Como é que vocês, os que tocam é óbvio, preferem fazer os acordes de 5 e 6 notas no estudo 4 do Villa?
Estudo 4 Villa - Acordes de 5 e 6 notas
Criado por Guadaquini, 24 Fev 2009 17:06
19 respostas neste tópico
Postado 24 fevereiro 2009 - 17:06
Postado 24 fevereiro 2009 - 17:29
Dos o tres cuerdas con pulgar y las tres más agudas con i-m-a
Juan
Juan
Postado 24 fevereiro 2009 - 18:05
Mas as agudas você toca plaqué ou arpeja?
Postado 24 fevereiro 2009 - 18:17
QUOTE(Guadaquini @ Feb 24 2009, 06:05 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá Guadaquini, por uma questão de lógica, creio eu, que acordes com 6 notas tem que se tocados arpejados, pois gerlamente utilizamos 4 dedos pra tocar( exceto raros casos de uso do mindinho).
Postado 24 fevereiro 2009 - 18:24
Vinícius,
Dê uma olhada no manuscrito de 1928. Não o tenho em mãos aqui, mas talvez o Villa faça algum uso do quinto dedo. Eu particularmente uso o polegar mesmo, em dois ou três bordôes, e funciona bem. Obviamente os acordes não têm o efeito plaqué que talvez se desejasse... Mas a aparente limitação acaba reforçando o "violonice" da peça! Além de toda sua qualidade harmônica, essa peça um excelente estudo de dinâmica e coordenação (quando se busca desvencilhar os fortes de m.d. de indesejados acréscimos de tensão da m.e.).
Abraço,
André.
Dê uma olhada no manuscrito de 1928. Não o tenho em mãos aqui, mas talvez o Villa faça algum uso do quinto dedo. Eu particularmente uso o polegar mesmo, em dois ou três bordôes, e funciona bem. Obviamente os acordes não têm o efeito plaqué que talvez se desejasse... Mas a aparente limitação acaba reforçando o "violonice" da peça! Além de toda sua qualidade harmônica, essa peça um excelente estudo de dinâmica e coordenação (quando se busca desvencilhar os fortes de m.d. de indesejados acréscimos de tensão da m.e.).
Abraço,
André.
André Moura - Violonista e Professor
Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC
Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC
Postado 24 fevereiro 2009 - 18:31
QUOTE(Guadaquini @ Feb 24 2009, 10:05 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Arpegiado pero muy rápido, casi plaqué. Si tuviera seis dedos igualmente fuertes en la mano, tocaría plaqué
Juan
Postado 24 fevereiro 2009 - 18:43
QUOTE(leo.venancio @ Feb 24 2009, 06:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá Guadaquini, por uma questão de lógica, creio eu, que acordes com 6 notas tem que se tocados arpejados, pois gerlamente utilizamos 4 dedos pra tocar( exceto raros casos de uso do mindinho).
Não necessariamente. Nesse caso, como o que está em questão é tocar duas ou três notas com o polegar, os dedos i,m,a podem ou não arpejar.
Postado 24 fevereiro 2009 - 19:34
faço a maior parte desses acordes com o i-m-a plaqué, mas as vezes arpejo em algum acorde de alguma série de 4 acordes tbm.
Postado 24 fevereiro 2009 - 20:41
QUOTE(Guadaquini @ Feb 24 2009, 06:43 PM) <{POST_SNAPBACK}>
QUOTE(leo.venancio @ Feb 24 2009, 06:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não necessariamente. Nesse caso, como o que está em questão é tocar duas ou três notas com o polegar, os dedos i,m,a podem ou não arpejar.
Entendo sua posição. O que eu quis dizer é que mesmo que vc toque plaque com o i-m-a, não daria, pra tocar plaqué com o polegar, tendo em vista um acorde de 6 notas, e como vc diz q toca todas as notas com o polegar, é impossível fazer um ataque simultâneo com um dedo só em três cordas diferentes, porém como o Juan disse vc pode tentar usar este artificio fazendo um ataque super logeiro sobre os bordôes.
Postado 24 fevereiro 2009 - 20:44
Eu ainda não tenho nível para chegar numa peça dessas, mas pergunto:
Daria certo tocar os acordes com polegar passando pelos baixos e anelar passando pelas primas, de um jeito semelhante ao que a Alice Artzt mostra no vídeo em que ela explica sua técnica?
Daria certo tocar os acordes com polegar passando pelos baixos e anelar passando pelas primas, de um jeito semelhante ao que a Alice Artzt mostra no vídeo em que ela explica sua técnica?
Guilherme J. F.