Ir para conteúdo

Bom sistema de humidificação

12 respostas neste tópico

#1 André Moura

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 42 posts
  • Violões:Sérgio Abreu 2010 e Martin Woodhouse 2011

Postado 24 fevereiro 2009 - 16:39

Oi Colegas,

Já morei em lugares com condições climáticas as mais variadas possíveis e sempre tive problemas com o controle de humdidade. Só para dar um exemplo trágico: Quando morava em Baltimore, MD, recebi um Paul Fischer novinho (Taut System), via coreios, durante o inverno. Uma semana depois, tocando nos corredores do conservatório, escuto um estouro assustador. Quando olho para o tampo do violão, o que vejo? .... uma rachadura colossal! Felizmente, o Paul foi generoso o suficiente em trocar o tampo do violão sem nenhum custo adicional para mim. Mas, imagino que nossos colegas também tenham passado por situação semelhante, sem ter a mesma sorte. Já ouvi casos realmente tristes.

A situação mais crítica, talvez seja quando se viaja para lugares com humidade relativa muito diferente daquela da origem. De qualquer forma parece que existem já algumas soluções interessantes no mercado. Gostaria de saber se os colegas do fórum já utilizaram ou utilizam algum desses sistemas, como funciona, e sua real eficácia.

Se puderem postar links, isso ajudaria na avaliação.

Agradeço a atenção de todos.

André.
André Moura - Violonista e Professor
Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC

#2 Joao de Lima

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1072 posts
  • Violões:
    Andrea Tacchi Bouchet
    Samuel Carvalho SE Cedro

Postado 24 fevereiro 2009 - 19:35

Oi André,

Eu mantenho os meus violões no menor cômodo da casa, com a porta fechada e um umidificador rodando constantemente. Dessa forma consigo manter a umidade relativa do ar em 50% durante todo o inverno aqui nos EUA. Nas outras estações não faço nada já que umidade fica naturalmente acima de 45%. O umidificador que uso é esse abaixo.

http://www.amazon.com/Honeywell-HCM-6011i-...4868&sr=8-1

#3 André Moura

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 42 posts

Postado 24 fevereiro 2009 - 22:20

Oi João,

Obrigado pelas informações e pelo link. Imagino que você deva usar um higômetro também.

Sem dúvida, num ambiente controlado como um quarto pequeno e fechado, devidamente humidifcado, os violões estarão bem. No dia a dia, porém, no corre-corre, entra e sai de diferentes ambientes (ar condicionado, calefação, diferenças de humidade, etc.), as coisas são diferentes. Nesse caso seria interessante se ter algo portátil, que pudesse funcionar dentro do case ou mesmo dentro do instrumento. Usei aqueles dispositivos Dampit por anos em Brasília mas mesmo assim tive problemas. Talvez fosse interessante ter mesmo um sistema que funcione dentro do case. Me diseram que exsite algo assim, mas não achei na internet.

Enfim, ficam aí as colocações.

Obrigado de qualquer forma.

Abraço,

André.

#4 Joao de Lima

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1072 posts
  • Violões:
    Andrea Tacchi Bouchet
    Samuel Carvalho SE Cedro

Postado 24 fevereiro 2009 - 22:27

Oi André,

O Oasis é um umidificador para dentro do case muito bom e largamente usado.

http://oasishumidifiers.com

#5 André Moura

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 42 posts

Postado 25 fevereiro 2009 - 00:19

Oi João,

Valeu pela dica e pelo link. Vou pesquisar.

Agradeço,

André.

#6 vinicius

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 1 posts

Postado 25 fevereiro 2009 - 15:30

Olá

Com um umidificador dentro do case o violão vai estar bem. Mas quando eu tirar o violão do case em um local com a umidade baixa? O violão não pode sofrer (rachar) com a mudança de ambiente?
Da pra tocar usando um umidificador que fique dentro do instrumento (dampit)? Acredito que assim a mudança de umidade no violão de dentro para fora do case não vai ser tão grande.

Obrigado

#7 Joao de Lima

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1072 posts
  • Violões:
    Andrea Tacchi Bouchet
    Samuel Carvalho SE Cedro

Postado 26 fevereiro 2009 - 01:06

Oi Vinicius,

Talvez eu esteja errado (os colegas me corrijam opor favor se for esse o caso), mas eu acho que se o violão é mantido dentro do estojo com um umidificador dentro a maior parte do tempo, não é problema nenhum tira-lo do case num ambiente de baixa umidade por algumas horas. Pode fazer sem medo.

#8 Fortes

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 464 posts
  • Interests:Violão, fotografia, esoterismo
  • Violões:- Lineu Bravo 2007
    SP/IN faixa central BR;
    - Samuel Carvalho, SP/IN
    modelo "Bouchet";
    - Samuel Carvalho, Double Top, CE+SP/BR

Postado 26 fevereiro 2009 - 08:55

QUOTE(João Lima @ Feb 24 2009, 10:27 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Oi André,

O Oasis é um umidificador para dentro do case muito bom e largamente usado.

http://oasishumidifiers.com

Oi, João,

quanto é esse Oasis?

Morando aqui em Brasília, vou ver se consigo um, mais alguns meses e começa a seca aqui (ano passado a seca foi de rachar violão de luthier feito no deserto do Saara). blink.gif

Abs, wink.gif

Eduardo.

#9 Joao de Lima

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1072 posts
  • Violões:
    Andrea Tacchi Bouchet
    Samuel Carvalho SE Cedro

Postado 26 fevereiro 2009 - 12:23

Oi Eduardo,

O Oasis custa US$19.95. É um pouco caro, mas ele funciona como prometido.

#10 Luciano Fleming

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 44 posts

Postado 14 julho 2009 - 00:52

Oi André,me lembro do teu Paul Fischer.. um dos melhores violões que já tive emmãos(talvez o melhor),mas infelizmente á época não tinha dinheiro suficiente para adquiri-lo.E talvez os trastes dele fossem um pouco largos para mim.
Hoje tenho um Sergio Abreu OS(Old Sound) e EWR(Extra Weather Resistence) de 2005, feito especialmente para mim.EWS significa uma escolha mais acurada das madeiras, com os feixes bastante uniformes,tornando oviolão mais resistente abruptas mudanças em relação á umidade do ar, sem que sofresse tanto com isto.No entanto, o Sergio não recomenda que dispensemos o umidificador.
Ainda não pus a prova esta característica do meu violão, mas gostaria de saber se alguém mais tem um violão S. A com esta característica .
Abraço!

uote name='André Moura' date='Feb 24 2009, 16:39 PM' post='84284']
Oi Colegas,

Já morei em lugares com condições climáticas as mais variadas possíveis e sempre tive problemas com o controle de humdidade. Só para dar um exemplo trágico: Quando morava em Baltimore, MD, recebi um Paul Fischer novinho (Taut System), via coreios, durante o inverno. Uma semana depois, tocando nos corredores do conservatório, escuto um estouro assustador. Quando olho para o tampo do violão, o que vejo? .... uma rachadura colossal! Felizmente, o Paul foi generoso o suficiente em trocar o tampo do violão sem nenhum custo adicional para mim. Mas, imagino que nossos colegas também tenham passado por situação semelhante, sem ter a mesma sorte. Já ouvi casos realmente tristes.

A situação mais crítica, talvez seja quando se viaja para lugares com humidade relativa muito diferente daquela da origem. De qualquer forma parece que existem já algumas soluções interessantes no mercado. Gostaria de saber se os colegas do fórum já utilizaram ou utilizam algum desses sistemas, como funciona, e sua real eficácia.

Se puderem postar links, isso ajudaria na avaliação.

Agradeço a atenção de todos.

André.
[/quote]