Ir para conteúdo

Ecos do Chat

80 respostas neste tópico

#51 dany.eudes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1478 posts
  • Violões:Tessarin 2006 SP

Postado 03 maio 2009 - 11:24

Leo,
você está com sorte. Este assunto foi debatido em umas 15 páginas neste tópico:
http://www.violao.org/index.php?showtopic=3100

Michael esculhambou a digitação de Segovia e, naturalmente, Segovia não gostou nem um pouco.
Este acontecimento é a Capitu do universo violonístico...

Com a devida venia do Marcelo Kayath, aqui um vídeo com uma paródia. É um "resumo", com bom humor,
daquele fato, para os não anglo-parlantes:

http://www.youtube.com/watch?v=y0ggKIwfCt8€
dany.eudes

#52 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1865 posts

Postado 03 maio 2009 - 11:45

O problema é que o Segovia levava a sério a palavra aluno, que quer dizer sem luz. Ele era um professor muito tradicionalista, sempre achando que era o detentor do conhecimento e que o resto estava só aprendendo.

#53 leo.venancio

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 228 posts
  • Violões:Samuel Carvalho 2006 SP/BG

Postado 03 maio 2009 - 12:23

Muito obrigado Dany, agora entendi tudo.

#54 Atanasio Junior

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 596 posts

Postado 03 maio 2009 - 15:41

Oi Marcelo Kayath, gostaria primeiramente de dizer que o considero, como a maioria aqui, um dos melhores violonistas que esse país já produziu, ao lado de Sérgio, Eduardo Abreu e Geraldo Ribeiro, entre outros e é uma honra muito grande para nós compartilhar de seu conhecimento. Minha pergunta é: na contemporaneidade quais são os violonistas que você vê como constituintes de uma arte musical vinculada ao "violão orquestra". Quais os atuais violonistas que mais se evidenciam como referência para essa abordagem violonística? Abraços.

#55 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1865 posts

Postado 03 maio 2009 - 15:51

Boa pergunta, Atanásio! Eu também gostaria de saber.

#56 Leo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 31 posts

Postado 03 maio 2009 - 19:20

QUOTE(Marcelo Kayath @ May 2 2009, 11:27 AM) <{POST_SNAPBACK}>
QUOTE(Ricardo Dias @ May 1 2009, 21:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Uma coisa que acho que a galera não entendeu muito bem é o conceito básico do "orquestra" versus "piano". Após uma troca de mails com colegas do fórum achei melhor dar uma esclarecida, e se eu falar algo indevido, o Marcelo me corrige.
Quando ele fala de orquestra, não está falando de arroubos exagerados, não está falando de tocar a la Sebastian Maroto, cheio de rubatos, vibratos, acelerandos, diminuendos, o diabo; não é isso, mas dar um caráter pessoal à peça, interpretá-la, ao invés de se limitar a acertar as notas. E a questão correlata, que é o tipo de violão, vai em cima disso: usar um instrumento que te permita usar o colorido que deseja. Basta ouvir o Marcelo no Youtube que se nota que nem de longe ele sai papagaiando as músicas, mas sim dá um colorido discreto e pessoal. E é esse colorido que a mim faz muita falta nos mais novos, com raras exceções.

É exatamente isso, Ricardo. Sem lambança, com bom gosto, sem passar a carne do ponto, porque ninguém gosta de comer carne queimada. Avançamos muito tecnicamente nos últimos 20 aos, mas às vezes parece que regredimos musicalmente. Recomendo a todos ver um trecho do filme "Segovia in Los Olivos" onde Segovia demonstra os diferentes coloridos do violão e "os sons de orquestra" que podem ser obtidos do violão. É uma grande aula. Acho que tem no YouTube. Abraços.

QUOTE(Leo @ May 1 2009, 23:10 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Boa noite,
sou frequentador assíduo do fórum, entretanto, pouco ou quase nada participo, por falta de conteúdo musical, mesmo.
Quero parabenizar todos que fazem esse fórum acontecer, pois o nível é de alta qualidade.
Não sei se a minha pergunta para o Marcelo será relevante, pois acredito que está mais no nível da minha curiosidade; Mas, vou fazê-la. Em diversos momentos ele ressalta a importância do repertório, inclusive, ressalta que este foi um dos princípios usados por Segovia para colocar o violão no nível de outros instrumentos. Qual é a sua impressão com relação às composições para violão como: Sequenza de Luciano Berio, estudos percussivos de Arthur Kampela, entre outras peças desse gênero onde se explora o lado percussivo/rítmico do violão. Você acredita que esse tipo de peça conduzirá o violão, cada vez mais, ao nível de outros instrumentos. Você teria essas peças no seu repertório?
Desde já, agradeço-lhe pela atenção.

FORTE ABRAÇO!!!

Sou favorável a todo tipo de experiência musical. Eu mesmo durante muitos anos toquei a Ritmata de Edino Krieger no fechamento de todos os meus recitais (inclusive na final do Concurso de Paris). Conheci o Arthur Kampela no RJ quando nós dois tínhamos 15-16 anos, e ele já demonstrava um talento excepcional e mãos privilegiadas para o instrumento. Os estudos do Artur são muito interessantes. Lembro quando ele estava compondo o Fandango e levou na minha casa a primeira versão da peça. Foi outro susto! percebi logo que ia ter que estudar muito para conseguir tocar a peça, já que as coisas vêm naturalmente para o Artur e não tanto para nós, meros mortais.
Não acho que seja uma questão de perguntar se esse tipo de peça colocará o violão no nível dos outros instrumentos. O repertório é um todo, de Mudarra a Berio. É o repertório como um todo que vai nos possibilitar mostrar a nossa arte. Recomendo um repertório variado, mostrando sempre as diferentes facetas do violão. É bacana ouvir a Espiral Eterna bem tocada ou um Canticum de vez em quando. É meio cansativo ouvir um recital inteiro com músicas apenas de um período. abraços e obrigado pelo interesse no debate.

Quero antes de mais nada dizer-te que sou muito fã do Arthur Kampela. Acho os estudos percussivos DEMAIS!!! Mas é uma pena que essas peças são pouco tocadas, pois o público em geral, exceto alguns violonistas, não se interessam por essa tipo de música para violão. Bom, pelo menos é essa a sensação que eu tenho. Posso estar enganado.
Enfim, mais uma vez, muito obrigado!!!

#57 Marcelo Kayath

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 88 posts

Postado 03 maio 2009 - 19:38

QUOTE(dany.eudes @ May 3 2009, 11:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Leo,
você está com sorte. Este assunto foi debatido em umas 15 páginas neste tópico:
http://www.violao.org/index.php?showtopic=3100

Michael esculhambou a digitação de Segovia e, naturalmente, Segovia não gostou nem um pouco.
Este acontecimento é a Capitu do universo violinístico...

Com a permissão do Marcelo Kayath, aqui um vídeo com uma paródia. É um "resumo", com bom humor,
daquele fato, para os não anglo-parlantes:

http://www.youtube.com/watch?v=y0ggKIwfCt8€

Eu estava bem atrás do Michael quando aconteceu o episódio. Foi na terceira aula (eram quatro), já quase no final do curso. O Segovia vinha tolerando mudanças de digitação desde o início do curso (teve até um cara tocando a Chaconne com digitações bem diferentes), mas a medida que o curso foi passando ele foi ficando cada vez mais irritado. Aí apareceu o Michael tocando a Mallorca com digitações bem diferentes e tirando os portamentos etc. Segovia devia estar num dia ruim, e realmente explodiu, perdeu a paciência total. Foi um mal-estar geral. Imaginem que no dia seguinte eu ia tocar para ele o Fandango de Rodrigo, com muitas adaptações e digitações diferentes!!! suei frio, mas para a minha sorte no dia seguinte Segovia estava calmo e deixou eu passar com Fandango e tudo. Eu tb passei outro episódio interessante no curso, quando durante a Maja de Goya ele me interrompeu e me mandou solfejar a segunda parte, cantando mesmo, para eu sentir melhor a melodia....na frente de mil pessoas na platéia, logo eu, que canto meio mal. Mas foi uma grande aula. Como tb quando ele me interrompeu no meio da Variação X das Folias de Ponce, falando que eu estava muito preocupado com os dedos, e que eu deveria ficar mais preocupado com a música....grandes lições, grande Segovia! abraços

QUOTE(Atanasio Junior @ May 3 2009, 15:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Oi Marcelo Kayath, gostaria primeiramente de dizer que o considero, como a maioria aqui, um dos melhores violonistas que esse país já produziu, ao lado de Sérgio, Eduardo Abreu e Geraldo Ribeiro, entre outros e é uma honra muito grande para nós compartilhar de seu conhecimento. Minha pergunta é: na contemporaneidade quais são os violonistas que você vê como constituintes de uma arte musical vinculada ao "violão orquestra". Quais os atuais violonistas que mais se evidenciam como referência para essa abordagem violonística? Abraços.

Desculpe, mas essa pergunta é dinamite pura! olha a minha situação: se eu esquecer de mencionar alguém ou algum amigo, estou morto. Acho que no fundo sabemos quem são os violonistas, os pianistas e os artistas com "A" maiúsculo. Deixo para a consciência de cada um decidir quem é quem. Até porque até certo ponto é questão de gosto e subjetividade. abraços

#58 dany.eudes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1478 posts
  • Violões:Tessarin 2006 SP

Postado 03 maio 2009 - 19:47

...grandes lições, grande Segovia!

Diante do Segovia, deixaria cair o violão, me prostraria de joelhos e beijaria-lhe as mãos. blink.gif
Sempre bom ler o comentário de alguém que estava lá...
dany.eudes

#59 Antonio Carlos

Moderador

• Moderador
  • 1204 posts
  • Interests:Violão, Fagote, Clarinete. Música de câmara.

Postado 03 maio 2009 - 20:31

Olá Marcelo, obrigado pela sua participação. Marcelo, você gravou 04 discos em 03 anos, com repertórios diferentes, isso é muito impressionante. Estes discos foram gravados com repertório totalmente novo ou uma montagem de repertório novo com o que você já sabia? Você poderia dizer qual é a sua abordagem para aprender uma musica nova e como você faz para memoriza-la? (faço esta pergunta porque muitos iniciantes apenas leêm o fórum, sem postar nada, e este tipo de pergunta todo inicante tem na cabeça)
Abraços,
Antonio Carlos

#60 Paul

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 724 posts

Postado 03 maio 2009 - 21:13

QUOTE(Marcelo Kayath @ May 3 2009, 19:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu estava bem atrás do Michael quando aconteceu o episódio.

Muito interessante. Parece que foi o próprio Michael quem colocou este vídeos no
YouTube. Se ele teve acesso às sessões dele nesta masterclass, talvez seja
possível, pelo mesmo caminho, obter as sessões dos outros alunos.