Ir para conteúdo

os instrumentos antecessores do violao

11 respostas neste tópico

#1 oii

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 1 posts

Postado 16 março 2009 - 21:31

qual é os instrumentos antecessores do violao?[guitarra nos E.U.A] por favor estou começando na aula de guitarra e tenho uma liçao para amanha

#2 L. Latú

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1246 posts

Postado 16 março 2009 - 23:04

Alaúde, vilhuela, guitarra barroca, viola portuguesa.
Se eu estiver errado, me corrijam, por favor.

Leandro Latú
www.youtube.com/llpopzera

#3 Westphalen

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 267 posts
  • Interests:Período Barroco - Particulamente, J.S.Bach e Vivaldi (não que eu saiba tocar alguma coisa deles)

Postado 17 março 2009 - 09:26

QUOTE(Leandro Latú @ Mar 16 2009, 11:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Leandro Latú

Desculpe Leandro, Está! E de forma nenhuma entenda como algo pessoal, por favor! Você foi super bem intencionado e educado.

Jamais fiz a lição de casa do meu filho, sempre o ajudo a entender, trabalhar lógica, curiosidade, ensino a pesquisar, ser organizado, se é para amanhã faça ontem, não dê o peixe ensine a pescar, semana que antecede provas não tem jogos de nenhuma espécie, como ele estuda a tarde, todas as manhãs são dedicadas a estudo e atividades (sem tv, computador, ps2, GBA, Nintendo DS, PSP) e todas as coisas necessárias para que ELE se responsabilize por tudo na vida.
Hoje são os instrumentos antecessores, amanhã a pergunta será qual ?
Creio que em menos de 10 minutos a resposta pode ser encontrada em mecanismos de busca.
E o pior, é que se apresentar essa resposta a terceiros e o professor disser que está errada, é bem provável que alguém jogue a culpa do erro nas suas costas.

#4 Alvaro Henrique

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4609 posts

Postado 17 março 2009 - 10:49

Os antecessores do violão foram... o violão!

O violão passou por diversas transformações, que continuam em acontecimento, mas desde a Babilônia (atual Iraque) um violão só se origina de outro violão.

Alaúde e afins são instrumentos de outra origem - Pérsia, atual Irã -, que conviveram juntos.

A vihuela sim podemos dizer que é um instrumento que, na sua época, teve como antepassados o violão e o alaúde, pois foi um instrumento novo, fruto da fusão da afinação e cordas do alaúde com o corpo e a estrutura de um violão. Só que vihuela e alaúde entraram em desuso e o violão continuou sem caminho.

A viola caipira talvez tenha sua origem na vihuela.

Nos anos 40 a 60 várias das informações que temos hoje não eram lugar-comum, e diversos livros e escritos daquele tempo falam, ERRONEAMENTE, de uma evolução do violão a partir do alaúde e da vihuela. Já há pelo menos 20 anos todo o meio acadêmico sabe que isso é um engano, e que as mudanças do violão ao longo da estória tem tanto a ver com o alaúde como com o oboé - ou seja, absolutamente p.n.
Alvaro Henrique - http://www.alvarohenrique.com
Associação de Violão de Brasília (BRAVIO): http://www.bravio.blogspot.com - Confira: http://www.impostometro.org.br/

#5 KRISHNA

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 404 posts
  • Violões:Ignacio Fleta 1954 (Barcelona - Espanha) Sp/In.

Postado 17 março 2009 - 13:12

QUOTE(Westphalen @ Mar 17 2009, 09:26 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Jamais fiz a lição de casa do meu filho, sempre o ajudo a entender, trabalhar lógica, curiosidade, ensino a pesquisar, ser organizado, se é para amanhã faça ontem, não dê o peixe ensine a pescar, semana que antecede provas não tem jogos de nenhuma espécie, como ele estuda a tarde, todas as manhãs são dedicadas a estudo e atividades (sem tv, computador, ps2, GBA, Nintendo DS, PSP) e todas as coisas necessárias para que ELE se responsabilize por tudo na vida.
Hoje são os instrumentos antecessores, amanhã a pergunta será qual ?
Creio que em menos de 10 minutos a resposta pode ser encontrada em mecanismos de busca.
E o pior, é que se apresentar essa resposta a terceiros e o professor disser que está errada, é bem provável que alguém jogue a culpa do erro nas suas costas.

Parabéns pela colocação Westphalen, justamente sua resposta veio logo depois de eu ter lido aqui no fórum um post de alguém que está fazendo "pesquisa" utilizando esse procedimento de lançar perguntas sobre um determinado assunto pretendendo colher as informações já "digeridas" e processadas. Ora, assim é muito fácil, fico pensando nos orientadores de essas pessoas (pois são vários) e algumas em cursos de pos-graduação (o que é bem pior) sobre o que é que estão orientando, pois orientação involucra tudo, metodologia incluida, of course. Parece que estão fomentando a cultura do "comodismo", plantar verde para colher maduro.

#6 Milton Costa

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1542 posts

Postado 17 março 2009 - 14:53

Caro Krishna,

O pessoal não quer nem ter o trabalho de viajar alguns quilometros para ter aula de violão! isso quando não é ao lado da sua casa, imagina com matérias " teóricas".

E se observarmos com atenção, veremos que dos que dizem que não podem pagar as aulas, 90% podem, só não acham nescessário.

#7 Nilo Sergio

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 366 posts

Postado 17 março 2009 - 15:26

Ok! O violão veio do violão. É inegável também o diálogo hstórico entre os instrumentos de cordas, através de músicos e construtores, um instrumento influenciando o outro. O violão atual (talvez seja melhor falar "os vários tipos de violão da atualidade"...) é um fruto de muito trabalho.

#8 Marcos Araújo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 92 posts
  • Interests:Violão - Pesquisas relacionadas à performance - Repertório - Concursos - Professores
  • Violões:<Jorge Rafael><2007><Abeto/Jacarandá>

Postado 17 março 2009 - 15:37

Discordo da tempestade gerada. Acho que o Forum, sendo especializado e com membros a altura, serve para trocar informações. Quem sabe, ou pelo menos tem algum caminho deve responder!
Isso porque hoje em dia existe uma diversidade sem tamanho de informações que circulam por aí através da internet. E como todos sabem, internet é livre, podendo ter coisas sérias e outras nada sérias.
Então, instrumentos antecessores do violão? "ah, sim, você pode visitar o site x, ali você irá encontrar algumas luzes para essa pergunta". Ou "ah, tem o livro do ciclano, dê uma olhada". Isso não são informações digeridas, mas sim, caminhos. Cada um irá digerir diferente, pois são vários os vieses que um assunto pode ser abordado.
Resumindo: concordo em não dar as respostas prontas, mas apontar caminhos sempre incentivando a pesquisa, seja ela pura ou aplicada.

Marcos.

#9 Milton Costa

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1542 posts

Postado 17 março 2009 - 15:50

Marcos<<Resumindo: concordo em não dar as respostas prontas, mas apontar caminhos sempre incentivando a pesquisa, seja ela pura ou aplicada. >

Caro Marcos! você tem a perspectiva certa da coisa, o que infelizmente não é o habitual, em se tratando da parte prática então, o sujeito não quer só os caminhos, ele quer que você empreste o carro pra ele ir, pois se tiver que ir de ônibus ...

#10 Westphalen

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 267 posts
  • Interests:Período Barroco - Particulamente, J.S.Bach e Vivaldi (não que eu saiba tocar alguma coisa deles)

Postado 17 março 2009 - 16:06

Sobre a expressão "tempestade gerada", não creio que de forma nenhuma houve algo deste nível, sequer uma marolinha como diria o Luiz Viajandaço da Silva. Já presenciei mares extremamente revoltos e ventos ciclônicos aqui no fórum. Não houve desacatos e nem retratações. Todos foram muito polidos e levantaram assuntos bem importantes.

Sobre o âmago da questão, que foi perguntar e ir aguardar para ver a resposta - ainda jogando a situação que é para amanhã, isso denota e muito falta de interesse e comodismo - vi muito isso em sala de aula. Inclusive em algumas turmas, quando da aula inaugural assumindo uma turma, deixava claro que não iria reprovar ninguém, se houvesse interesse em participar e aprender, que ocupassem as primeiras carteiras, deixasse um espaço livre nas colunas e a turma do fundão poderia permanecer dentro da sala em absoluto silêncio, assim de imediato passava a ensinar digamos da turma de 40, uns 10. Meus problemas eram cortados por 1/4. Talvez aqui alguém possa pensar, que tipo de professor eu sou, já que não está preocupado com os alunos desinteressados. Do tipo que sabe que não se ensina nada a um aluno que não quer aprender.
Hoje em dia, quando quase tudo é Copiar Colar, vejo trabalhos de alunos idênticos aqueles encontrados na Wikipédia, nas páginas iniciais do Google e assim prossegue. Que iremos fazer para mudar o mundo ? Eu comecei ensinando o meu filho como estudar !