisas que me fizeram melhorar muito na hora de tocar. Procura esse tópico http://www.violao.org/index.php?showtopic=...amp;hl=esquerda

#3 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 29 janeiro 2009 - 15:56

É isso; bem-vindo, Freixo, e dê uma lida no tópico sobre pestanas. E pega leve,a coisa se dá em pequenos saltos, não numa insistência exagerada.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#4 Milton Costa

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1542 posts

Postado 29 janeiro 2009 - 16:06

Olá Anderson,

Caso você esteja sem professor, procure um. Eu aconselharia a todos que se cadastrarem que coloquem a cidade em que estão; facilita muito, caso eu soubesse onde você está poderia logo no porimeiro post já te indicar alguém na mesma cidad ou próximo pra te acompanhar. Não faz sentido colocar o nome do violão, a marca da corda etc... e não colocar a cidade.

Outra coisa, não existe esse negócio de auto-didata, o cara se virar sózinho e tal; eu desconheço algum violonista clássico que toque em nível aceitável sem ter tido um acompanhamento.

Veja o absurdo que você cometeu, "...Por esse motivo fiquei treinando umas 4 ou 5 horas seguidas até conseguir algum avanço significativo, sendo que meu treino diário não costuma ultrapassar uma hora. No dia seguinte eu acordei com uma dor no pulso.."

Deu sorte se foi só dor muscular, poderia ter estourado um tendão. Um professor sério jamais lhe diria pra ficar estudando a pestana 4 ou 5 horas seguidas até sair, imagine!

#5 AndersonFreixo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 4 posts

Postado 29 janeiro 2009 - 16:09

Opa! Obrigado pelas respostas pessoal! Acabei de ler o tópico sobre pestanas.Vou tentar tocar sem fazer força. É o problema é que quando eu comecei a fazer a pestana eu precisava colocar muita força, se não saía tudo abafado, e agora eu já estou conseguindo tocar sem colocar muita força. Não sei porque, mas todo acorde com pestana que eu faço inicialmente só funciona na base da força e depois ele sai normal.

Outro problema é que por motivos financeiro-logísticos acabei tendo aula de violão só por duas semanas, foi o tempo de começar a entender a partitura, tocar umas musiquinhas bobinhas e mais nada, o resto foi por minha conta, então hoje eu vivo do eterno dilema de querer tocar métodos como o do Aguado, mas o medo de não ter um professor por perto pra analisar se estou tocando de forma correta. =/

Mas valeu pessoal, vou tentar tocar mais relaxado aqui! Pela saúde dos meus tendões!

#6 Victorazzi

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1663 posts

Postado 29 janeiro 2009 - 16:16

O Milton já falou tudo. Mas eu queria falar mais um pouco.

Postura, entendam aqui, posição do pé esquerdo, do pé direito, coluna, ombros, mão esquerda, mão direita.
O Tárrega, quando criou essa postura, que hoje quase todo mundo utiza ( apoiar o violão na perna contraria a mão que se utiliza para dedilhar as cordas ), pensou em uma maneira de poder estudar hoas sem sentir qualquer incomodo.

Então, se ao estudar violão e alguma dor aparecer, é porque alguma coisa não está certa.

Falando da mão direita ( a que uso para dedilhar ), o aprendizado da postura dessa mão é tão importante, que enquanto você não dominar a sensação motora de toque, não adianta você estudar nada. Tudo vai ser difícil, e sempre vai ter problema.

Faça um teste, você sabe a posição correta para você tocar com o dedão ? Você já consegue tocar acordes seguidos utilizando o polegar, indicador, médio e anular sem dificuldade. Os dedos pisam as cordas com força igual, os dedos retornam a posição de descanso antes de tocar outro acorde ? você consegue fazer um crescendo e dimuindo corretamente ?

Na minha opnião, é ai que se começa a aprender a tocar violão, tirar o som.

Resumindo, um professo é primordial, é imprescindível.

abs
Geraldo Victorazzi
Grande Abraço
Victorazzi

victorazzi.wordpress.com

#7 AndersonFreixo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 4 posts

Postado 29 janeiro 2009 - 16:25

Oi Milton! Bom, não tinha visto sua resposta quando respondi ao tópico, mas de certa forma acabei respondendo hehe. Mas devo confessar que do jeito que você falou eu senti até certa vergonha de mim mesmo! Realmente foi uma burrada... Mas pois é, eu estou sem condições de ter aulas no momento, mas não gosto de deixar o violão estacionado. Victor, pra ser sincero eu não sei fazer isso não =p. Na verdade eu acho que ainda não cheguei nesse nível, como eu disse eu estava tentando tocar um estudo em Mi Menor do Tarrega que é bem simples. Minha técnica de mão direita é praticamente nula.
Mas eu pretendo ter aulas no futuro, mas como eu disse eu só não queria ficar parado nesse tempo. =/

#8 Victorazzi

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1663 posts

Postado 29 janeiro 2009 - 16:41

oi Anderson,

vai em frente e enfrente. Bons estudos, eu também não iria querer ficar parado. Só toma cuidado com dor. Ainda hoje, tem um pessoal que acredita que a gente só se desenvolve quando sente dor. Isso é um erro terrível.

Grande Abraço
Grande Abraço
Victorazzi

victorazzi.wordpress.com

#9 Vitor Pedroso

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 204 posts
  • Violões:Valentim Gomes, 2008, pinho

Postado 29 janeiro 2009 - 17:14

Anderson, num post há não muito tempo, o Zanon falou a coisa certa: pestana não se estuda, toca-se o quanto se aguenta. Portanto, num tá conseguindo?Tá doendo? Desencana e tenta outro dia, é o melhor a se fazer. :icon_twisted:

#10 Guilherme Jun

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 563 posts
  • Violões:Wolf Schmidt SP/IN (2009)

Postado 29 janeiro 2009 - 18:03

Visualizar PostAndersonFreixo, em Jan 29 2009, 05:09 PM, disse:

Não sei porque, mas todo acorde com pestana que eu faço inicialmente só funciona na base da força e depois ele sai normal.

A idéia básica de pestana é pressionar apenas o que convém ser pressionado. Deslocando-se o dedo da pestana um pouco mais para cima ou para baixo pode ajudar a tampar as partes de abafamento sem nenhum esforço adicional. A força excessiva muito provavelmente é usada porque o indicador está posicionado de modo não eficiente.
Guilherme J. F.