Ir para conteúdo

Site do John Williams

5 respostas neste tópico

#1 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 11 abril 2009 - 21:46

Um amigo acabou de me mandar, não pude ver ainda:
http://www.johnwilliamsguitarnotes.com/
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#2 Westphalen

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 267 posts
  • Interests:Período Barroco - Particulamente, J.S.Bach e Vivaldi (não que eu saiba tocar alguma coisa deles)

Postado 11 abril 2009 - 22:49

Fraco... Não tem nem como rotular como simplista! Não tem conteúdo. Creio que está voltado para a venda do CD From a Bird. Só!

#3 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 11 abril 2009 - 22:52

Acabei de olhar, me deu a impressão que ainda está no começo, creio que ele vai colocar coisas lá mais à frente.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#4 Westphalen

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 267 posts
  • Interests:Período Barroco - Particulamente, J.S.Bach e Vivaldi (não que eu saiba tocar alguma coisa deles)

Postado 12 abril 2009 - 00:13

Concordo Ricardo.
Vamos torcer para que se transforme em um repositório digno de Vossa Majestade J.Williams!

#5 pinaud

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 292 posts

Postado 12 abril 2009 - 11:22

Olá,

Eu também acho que está no começo. E em "News" está previsto a disponibilização dos arranjos das "Valsas Poéticas" e de um concerto do Vivaldi.

Achei a iniciativa muito bacana... de um despreendimento incrível. Poucos violonistas, me lembro rapidamente apenas do Sérgio Abreu, liberam seus arranjos consagrados gratuitamente, ao invés de publicá-los. A grande maioria não faz uma coisa nem outra. Por exemplo, as "Valsas Poéticas" não possuem um arranjo convincente publicado até hoje, o que obriga quem quer estudar essa música a ter que arranjar de cunho próprio, ouvir muito o Julian Bream e quebrar a cabeça para resolver sozinho uma série de questões. Ou seja, um trabalho absurdo, que muitas vezes não gera um resultado positivo se levarmos em conta a carga de trabalho envolvida no processo de preparação da obra.

Um profissional que se identifica com a música, pode se dedicar a um trabalho desse porte com uma certa tranquilidade... mas um estudante em fase de profissionalização muitas vezes tem de se focar em repertório standard, aprimoramento técnico, etc...
o que inviabiliza a montagem de uma obra dessas no curto prazo...

Por exemplo, não é mais seguro para um aluno estudar a Sonata do Paganini pela versão do Sérgio Abreu, que é maravilhosa e comprovadamente funciona... do que o próprio aluno ter um trabalho extra para realizar seu próprio arranjo e o resultado final não chegar nem próximo do alcançado pela versão já consagrada?

Abração,

Pedro Pinaud

#6 Geraldo V.

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 765 posts

Postado 12 abril 2009 - 23:02

QUOTE(pinaud @ Apr 12 2009, 11:22 AM) <{POST_SNAPBACK}>
....
Achei a iniciativa muito bacana... de um despreendimento incrível. Poucos violonistas, me lembro rapidamente apenas do Sérgio Abreu, liberam seus arranjos consagrados gratuitamente, ao invés de publicá-los. A grande maioria não faz uma coisa nem outra.
...

No caso do JW e JB, eles poderiam publicar os seus arranjos que se tornariam best-sellers imediatos entre os estudantes de violão. Então, o que segue não diminui em nada o gesto do John Williams. Porém, é bom observar que ele está liberando a partitura, mas não os direitos autorais sobre as peças e arranjos. Quem for gravar ou tocar em público continua tendo que se entender com o editor.

Pedindo emprestado de uma discussão do grupo rmcg, John Williams deu uma entrevista no Classical Guitar Magazine de março dando a entender que iria criar este website.

When you publish music with music publishers, the arranger, or the
transcriber or even the composer sometimes, if a piece sells for 10
GBP for example, they might get 80 pence or something like that. But
that costs 10 GBP in today's economic circumstances, even before the
latest crisis, and for a young student in Indonesia or in Kenya or in
Nigeria, it's impossible. A lot of them get photocopies when they can
but a lot of them simply can't afford it, and don't have the music at
all. Now the least I can do, after a long time of playing concerts and
having a very nice life, thank you very much, is to provide music
which they can get hold of for nothing. If a performer, like a solo
guitarist wants to make a CD or perform it in public, the usual rules
of copyright still apply; they have to pay copyright for that sort of
reproduction, but with the sheet music, for the sake of me getting an
extra 80 pence, it gives me much more pleasure that someone in Nigeria
or Kenya or wherever, maybe here, in Wigan of Hull, if they want that
piece of music, can easily have a copy of it.