Como foi falado a pouco, no tópico sobre o Sebastião Tapajós, já faz mais de dez anos que não volta a ter um concurso Villa-Lobos. O motivo que foi falado para o término foi a falta de segurança em fazê-lo em uma cidade grande e violenta como o RJ. Creio que seja de suma importância que esse festival possa voltar a existir e fazer parte como um importante complemento do circuito de concursos de caráter internacional. Bom, eu daría como solução a realização dele durante a FLIP, feira de livro de Parati, interior do RJ, por ter maior segurança, estar acoplado a um festival que traz bastante pessoas, a maior apreciação da cultura por parte dessas pessoas que vão ao festival, ou seja, público bem selecionado e ativo culturalmente, o que traría um grande público ao concurso, e a proximidade da capital, que sería bom tanto para os organizadores, que em sua maioria estão ligados ao Museu Villa-Lobos, quanto a identificação com a cidade sede. Quero saber se vocês compartilham da idéia de que esses seja um concurso importante de ser reativado e de que forma isso poderia ser viável. Acho que o fórum tem força suficiente para que um evento desse porte possa voltar a surgir, pois aqui estão pessoas que podem fazer a diferença nesse sentido.
Concurso Villa-Lobos
Criado por Caio B., 15 Mar 2009 12:54
12 respostas neste tópico
Postado 15 março 2009 - 12:54
Postado 15 março 2009 - 13:04
Cainho, não se esqueça do outro motivo alegado pelo Turíbio na entrevista da Violão Pro: A impossibilidade de se conseguir uma premiação de peso, que não deixe nada a dever aos grandes concursos internacionais. Pro Turíbio, deu pra perceber que isso é de suma importância.
Enfim, eu também torço pra que esse concurso volte, para que os interessados possam participar. Acho que há pessoas aqui do fórum que possuem maior contato com o Turíbio, e que podem conversar com ele sobre isso também.
Enfim, eu também torço pra que esse concurso volte, para que os interessados possam participar. Acho que há pessoas aqui do fórum que possuem maior contato com o Turíbio, e que podem conversar com ele sobre isso também.
Postado 15 março 2009 - 13:08
Eu acho que tem muita gente que gostaria de competir, mesmo sem uma grande premiação. É bom lembrar que esse é um concurso muito importante e traz nome para quem vencer. Acho isso mais importante que uma grande premiação.
Postado 15 março 2009 - 16:02
Cainho, acho que vc se confundiu. FENAVIPI é o Festival Nacional de Violão do Piauí.
Postado 15 março 2009 - 16:54
Se for a feira internacional, chama-se FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty).
Postado 15 março 2009 - 18:02
HUAHUAHUA... é mesmo, desculpa!!! Vô edita, calma ae!! O lance é que parati, além de ter um bom número de pessoas durante esse festival, ainda possui igrejas e outros lugares com boa acústica para instrumentos de pouco volume, como o violão. Por isso acho que seria uma boa opção. Bom, quanto a FENAVIPI, apesar da embolação dos nomes (que, convenhamos, são um pouco parecidos) o festival é demais.
Postado 15 março 2009 - 20:30
Cainho, o concurso sempre foi uma coisa feita com muito cuidado e ninguém mais que o Turíbio tem vontade de reativá-lo e capacidade para fazer isso.
Se não fez, é porque a coisa realmente está muito braba.
O concurso não pode ser realizado em Parati ou em lugar nenhum. O Museu Villa-Lobos é no Rio, as provas são na Cecília Meirelles, a final é com uma orquestra do Rio, eles provavelmente dependem da prefeitura do Rio. Parati mal tem um sala de espetáculos.
Se um estrangeiro vem ao Brasil para participar do concurso, o concurso é responsável por ele. Pra quem não conhece o Rio, é uma cidade extremamente perigosa. A chance de acontecer alguma coisa ruim é muito alta.
O Brasil é longe pra dedéu, uma passagem da Europa pra cá custa o equivalente ao que era o 3o prêmio do concurso. Um concurso que não oferece prêmios de nível internacional não tem prestígio nenhum, ninguém vem só pelo nome. Concursante quer concertos e dinheiro. Um primeiro prêmio inferior a 10 mil dólares não dá nem pra saída; tá cheio de concurso na Espanha que paga mais que isso. Comparando com os prêmios que vemos em concursos de canto ou piano, 10 mil dólares é ajuda de custo. E o concurso Villa-Lobos também tinha piano e canto.
Portanto, estamos falando de um primeiro prêmio de pelo menos 15-20 mil dólares para chamar a atenção de concorrentes internacionais de boa categoria.
Se não fez, é porque a coisa realmente está muito braba.
O concurso não pode ser realizado em Parati ou em lugar nenhum. O Museu Villa-Lobos é no Rio, as provas são na Cecília Meirelles, a final é com uma orquestra do Rio, eles provavelmente dependem da prefeitura do Rio. Parati mal tem um sala de espetáculos.
Se um estrangeiro vem ao Brasil para participar do concurso, o concurso é responsável por ele. Pra quem não conhece o Rio, é uma cidade extremamente perigosa. A chance de acontecer alguma coisa ruim é muito alta.
O Brasil é longe pra dedéu, uma passagem da Europa pra cá custa o equivalente ao que era o 3o prêmio do concurso. Um concurso que não oferece prêmios de nível internacional não tem prestígio nenhum, ninguém vem só pelo nome. Concursante quer concertos e dinheiro. Um primeiro prêmio inferior a 10 mil dólares não dá nem pra saída; tá cheio de concurso na Espanha que paga mais que isso. Comparando com os prêmios que vemos em concursos de canto ou piano, 10 mil dólares é ajuda de custo. E o concurso Villa-Lobos também tinha piano e canto.
Portanto, estamos falando de um primeiro prêmio de pelo menos 15-20 mil dólares para chamar a atenção de concorrentes internacionais de boa categoria.
Postado 15 março 2009 - 20:41
E nessa época, gente como o Pedrassoli e o Becker chegam junto. Às vezes acho que a gente aqui no Rio não dá o devido valor.
Postado 15 março 2009 - 21:25
Zanon, você veria uma alternativa para que voltasse a ocorrer esse concurso? Eu entendo a inviabilidade de ter esse concurso em Parati pela infra-estrutura, mas lá não tería uma igreja com boa acústica para uma orquestra? Eu acho que sería saudável que nós podessemos chegar a um consenso que possa ajudar a viabilização de um concurso desse porte. Uma empresa como a Petrobras bem que podería auxiliar financeiramente um concurso desses. Alguém aqui que tivesse contato podería fazer essa ligação com alguma empresa e explicar a importância de um evento desse para a cidade do Rio de Janeiro e para o Brasil em geral.
Postado 15 março 2009 - 21:39
Cainho, desiste; para patrocínio da Petrobrás rola um caderno de exigências, um saco. E para ser Villa, teria que ser no Rio, onde fica o museu e onde sempre se realizou. Deve ter o Villa-Lobos nacional este ano, concurso que era uma espécie de abre-alas para o internacional. E lá, uma tradição da cidade, só acontece por obra e graça da garra da Gracinha Neves e equipe.