Oi pessoal,
ontem à noite, enquanto estava me preparando para dormir, resolvi dar uma lida sobre a produção do Segovia com os compositores os quais ele encomendou diversas obras. Bom, como todos já sabem, compositores como Tedesco, Torroba, Ponce, Villa-Lobos, Tansman, etc, escreveram obras muito boas para nosso instrumento. Agora, faço a seguinte pergunta: neste processo de ampliação do repertório e divulgação do violão pelo mundo, por que não consta no repertório Segoviano obras de compositores como Bartók, Schoenberg, Stravinsky, Berg, etc? Fazendo uma análise geral, o repertótio segoviano é praticamente todo Neoclássico quando se refere a obras comissionadas por ele. Alguém leu algo sobre isso? Artigos, livros? Quais os possíveis motivos? Ou não se trata de um aspecto relevante?
Não é um tópico para criticar Segovia e seu trabalho. Curiosidade!
Grande abraço.
Repertório "Segoviano"
Criado por Daniel Medeiros RS, 19 Fev 2009 09:54
44 respostas neste tópico
Postado 19 fevereiro 2009 - 09:54
Daniel Ribeiro Medeiros
Bacharel em Música - Habilitação em Violão pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Bacharel em Música - Habilitação em Violão pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Postado 19 fevereiro 2009 - 10:16
Ja li e continuo lendo algumas coisas que acho pela internet.
Basicamente, o que se diz, é que Segovia foi negligente em não escolher compositores do calibre de Stravinsky, Bartok, etc. Em vez disso, pediu obras para compositores menores.
Segovia chegou a escrever para Ponce, que os composotires modernistas estavam assassinando a beleza da música, ou coisa parecida.
É opnião de alguns, não esquecendo que Segóvia foi um auto-didata, que seu gosto musical era simples.
abs
Geraldo Victorazzi
Basicamente, o que se diz, é que Segovia foi negligente em não escolher compositores do calibre de Stravinsky, Bartok, etc. Em vez disso, pediu obras para compositores menores.
Segovia chegou a escrever para Ponce, que os composotires modernistas estavam assassinando a beleza da música, ou coisa parecida.
É opnião de alguns, não esquecendo que Segóvia foi um auto-didata, que seu gosto musical era simples.
abs
Geraldo Victorazzi
Grande Abraço
Victorazzi
victorazzi.wordpress.com
Victorazzi
victorazzi.wordpress.com
Postado 19 fevereiro 2009 - 10:51
QUOTE(Victorazzi @ Feb 19 2009, 10:16 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Acho que essa é uma argumentação bem convincente do ponto de vista expeculativo.
Segovia chegou a escrever para Ponce, que os compositores modernistas estavam assassinando a beleza da música, ou coisa parecida.
Essa é uma opinião dele. Agora, Villa-Lobos não era modernista? Ponce não era modernista? Aliás, nas cartas para Ponce ele detona o Villa!! As vezes penso que o Segovia se sentia acanhado em encomendar obras para Schoenberg, Bartok, Ravel, etc, pelo fato de estes serem compositores com carreiras bastante fortes. Creio que isso não daria chances pro Segovia se impor diante deles e de suas decisões musicais. Digo isso, pelo fato de ver as alterações que ele fez na Sonatina Meridional do Ponce (fora outras obras). São alterações profundas a meu ver. O que pode demonstrar certa arbitrariedade nesta questão. Não gosto assim, gosto assim!! E é assim que vai ficar. Entende? Será que esses compositores não conseguiriam compor bem para o violão?
Não sei se chega ao ponto de ser simples o gosto musical dele... é se for pensar bem... ele não chegou a tocar toda a obra de Ponce, né? Por exemplo.
Abraço
Daniel Ribeiro Medeiros
Postado 19 fevereiro 2009 - 12:13
Acho que a coisa é mais simples, Segóvia era violonista, sabia melhor do qiue ninguém o que funcionava e o que não funcionava para a visão dele de violão, nada mais coerente do que só tocar o que se tem convicção.
Não acho que tenha a ver com gosto musical simples ( o que aliás não concordo), era só uma questão de praticidade.
Não acho que tenha a ver com gosto musical simples ( o que aliás não concordo), era só uma questão de praticidade.
Postado 19 fevereiro 2009 - 12:26
QUOTE(Milton Costa @ Feb 19 2009, 12:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Acho que a coisa é mais simples, Segóvia era violonista, sabia melhor do qiue ninguém o que funcionava e o que não funcionava para a visão dele de violão, nada mais coerente do que só tocar o que se tem convicção.
Concordo com vc Milton, e acrescento perguntando, pq que nas poucas obras de Villa-Lobos (que era violonista) que o Segovia tocava, ele não mudava as coisas como mudava em obras de compositores que não eram violonistas? A verdade é que o violão é e sempre será um dos instrumentos mais difíceis de se tocar, e mais ainda de se compor, e o interessado em compor para o mesmo conseguirá melhores resultados sim, se este conhecer bem o instrumento.
Abç
Postado 19 fevereiro 2009 - 13:30
Também não acredito muito nessa coisa de "gosto duvidoso" ou "gosto simples". Aliás, Tem peças do Torroba com uma linguagem harmônica bem modernas.
O que mais quero saber é se houve por parte do Segovia a encomenda de obras de Schoenberg, Stravinsky, etc, para violão. Se alguém leu alguma entrevista dele ou leu um livro, artigo em que essa questão seja abordada. Talvez ele tenha feito tentativas com esses cmpositores, mas eles não se dispuseram a compor para um instrumento como o violão, por exemplo.
Não é questão de falar bem ou mal do trabalho do Segovia e dos compositores que que representam seu repertório, é uma questão de curiosidade.
Abraço
O que mais quero saber é se houve por parte do Segovia a encomenda de obras de Schoenberg, Stravinsky, etc, para violão. Se alguém leu alguma entrevista dele ou leu um livro, artigo em que essa questão seja abordada. Talvez ele tenha feito tentativas com esses cmpositores, mas eles não se dispuseram a compor para um instrumento como o violão, por exemplo.
Não é questão de falar bem ou mal do trabalho do Segovia e dos compositores que que representam seu repertório, é uma questão de curiosidade.
Abraço
Daniel Ribeiro Medeiros
Postado 19 fevereiro 2009 - 13:34
Olá,
Infelizmente não posso contribuir com essa questão, por ignorância pessoal mesmo. Mas uma pergunta me vem à cabeça.
Será que esses grandes compositores citados teriam interesse em compor para violão? Gostaria de saber.
Abraço,
Pedro Pinaud
Infelizmente não posso contribuir com essa questão, por ignorância pessoal mesmo. Mas uma pergunta me vem à cabeça.
Será que esses grandes compositores citados teriam interesse em compor para violão? Gostaria de saber.
Abraço,
Pedro Pinaud
Postado 19 fevereiro 2009 - 13:58
QUOTE(pinaud @ Feb 19 2009, 01:34 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Ué, se não compuseram, é porque, em princípio, não tinham interesse. Uma das razões para isso, talvez, seja porque à época o violão ainda fosse meio marginalizado, visto como um instrumento da boemia, seresta, popular, etc. Hoje a coisa é bastante diferente, graças, como sabemos, ao Segovia, especialmente. Acho que não lhe estou dizendo qualquer novidade.
Postado 19 fevereiro 2009 - 14:02
QUOTE(pinaud @ Feb 19 2009, 01:34 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Oi Pinaud,
Mahler, que faleceu em 1911, chegou a utilizar o violão em formações orquestrais.
Abraço
Daniel Ribeiro Medeiros
Postado 19 fevereiro 2009 - 14:47
Já se discutiu isso por aqui. O velho simplesmente se guiou meio que pelo próprio gosto.