Oi Pessoal,
Estou pretendendo iniciar uma pesquisa a respeito das metodologias de ensino da Adolfina Távora. Sempre me intrigou o fato de ela ter sido a responsável pelo início da formação de duos como os Abreus e os Assads. Pretendo investigar quais eram as metodologias dela, se poderiam ser aplicadas hoje em dia e também levantar dados sobre a importância dela para o desenvolvimento do violão no Brasil.
Gostaria que quem puder me ajudar indicando, inicialmente, as coisas que já foram escritas sobre ela, para eu iniciar um levantamento bibliográfico para o trabalho.
Para falar a verdade, tenho muito pouca coisa que cita algumas informações sobre ela e a metodologia dela: A dissertação do Luciano de Morais, a do João Paulo Figueiroa, algumas entrevistas com os Assads e Abreus, o dicionário de Prat, o artigo dela que rolou por aqui e os programas de rádio do Zanon. Qualquer indicação será bem vinda! Acho que pode ser diretamente aqui no fórum ou por MP.
Além dessas indicações de referências, tenho uma dúvida inicial que acho que muitos daqui do fórum poderão me ajudar: é costume dizer que ela só teve quatro alunos (os Assads e os Abreus), mas já vi inúmeras referências onde são citados outros violonistas que teriam tido aulas com ela como o Jodacil Damasceno, Sérgio Fernandes, Sergio de Pinna, Flavio Apro, Juan Daniel Cabrio, entre outros. Então, finalmente, ela teve ou não outros alunos? Aquela afirmação seria porque só os Assads e Abreus tiveram aulas regulares e por mais tempo ou essa é uma informação equivocada que vem sendo repassada?
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda ou colaboração para que eu possa levar em frente esta pesquisa. Abraços
Pesquisa sobre Monina Távora
Criado por Joao Raone, 16 Abr 2009 10:04
4 respostas neste tópico
Postado 16 abril 2009 - 10:04
Postado 16 abril 2009 - 11:16
O Gaetano Galifi, que é um dos membros da Camerata de Violões, também estudou com a Monina por um bom tempo. Ele dá aula no Conservatório Brasileiro de Música, aqui no Rio de Janeiro. Talvez ele possa te ajudar!
Um abraço e boa sorte.
Um abraço e boa sorte.
Postado 19 abril 2009 - 12:00
Obrigado pela informação Ricardo! Se vc ou alguém do Fórum tiver o email do Gaetano, por favor, me enviem por MP.
No momento, estou buscando qualquer material já escrito sobre Monina, mas, em breve, se realmente eu resolver levar a pesquisa em frente, farei várias entrevistas com as pessoas que tiveram contato com ela.
De qualquer forma, pelo jeito, parece que a Monina teve outros alunos regulares e não apenas os Abreus e Assads como normalmente é do conhecimento da maioria...
Abraço a todos e agradeço qualquer outra informação sobre o assunto.
No momento, estou buscando qualquer material já escrito sobre Monina, mas, em breve, se realmente eu resolver levar a pesquisa em frente, farei várias entrevistas com as pessoas que tiveram contato com ela.
De qualquer forma, pelo jeito, parece que a Monina teve outros alunos regulares e não apenas os Abreus e Assads como normalmente é do conhecimento da maioria...
Abraço a todos e agradeço qualquer outra informação sobre o assunto.
Postado 19 abril 2009 - 12:56
Ela teve vários alunos eventuais, alguns por algum tempo, longo tempo só os Abreu/Assad. O próprio Galifi, nõa faço idéia de quanto tempo ele estudou com ela.
Postado 19 abril 2009 - 13:13
Oi, João.
O Flávio Apro fez muitas aulas com ela. Ele ia de São Paulo até a fronteira apenas pra isso. Algumas aulas foram, se não me engano, através de fitas cassete. Ele gravava, enviava e ela lhe respondia com uma longa carta (eu cheguei a ler algumas, todas elas interessantíssimas). Vou te passar o e-mail do Apro por MP.
Abraço e parabéns pela pesquisa, que é muito oportuna e importante.
Gilson Antunes
O Flávio Apro fez muitas aulas com ela. Ele ia de São Paulo até a fronteira apenas pra isso. Algumas aulas foram, se não me engano, através de fitas cassete. Ele gravava, enviava e ela lhe respondia com uma longa carta (eu cheguei a ler algumas, todas elas interessantíssimas). Vou te passar o e-mail do Apro por MP.
Abraço e parabéns pela pesquisa, que é muito oportuna e importante.
Gilson Antunes