Ir para conteúdo

Repertório para CD

11 respostas neste tópico

#1 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1861 posts

Postado 03 março 2009 - 02:04

Eu estive pensando esses dias: qual seria um repertório que podería agradar Gregos e Troianos? Bom, no meu caso em particular, fico temeroso quando vejo um CD com músicas do tipo Recuerdos de la Alhambra, Astúrias, La Catedral, certas coisas do Tárrega, também do Dionísio, Sor e etc. Veja bem, considero todas excelentes músicas e estes excelentes autores. No entanto, parece que 9 em cada 10 violonístas fazem CD's com essas mesmíssimas músicas e autores. Já cansou a beleza dos meus ouvidos! Gostaría de saber qual é a opinião de vocês em relação a essa repetição de repertório e, também, qual sería o repertório ideal para um CD agradar em cheio.

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 03 março 2009 - 02:15

Para agradar precisa primeiro agradar quem toca. Depois, tem que estar bem tocado. Bem tocado dá para agüentar até Koyunbaba!!!!!
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1861 posts

Postado 03 março 2009 - 02:51

Rapaz, acabei de pegar umas partituras do Lutoslawski chamadas 9 melodias populares. Fico espantado com a qualidade do material. Músicas belíssimas e pouquíssimo aproveitada no repertório dos violonistas. Fico me perguntando o que foi feito desse compositor, porque a impressão que dá é que, mesmo sendo gravado pelo Bream, terminou esquecido nas areias do tempo.

#4 Alvaro Henrique

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4609 posts

Postado 03 março 2009 - 05:00

Então já estão definidas 9 faixas do seu primeiro CD, Cainho.
Alvaro Henrique - http://www.alvarohenrique.com
Associação de Violão de Brasília (BRAVIO): http://www.bravio.blogspot.com - Confira: http://www.impostometro.org.br/

#5 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9183 posts

Postado 03 março 2009 - 09:55

Engraçado, já eu tenho escutado tanto CD de repertório xarope que às vezes eu fico rezando pra aparecer um Asturias bem tocado de vez em quando.
Normalmente, a não ser que a pessoa esteja se adaptando a algum projeto já existente, para um primeiro CD a ideia é dar o melhor retrato possível de quem está tocando. Como vai ser um cartão de visitas, tem de ter antes de mais nada as músicas que vc toca em todos os recitais e todo mundo sai dizendo "cara, a música tal é a sua cara, foi muito bom!". Se isso é o Recuerdos, uai, que seja! À medida que a carreira progride, a tendência é projetar programas mais pontuais.
Isso tende a mudar. Na era do CD vendido na loja, anos 90 principalmente, havia muita dificuldade em vender coletâneas, pois intérpretes desconhecidos não tinham o poder de puxar as vendas. então a preferência das gravadoras sempre recaía em CDs de um autor só ou em programas "temáticos". O resultado foiuma grande quantidade de discos incrivelmente chatos de se ouvir.
Daqui pra frente, o download de faixas específicas vai provavelmente dominar o mercado e acredito que isso mude bastante a relação do intérprete com o repertório. mas acredito que o cd vendido à porta dos concertos vai ter uma longa sobrevida.

#6 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1861 posts

Postado 03 março 2009 - 12:42

QUOTE(Alvaro Henrique @ Mar 3 2009, 05:00 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Então já estão definidas 9 faixas do seu primeiro CD, Cainho.

HEHEHE, eu gostei das músicas, mas estou decidido que o meu primeiro CD só vai ter música do Baden Powell.

#7 dany.eudes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1478 posts
  • Violões:Tessarin 2006 SP

Postado 03 março 2009 - 22:56

Falando nisso, assisti ao duo Siqueira-Lima e fiquei impressionado com o repertório, os arranjos, a simpatia, a interpretação, e, enfim, é até difícil dizer: virei fã.
Como pela Aninha, com todo o respeito ao Fernando Lima e sua Senhora, fiquei apaixonado! wub.gif

O repertório do segundo CD é este:

César C. Mariano: Cristal,
Dominguinhos: Chorinho pro miudinho/Contrato de separação/Fuga pro nordeste,
Pattapio Silva: Meu primeiro amor,
Pixinguinha: 1X0,
Severino Araújo: Espinha de bacalhau,
H. Paschoal/Sivuca: Forró Brasil/Feira de Mangaio,
João Bosco: Jardins de Infância/Rosamundo,
Waldir Azevedo: Pedacinhos do céu,
Sebastião Tapajós: Travesso,
Gilson Peranzzetta: Lado a lado.

E do primeiro Cd é este que segue:

Pixinguinha: Carinhoso,
Scott Joplin: The Entertainer,
Ernesto Nazareth: Brejeiro,
G. Mattos Rodriguez: La cumparsita,
Armando Neves: Choro N° 2 e 3,
Albinoni: Adagio,
Hermeto Paschoal/Sivuca: Forró Brasil/Feira de Mangaio,
M. Monti: Czardas,
Luiz Bonfá: Sambolero,
R. Dyens: Tango en skaï,
Radames Gnatalli: Pixinguinha,
Waldir Azevedo: Brasileirinho.

Fica como ilustração!
dany.eudes

#8 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1861 posts

Postado 06 março 2009 - 21:30

Zanon, o que sería um repertório xarope?

#9 Bisdré

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 211 posts
  • Interests:Música.
  • Violões:João Batista 6 cordas de 1996
    Takamine E-30 (não sei a data)

Postado 07 março 2009 - 15:21

QUOTE(cainho @ Mar 3 2009, 12:42 PM) <{POST_SNAPBACK}>
HEHEHE, eu gostei das músicas, mas estou decidido que o meu primeiro CD só vai ter música do Baden Powell.

Cuidado pra não cair no mesmo lugar que vc acabou de citar.

#10 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1861 posts

Postado 07 março 2009 - 16:09

Ah, mas têm muita coisa do Baden que pouquíssimas pessoas gravaram. Ainda mais um trabalho integral, já imaginou?!