Ir para conteúdo

Desenvolvendo Escalas Rápidas

33 respostas neste tópico

#1 Joao de Lima

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1072 posts
  • Violões:
    Andrea Tacchi Bouchet
    Samuel Carvalho SE Cedro

Postado 01 março 2009 - 13:07

Ando querendo aumentar a velocidade das minhas escalas. O objetivo não é desenvolver super velocidade, mas uma velocidade que me permita tocar as escalas de músicas como Capricho Árabe de Tarrega e o Zapateado de Rodrigo com certa tranqüilidade.

Eu sei que vai levar um bom tempo pra chegar lá e é preciso ter paciência e disciplina. Até aí tudo bem. O que eu não sei é a freqüência com que devo praticar. Devo estudar escalas todo dia ou devo estudar dia sim, dia não?

Pergunto isso porque quem malha em academia sabe que não se deve exercitar o mesmo grupo muscular dois dias seguidos. Para conseguir resultado em musculação é preciso exercitar o músculo um dia e deixar que ele se recupere no outro. É durante essa fase de recuperação que o músculo cresce e fica mais forte.

Com o violão é diferente? Devo estudar escalas todo dia, o maior número de horas possíveis? Ou devo estudar escalas hoje, tremolo ou outra coisa amanhã, e voltar para as escalas no dia seguinte?

Obrigado pessoal!

#2 Kelvin Borrero

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1557 posts
  • Violões:Joacir de Carvalho 1999
    Cedro
    Jacarandá da Bahia
    escala de ébano
    braço de mogno

Postado 01 março 2009 - 14:36

João, tb tenho essas mesmas dúvidas que vc, mas vou falar na base do achômetro, acho que é igual a academia sim.

Dar dicas de exercícios muito detalhadamente acho que não consigo, mas na prática o que eu faço, é ouvir, ver, observar e ficar tentando imitar o Paco de Lucía (eu disse imitar somente...), e se for mais erudito, o Pepe Romero, inclusive o Pepe gravou o Capricho Árabe, e eu acho que é uma das melhores versões que conheço, juntamente com a do Segovia. Qd eu tirei o Capricho Árabe, perdi a conta de qts vezes ouvi o Pepe tocar e de qts vezes fiz só aquele trechinho das escalas, e que até hoje procuro fazer a manutenção desse trecho. E olha, se for para tocar o Capricho Arabe e não fazer nem parecido com que o Pepe faz, fica chato prá caramba, parece que naquele trecho a música pede um acelerando.

Abçs

#3 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1862 posts

Postado 01 março 2009 - 15:11

QUOTE(Kelvin Borrero @ Mar 1 2009, 02:36 PM) <{POST_SNAPBACK}>
... e ficar tentando imitar o Paco de Lucía (eu disse imitar somente...)
...

Tentando imitar tipo "air guitar" tongue.gif , hehehe, sacanagem. Brincadeirinhas bobinhas a parte, eu faço a escala com ima, que é a técnica que alguns flamencos usam (inclusive o Alessandro Penezzi). Bom, essa técnica dá bastante velocidade e precisão, no entanto é muito difícil ligar os neurônio na hora de tocar pra não errar (o que no meu caso é sério, porquê a quantidade de neurônios nim mim é escassa). Você conseguir a coordenação é mais difícil, mas, quando consegue, vai que vai fácil as escalas. Quer dizer, você aumenta os recursos da mão direita. Mas, como eu disse, leva um tempo e é complicadinho de se chegar a um nível aceitável (coisa que ainda estou tentando fazer). Ah, quando você treina essa técnica os trêmolos ficam MUITO mais fáceis de se fazer.

#4 Rudi Porto

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 80 posts

Postado 01 março 2009 - 22:28

João: Eu estudo Técnica pelo sistema do Eduardo Castañera. Consiste em dividir a técnica em 13 exercicios diarios : ligados, arpegios,dedos fixos,ESCALAS, etc, estudando mais ou menos 5 minutos cada um, ou menos, dependendo do tempo que voce levar pra executa-los. Nesse caso, deve ser feito todos os exercícios, TODOS OS DIAS, pois é pouco tempo, não da tempo dos musculos cansarem muito.
Além disso, eu gosto de tocar peças que são um estudo de técnica indiretamente, no caso de escalas voce pode estudar "The Flight of BumBleeBee", é escala direto, e não fica tão chato de tocar como escalas puras. O Móto Perpétuo de paganini também é uma boa opção, procure no youtube pra ver se gosta.

Abraço

#5 André Priedols

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2863 posts
  • Violões:Cláudio Arone 7 Cordas (2005)

Postado 01 março 2009 - 22:37

Todo dia, pelo menos por um bom período até dar uma consolidadA, e depois voltar periodicamente para ir aumentando a velocidade e não perder o que ganhou.
André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com

#6 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9189 posts

Postado 01 março 2009 - 22:45

Funciona um pouco diferente da musculação, porque aqui não estamos tratando de uma força ou velocidade extrema, mas de um problema de coordenação acima de tudo. Eu acho legal estudar todos os dias, sem ter metas muito rígidas ou irreais. A meta é melhorar um pouquinho, e num dia ruim manter o que já consegue. É bom também folgar um dia por semana, ou dois até, para dar margem ao subconsciente trabalhar.

#7 Joao de Lima

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1072 posts
  • Violões:
    Andrea Tacchi Bouchet
    Samuel Carvalho SE Cedro

Postado 01 março 2009 - 23:59

Eu estudo violão todos os dias, 3 ou 4 horas por dia, com um dia de descanso por semana. O problema é saber dividir esse estudo. É melhor dedicar um dia para manutenção/melhoramento de repertório e outro dia para estudo de técnica ou é melhor estudar tudo todos os dias?

#8 Mario Sampaio

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1405 posts
  • Violões:Antônio de Pádua 2004 - Cedro
    Polegário 2009 Sete Cordas - Abeto

Postado 02 março 2009 - 00:19

João,

Acho que não é exatamente o que você quer, mas neste tópico há algumas informações bem interessantes sobre organização do estudo: http://www.violao.org/index.php?showtopic=...rganizar+estudo
O covarde não começa, o fracassado não termina, o vencedor não desiste.
Canal do YouTube: http://www.youtube.c...mariosfernandes
Textos: www.portadapalavra.blogspot.com

#9 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1862 posts

Postado 02 março 2009 - 00:44

João, acho que é legal você testar vários tipos de combinação para os dedos que executa escala. Eu só comecei a tocar o ima depois de ver que o im não estava me dando a resposta que eu queria. As pessoas são diferentes e diferentes são os meios com os quais elas conseguem obter certos resultados.

#10 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9189 posts

Postado 02 março 2009 - 09:44

Eu sou partidário das digitações incomuns também, mas se concentrar nisso sem estudar o i-m é um tiro no pé.