Vi que existem alguns topicos que tratam da questao/problema de levar o violao numa viagem...gostaria de saber opnioes dicas e experiencias que tiveram embarcando com o violao ou despachando...no final das contas oque é melhor...se puderem sugerir companhias aereas e falar da experiencia boa ou ruim com alguma aerolinha sou todo ouvidos...
A principio eu pensava em levar o violao comigo (claro) mas para isso tenho que leva-lo num bag menor que nao protege muito...a questao é : se nao deixarem voce embarcar como vc vai despachar o violão em um bag? nao dá não...
No que me consta , sempre consegui levar o violão em voos domesticos e no caso de voo internacional, a air france tem uma politica de incentivar vc a levar o violao a bordo pois ele é fragil ( isso é um sonho para o violonista!).
Gostaria de sugerir centralisar as questoes que envolvem a viagem de aviao. Eu nem sei se encontrei todos os topicos relacionados ... tenho mil duvidas...umidificador, case etc.
Alguem mais tem algo a declarar?
Abraços!
Violão no Avião
Criado por Leon, 03 Fev 2009 15:08
32 respostas neste tópico
Postado 03 fevereiro 2009 - 15:08
Postado 16 setembro 2009 - 12:18
Ia justamente abrir um tópico sobre isso. Vou viajar para a Espanha mês que vem pela TAM, e estou preocupado com o que fazer sobre isso...
Postado 16 setembro 2009 - 12:34
Pela TAM geralmente não tem problema, leva contigo na cabine. Se não couber no bagageiro, pede pra colocarem no armário junto das roupas da tripulação.
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
Postado 16 setembro 2009 - 13:13
Valeu pela dica! E em relação a umidificador, de que tipo vc sugere?
Bags acolchoados impermeáveis não são proteção suficiente né?
Bags acolchoados impermeáveis não são proteção suficiente né?
Postado 16 setembro 2009 - 13:20
Aí serve o dampit, ou mesmo um bobs de cabelo com esponja molhada dentro...
O humidipak da planet waves parece be interessante, mas nunca testei.
O humidipak da planet waves parece be interessante, mas nunca testei.
Samuel Huh
Postado 16 setembro 2009 - 14:39
Alguém do Rio sabe onde posso encontrar esse produto? Vou na Rua da Carioca amanhã pra ver se tem...
Postado 16 setembro 2009 - 17:44
Não sei como funciona em outras empresas, portanto não entro nesse merito, mas, eu trabalho na TAM como lider de bagagem e rampa... ou seja com carregamento e descarregamento de aviões e acho muito complicado qualquer violonista deixar seu instrumento ser despachado junto às bagagens; porque a TAM por ser uma empresa lider no mercado da aviação, tem muito movimento de vôos e passageiros, é uma loucura... canso de ver instrumentos serem "jogados", na esteira de desembarque, serem espremidos entre as malas dentro do porão do avião e nas carretas, às vezes embaixo de malas pesadas e sei que isso para qualquer instrumento é terrrivel. Não é por desleixo dos agentes,mas pela estrema correria do trabalho e desconhecimento do real estado de fragilidade de um violão por exemplo.
A dica é, pergunte para a Companhia aerea antes do dia da viagem, se ela tem um plano de acondicionamento dentro da aeronave, ou se você pode carregar o violão consigo na poltrona. Não deixe carregar no porão porque é perigoso. Agora, se ela não oferecer essa posibilidade, utilize um case reforçado, muito bem etiquetado como fragil, se possivel use por dentro ou fora da case o plastico bolha grosso... ( se bem que o ideal mesmo seria utilizar um caixote de madeira e colocar o case dentro)... Parece muito??!! Imagina a sua situação chegando ao destino e em casa abrir o case e ver seu instrumento pela metade... quebrado... E sua viagem foi exatametne para fazer um concerto??!!... ahh!! e seu violão vale R$ 10.000,00 ou mais
... Vc's sabiam que depois que o passageiro sai da area de desembarque a empresa não se responsabiliza mais pela sua bagagem? ela alega que vc saiu da area restrita, perdeu ou danificou lá ( no saguão) e não te reenbolsa por furtos, estravios e danos??!... Só na justiça... se vc provar.
Outra dica. Quando desembarcar e pegar sua bagagem na esteira do desembarque, lá mesmo na area restrita do desembarque abra suas malas e verifique se não esta faltando nada ou se não tem nada danificado... a mesma coisa, principalmente, com seu violão. Se sair da area de desembarque e perceber depois, é fria.
A dica é, pergunte para a Companhia aerea antes do dia da viagem, se ela tem um plano de acondicionamento dentro da aeronave, ou se você pode carregar o violão consigo na poltrona. Não deixe carregar no porão porque é perigoso. Agora, se ela não oferecer essa posibilidade, utilize um case reforçado, muito bem etiquetado como fragil, se possivel use por dentro ou fora da case o plastico bolha grosso... ( se bem que o ideal mesmo seria utilizar um caixote de madeira e colocar o case dentro)... Parece muito??!! Imagina a sua situação chegando ao destino e em casa abrir o case e ver seu instrumento pela metade... quebrado... E sua viagem foi exatametne para fazer um concerto??!!... ahh!! e seu violão vale R$ 10.000,00 ou mais
... Vc's sabiam que depois que o passageiro sai da area de desembarque a empresa não se responsabiliza mais pela sua bagagem? ela alega que vc saiu da area restrita, perdeu ou danificou lá ( no saguão) e não te reenbolsa por furtos, estravios e danos??!... Só na justiça... se vc provar.
Outra dica. Quando desembarcar e pegar sua bagagem na esteira do desembarque, lá mesmo na area restrita do desembarque abra suas malas e verifique se não esta faltando nada ou se não tem nada danificado... a mesma coisa, principalmente, com seu violão. Se sair da area de desembarque e perceber depois, é fria.
Renato Gonçalves
(:_Nith_:)
Postado 16 setembro 2009 - 18:35
Renato,
Nas poucas vezes em que não é´possível carregar o violão na cabine, é preciso levar o violão como bagagem de mão até o portão de embarque e só ali entregar para o carregador. Obviamente, pegar na saída do avião. Os desastres acontecem nas esteiras, no carregamento, naquele pedaço que a gente não vê.
Normalmente eu não aviso nada com antecedência, não, porque na hora em que o funcionário vê uma nota no computador já começa um alvoroço, chama a atenção, etc. Se a gente simplesmente leva e fala que sempre levou o violão como bagagem de mão na TAM, eles simplesmente deixam você levar, com a condição de te de entregar no portão caso o voo esteja totalmente lotado e o overhead não seja largo o suficiente. Em geral isso é para voos locais, porque os airbuses que vão pra Europa têm overheads largos.
Por isso também é bom evitar um caixão, ou um estojo volumoso demais, porque a chance de enroscar no overhead é muito alta. O Manuel Lopez Ramos levava o Bouchet dele numa capa de couro, exatamente por isso.
Nas poucas vezes em que não é´possível carregar o violão na cabine, é preciso levar o violão como bagagem de mão até o portão de embarque e só ali entregar para o carregador. Obviamente, pegar na saída do avião. Os desastres acontecem nas esteiras, no carregamento, naquele pedaço que a gente não vê.
Normalmente eu não aviso nada com antecedência, não, porque na hora em que o funcionário vê uma nota no computador já começa um alvoroço, chama a atenção, etc. Se a gente simplesmente leva e fala que sempre levou o violão como bagagem de mão na TAM, eles simplesmente deixam você levar, com a condição de te de entregar no portão caso o voo esteja totalmente lotado e o overhead não seja largo o suficiente. Em geral isso é para voos locais, porque os airbuses que vão pra Europa têm overheads largos.
Por isso também é bom evitar um caixão, ou um estojo volumoso demais, porque a chance de enroscar no overhead é muito alta. O Manuel Lopez Ramos levava o Bouchet dele numa capa de couro, exatamente por isso.
Postado 16 setembro 2009 - 19:54
QUOTE(FZanon @ Sep 16 2009, 18:35 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Os desastres acontecem nas esteiras, no carregamento, naquele pedaço que a gente não vê. (...)
Por isso também é bom evitar um caixão, ou um estojo volumoso demais, porque a chance de enroscar no overhead é muito alta. O Manuel Lopez Ramos levava o Bouchet dele numa capa de couro, exatamente por isso. (...)
Por isso também é bom evitar um caixão, ou um estojo volumoso demais, porque a chance de enroscar no overhead é muito alta. O Manuel Lopez Ramos levava o Bouchet dele numa capa de couro, exatamente por isso. (...)
Sim Zanon, geralmente os desastres acontecem nas esteiras. tanto depois do chekin quando ela desse para a triagem e vai para as carretas que levam a bagagem para a aeronave; no carregamento e descarregamento do avião e nas esteiras de desembarque. Onde em geral os funcionários são "menos delicados" com a bagagem alheia. Por isso sugeri, que se a empresa não permitir levar o violão como bagagem de mão dentro da aeronave, e seja necessario despachar como bagagem de porão usar um "caixão" para não correr o risco de ter seu violão danificado, que é grande. Daí veio a sugestão de se informar antes sobre essa permissão, para dar tempo de trazer ele adequado à forma de carregamento que terá.
...
Editado por Nith, 16 setembro 2009 - 19:55.
Renato Gonçalves
Postado 16 setembro 2009 - 23:36
A Air Canada não deixa levar e agora não tem conversa.
No mês passado eu levei o violão até o portão de embarque, e disseram que não me deixariam embarcar com o violão. Pedi para colocarem o violão junto com os carrinhos de bebê, para pegar na saída do avião e também não deixaram. Tive que despachar e ainda me fizeram assinar um termo que não os responsabilizava por eventuais danos no instrumento.
Quando cheguei em Toronto, peguei o violão na esteira, abri o case e vi que estava tudo normal. Tirei a etiqueta e não despachei para Montreal, levei comigo na cabine sem problemas.
Nosso colega de forum, Rodrigo Castro, me disse que há algo na legislação que nos permite carregar instrumentos na cabine. Alguém sabe disso?
No mês passado eu levei o violão até o portão de embarque, e disseram que não me deixariam embarcar com o violão. Pedi para colocarem o violão junto com os carrinhos de bebê, para pegar na saída do avião e também não deixaram. Tive que despachar e ainda me fizeram assinar um termo que não os responsabilizava por eventuais danos no instrumento.
Quando cheguei em Toronto, peguei o violão na esteira, abri o case e vi que estava tudo normal. Tirei a etiqueta e não despachei para Montreal, levei comigo na cabine sem problemas.
Nosso colega de forum, Rodrigo Castro, me disse que há algo na legislação que nos permite carregar instrumentos na cabine. Alguém sabe disso?
Andre Rodrigues
M.Mus. Université de Montréal
www.andrerodriguesguitar.com
M.Mus. Université de Montréal
www.andrerodriguesguitar.com