olá,
Sempre tive vontade de conhecer a obra destes compositores para violão solo ou música de câmara com violão. Pelos poucos comentários que vi por aqui, parece que nenhum deles tem na música para violão seus momentos mais brilhantes. Alguem conhece algum site com listagem das obras, partituras em loja ou edições livres na internet?
Abraços,
Schubert, Berlioz, Weber
Criado por Rodrigo Castro, 19 Mai 2009 12:05
22 respostas neste tópico
Postado 19 maio 2009 - 12:05
Postado 19 maio 2009 - 12:08
Sei que existe um álbum com obras atribuídas a Berlioz, mas depois que foram publicadas parece que se descobriu que eram de Carulli, copiadas por Berlioz. realmente não é grande coisa.
Schubert e Weber, que eu saiba, só têm música de câmara.
Schubert e Weber, que eu saiba, só têm música de câmara.
Postado 19 maio 2009 - 13:27
Uma vez eu li que Schubert era tão pobre que não tinha condição de comprar piano e por isso compunha em um violão essa história procede?
Postado 19 maio 2009 - 14:31
acho que não, apesar de pobre ele viveu na alta sociedade e foi sustentado por amigos ricos por grande parte de sua vida...
Editado por margalho, 19 maio 2009 - 14:31.
Postado 19 maio 2009 - 15:06
O Schubert possuia e tocava violão, mas muitos contestam essa afirmação de que ele compunha ao violão as suas obras.
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
Postado 19 maio 2009 - 15:08
Mas não tinha piano, mesmo.
Postado 19 maio 2009 - 18:49
Schubert tenía violão, pero no parece que fuera muy diestro en su manejo. Si hubiera sido un buen violonista, habría compuesto obras de más calibre para el instrumento, sin duda.
En cuanto a Berlioz, es una lástima (para nosotros los violonistas) que se haya interesado tan a fondo por la composición orquestal. Posiblemente fuera un caso parecido de violonista muy amateur.
De Weber no conozco ninguna pieza original para violão, pero tiene un par de sonatas para piano fantásticas y poco conocidas.
Juan
En cuanto a Berlioz, es una lástima (para nosotros los violonistas) que se haya interesado tan a fondo por la composición orquestal. Posiblemente fuera un caso parecido de violonista muy amateur.
De Weber no conozco ninguna pieza original para violão, pero tiene un par de sonatas para piano fantásticas y poco conocidas.
Juan
Postado 19 maio 2009 - 23:32
Certo que obras como "Serenata" cai bem no instrumento. Dá até pra dizer que foi feito no violão.
Postado 20 maio 2009 - 01:13
Dezenas de canções dele foram publicadas com versão de violão na época, mas eram preparadas por Diabelli e outros.
Postado 20 maio 2009 - 19:41
Mertz transcreveu algumas canções de Schubert para violão. Nunca ouvi alguém interpretando, mas pelas partituras , parecem bem dificeis.