Ontem fui assisti um recital de formatura numa das universidades locais aqui na minha cidade nos EUA. Chegando lá, por curiosidade, perguntei ao professor qual era o padrão técnico esperado dos estudantes ao longo do curso de graduação. Ele me explicou tudo e abaixo eu reproduzo os requerimentos de escalas:
Exame de admissão: semínia M.M. 80, executado em semi-colcheias
No termino do primeiro ano: 100
No termino do segundo ano: 120
A partir do terceiro ano não há mais avaliações técnicas.
As universidade brasileiras tem requerimentos parecidos? Alguém sabe quais são?
Escalas
Criado por Joao de Lima, 19 Mar 2009 19:05
58 respostas neste tópico
Postado 19 março 2009 - 19:05
Postado 19 março 2009 - 19:48
até onde eu sei não
Postado 20 março 2009 - 13:37
Você estuda/estudou violão em universidade no Brasil Rodrigo? Não houve qualquer tipo de requerimento técnico para passar de um ano para o outro?
Postado 20 março 2009 - 13:51
Nunca ouvi falar em nada do tipo por aqui também.
André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com
Postado 20 março 2009 - 14:13
João, requerimentos técnicos existem. Agora, não tão mecânico quanto esse. Tem bacharel de faculdade que saí não muito técnico, mas muitas vezes com uma grande musicalidade. A técnica não quer dizer grandes coisas se a pessoa não souber usá-la em proveito da música.
Postado 20 março 2009 - 15:10
Sim, claro, entendo perfeitamente. Certa competência técnica, no entanto, deveria ser exigida dos alunos ao meu ver. Se não for assim é capaz das escolas formarem alunos que são grandes músicos mas cujo repertório é bem limitado.
Postado 20 março 2009 - 15:21
Técnicamente é exigido sim. Só não é algo primordial você sair tocando, por exemplo, as bagatelas do Walton. O que quero dizer é que, as vezes, um aluno com muita musicalidade e com não tanta técnica pode se formar sem problemas.
Postado 20 março 2009 - 15:38
Dá pra se formar bacharel sem tocar (ou sem ter dedo pra tocar) as Bagatelas do Walton?
Considerando o nível das peças, que não são fáceis mas também nada têm de transcendentes, eu acho que isso seria um buraco inaceitável na formação.
Considerando o nível das peças, que não são fáceis mas também nada têm de transcendentes, eu acho que isso seria um buraco inaceitável na formação.
O covarde não começa, o fracassado não termina, o vencedor não desiste.
Canal do YouTube: http://www.youtube.c...mariosfernandes
Textos: www.portadapalavra.blogspot.com
Canal do YouTube: http://www.youtube.c...mariosfernandes
Textos: www.portadapalavra.blogspot.com
Postado 20 março 2009 - 15:45
A questão não é tocar as bagatelas, a questão é entendê-las. Técnica por sí só não é nada, mais importante é entender as músicas.
Postado 20 março 2009 - 15:47
Uma coisa é não se sentir confortável com determinado tipo de peça e decidir não tocar; outra é não conseguir tocar, especialmente peça do repertório. Seria uma falha imperdoável o cara não conseguir tocar isso, por exemplo.