Ir para conteúdo

Concurso Villa-Lobos

12 respostas neste tópico

#1 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1862 posts

Postado 15 março 2009 - 12:54

Como foi falado a pouco, no tópico sobre o Sebastião Tapajós, já faz mais de dez anos que não volta a ter um concurso Villa-Lobos. O motivo que foi falado para o término foi a falta de segurança em fazê-lo em uma cidade grande e violenta como o RJ. Creio que seja de suma importância que esse festival possa voltar a existir e fazer parte como um importante complemento do circuito de concursos de caráter internacional. Bom, eu daría como solução a realização dele durante a FLIP, feira de livro de Parati, interior do RJ, por ter maior segurança, estar acoplado a um festival que traz bastante pessoas, a maior apreciação da cultura por parte dessas pessoas que vão ao festival, ou seja, público bem selecionado e ativo culturalmente, o que traría um grande público ao concurso, e a proximidade da capital, que sería bom tanto para os organizadores, que em sua maioria estão ligados ao Museu Villa-Lobos, quanto a identificação com a cidade sede. Quero saber se vocês compartilham da idéia de que esses seja um concurso importante de ser reativado e de que forma isso poderia ser viável. Acho que o fórum tem força suficiente para que um evento desse porte possa voltar a surgir, pois aqui estão pessoas que podem fazer a diferença nesse sentido.

#2 Gilson Antunes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1315 posts

Postado 15 março 2009 - 13:04

Cainho, não se esqueça do outro motivo alegado pelo Turíbio na entrevista da Violão Pro: A impossibilidade de se conseguir uma premiação de peso, que não deixe nada a dever aos grandes concursos internacionais. Pro Turíbio, deu pra perceber que isso é de suma importância.

Enfim, eu também torço pra que esse concurso volte, para que os interessados possam participar. Acho que há pessoas aqui do fórum que possuem maior contato com o Turíbio, e que podem conversar com ele sobre isso também.

#3 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1862 posts

Postado 15 março 2009 - 13:08

Eu acho que tem muita gente que gostaria de competir, mesmo sem uma grande premiação. É bom lembrar que esse é um concurso muito importante e traz nome para quem vencer. Acho isso mais importante que uma grande premiação.

#4 Pedro Bernardi-Noleto

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 307 posts
  • Violões:Marcos Evangelista, 2008, SP/IN

Postado 15 março 2009 - 16:02

Cainho, acho que vc se confundiu. FENAVIPI é o Festival Nacional de Violão do Piauí.

#5 Gilson Antunes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1315 posts

Postado 15 março 2009 - 16:54

Se for a feira internacional, chama-se FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty).

#6 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1862 posts

Postado 15 março 2009 - 18:02

HUAHUAHUA... é mesmo, desculpa!!! Vô edita, calma ae!! O lance é que parati, além de ter um bom número de pessoas durante esse festival, ainda possui igrejas e outros lugares com boa acústica para instrumentos de pouco volume, como o violão. Por isso acho que seria uma boa opção. Bom, quanto a FENAVIPI, apesar da embolação dos nomes (que, convenhamos, são um pouco parecidos) o festival é demais.

#7 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9190 posts

Postado 15 março 2009 - 20:30

Cainho, o concurso sempre foi uma coisa feita com muito cuidado e ninguém mais que o Turíbio tem vontade de reativá-lo e capacidade para fazer isso.
Se não fez, é porque a coisa realmente está muito braba.
O concurso não pode ser realizado em Parati ou em lugar nenhum. O Museu Villa-Lobos é no Rio, as provas são na Cecília Meirelles, a final é com uma orquestra do Rio, eles provavelmente dependem da prefeitura do Rio. Parati mal tem um sala de espetáculos.
Se um estrangeiro vem ao Brasil para participar do concurso, o concurso é responsável por ele. Pra quem não conhece o Rio, é uma cidade extremamente perigosa. A chance de acontecer alguma coisa ruim é muito alta.
O Brasil é longe pra dedéu, uma passagem da Europa pra cá custa o equivalente ao que era o 3o prêmio do concurso. Um concurso que não oferece prêmios de nível internacional não tem prestígio nenhum, ninguém vem só pelo nome. Concursante quer concertos e dinheiro. Um primeiro prêmio inferior a 10 mil dólares não dá nem pra saída; tá cheio de concurso na Espanha que paga mais que isso. Comparando com os prêmios que vemos em concursos de canto ou piano, 10 mil dólares é ajuda de custo. E o concurso Villa-Lobos também tinha piano e canto.
Portanto, estamos falando de um primeiro prêmio de pelo menos 15-20 mil dólares para chamar a atenção de concorrentes internacionais de boa categoria.

#8 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 15 março 2009 - 20:41

E nessa época, gente como o Pedrassoli e o Becker chegam junto. Às vezes acho que a gente aqui no Rio não dá o devido valor.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#9 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1862 posts

Postado 15 março 2009 - 21:25

Zanon, você veria uma alternativa para que voltasse a ocorrer esse concurso? Eu entendo a inviabilidade de ter esse concurso em Parati pela infra-estrutura, mas lá não tería uma igreja com boa acústica para uma orquestra? Eu acho que sería saudável que nós podessemos chegar a um consenso que possa ajudar a viabilização de um concurso desse porte. Uma empresa como a Petrobras bem que podería auxiliar financeiramente um concurso desses. Alguém aqui que tivesse contato podería fazer essa ligação com alguma empresa e explicar a importância de um evento desse para a cidade do Rio de Janeiro e para o Brasil em geral.

#10 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 15 março 2009 - 21:39

Cainho, desiste; para patrocínio da Petrobrás rola um caderno de exigências, um saco. E para ser Villa, teria que ser no Rio, onde fica o museu e onde sempre se realizou. Deve ter o Villa-Lobos nacional este ano, concurso que era uma espécie de abre-alas para o internacional. E lá, uma tradição da cidade, só acontece por obra e graça da garra da Gracinha Neves e equipe.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com