Ir para conteúdo

Cuidados Com o Violão

83 respostas neste tópico

#1 Joao de Lima

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1072 posts
  • Violões:
    Andrea Tacchi Bouchet
    Samuel Carvalho SE Cedro

Postado 03 junho 2009 - 00:00

Recentemente vendi dois violões e com o dinheiro comprei um novo. Esse instrumento novo chegou pelo correio e com ele um documento de três páginas explicando que cuidados tomar com o violão. Algumas das recomendações me pareceram exagero. O que vocês acham? As recomendações estão abaixo:

1 - A umidade deve permanecer sempre entre 45 e 55%.

2 - A temperatura deve permanecer sempre entre 18 e 27°C.

3 - Ao transportar o violão no carro com o ar condicionado ligado, o case deve ser colocado dentro de um saco plástico e o saco deve ser vedado.

4 - Nunca toque com o braço direito (para os destros) descoberto.

5 - Ao trocar as cordas, jamais retire todas as cordas de vez. É preciso trocar as cordas uma por uma para que a pressão das cordas sobre o braço seja mantida.

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 03 junho 2009 - 00:04

Quanto à umidade, quem fez deve saber os limites do instrumento; me parece exagero, mas seria melhor consultar o cara, pois me parece impossível manter dentro de limites tão estreitos. Troca de cordas, ok, mas uma vez por ano tire todas e dê uma limpeza na escala. E proteger o braço direito é uma boa idéía, mas sempre com um pano NATURAL, não sintético.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 Joao de Lima

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1072 posts
  • Violões:
    Andrea Tacchi Bouchet
    Samuel Carvalho SE Cedro

Postado 03 junho 2009 - 00:08

Essa de não poder tirar as cordas me pareceu muito estranho. O violão é enviado com as cordas folgadas. Horas e horas de viagem com as cordas frouxas. Por outro lado eu não posso tirar todas as cordas de vez por 10 minutos? Me parece excentricidade.

#4 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
    Spruce

Postado 03 junho 2009 - 00:19

Não é não. É sempre bom fazer isso, diminui o stress do tampo. Exceção quando for viajar, as cordas devem ser afrouxadas para evitar que a tensão se altere demais em casos de mudança súbita de umidade ou temperatura. Mas uma vez por ano é bom tirar tudo e dar uma boa limpeza!
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#5 Joao de Lima

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1072 posts
  • Violões:
    Andrea Tacchi Bouchet
    Samuel Carvalho SE Cedro

Postado 03 junho 2009 - 02:35

QUOTE(Ricardo Dias @ Jun 2 2009, 23:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
E proteger o braço direito é uma boa idéía, mas sempre com um pano NATURAL, não sintético.

Eu tenho reparado que vários panos vendidos para limpar violões são feitos de poliester (80%) e poliamida(20%). Se eu não me engano ambos são sintéticos, não é?

#6 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
    Spruce

Postado 03 junho 2009 - 03:19

Sim. Há combinações que TEORICAMENTE não são danosas, mas eu não arrisco. Me atenho ao bom e velho 100% cotton.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#7 Mauro Leite

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 1 posts

Postado 03 junho 2009 - 07:46

Olá sou novo por aqui(e no violão erudito) e esse tópico veio em uma boa hora. Vou ficar um ano na California a trabalho e lá o clima é muito seco. Tenho um Samuel Carvalho que adquiri há pouco e vou levar. Quais os cuidados quanto ao transporte e humidade que devo tomar?
Abraços
PS:Parabéns pelo fórum

#8 Mário Sérgio

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 360 posts
  • Violões:Di Giorgio Autor 3, 1984; Polegário/2008 (Pinho, Jacarandá Indiano, Ébano)

Postado 03 junho 2009 - 08:36

E daí João não vais dizer qual é o seu novo instrumento e postar fotos para gente conhecer a criança?

Abraços.
"Saber reconhecer a nossa ignorância é mesmo uma das mais belas e seguras garantias de que não carecemos da faculdade de julgar". Montaigne

#9 Zanetti

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 804 posts
  • Interests:Violão , fotografia
  • Violões:Marcos Jackel 2009-SP/BR
    Luthier Barros 2007-CD/BR
    Sergio Abreu 2011-SP(OS)/IN

Postado 03 junho 2009 - 11:42

QUOTE(Ricardo Dias @ Jun 3 2009, 00:04 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Quanto à umidade, quem fez deve saber os limites do instrumento; me parece exagero, mas seria melhor consultar o cara, pois me parece impossível manter dentro de limites tão estreitos. Troca de cordas, ok, mas uma vez por ano tire todas e dê uma limpeza na escala. E proteger o braço direito é uma boa idéía, mas sempre com um pano NATURAL, não sintético.

Obrigado pela sua dica de como limpar a escala , com bombril e bastante força..confesso que fiquei com medo que riscasse, mas deu certo!

Zanetti

Editado por Zanetti, 03 junho 2009 - 11:43.

#10 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
    Spruce

Postado 03 junho 2009 - 11:45

QUOTE(Mauro Leite @ Jun 3 2009, 07:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá sou novo por aqui(e no violão erudito) e esse tópico veio em uma boa hora. Vou ficar um ano na California a trabalho e lá o clima é muito seco. Tenho um Samuel Carvalho que adquiri há pouco e vou levar. Quais os cuidados quanto ao transporte e humidade que devo tomar?
Abraços
PS:Parabéns pelo fórum

Oi, Mauro, bem-vindo!
No transporte, afrouxe as cordas; quanto à umidade, melhor ligar para o Samuel.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro