Recentemente vendi dois violões e com o dinheiro comprei um novo. Esse instrumento novo chegou pelo correio e com ele um documento de três páginas explicando que cuidados tomar com o violão. Algumas das recomendações me pareceram exagero. O que vocês acham? As recomendações estão abaixo:
1 - A umidade deve permanecer sempre entre 45 e 55%.
2 - A temperatura deve permanecer sempre entre 18 e 27°C.
3 - Ao transportar o violão no carro com o ar condicionado ligado, o case deve ser colocado dentro de um saco plástico e o saco deve ser vedado.
4 - Nunca toque com o braço direito (para os destros) descoberto.
5 - Ao trocar as cordas, jamais retire todas as cordas de vez. É preciso trocar as cordas uma por uma para que a pressão das cordas sobre o braço seja mantida.
Cuidados Com o Violão
Criado por Joao de Lima, 03 Jun 2009 00:00
83 respostas neste tópico
Postado 03 junho 2009 - 00:00
Postado 03 junho 2009 - 00:04
Quanto à umidade, quem fez deve saber os limites do instrumento; me parece exagero, mas seria melhor consultar o cara, pois me parece impossível manter dentro de limites tão estreitos. Troca de cordas, ok, mas uma vez por ano tire todas e dê uma limpeza na escala. E proteger o braço direito é uma boa idéía, mas sempre com um pano NATURAL, não sintético.
Postado 03 junho 2009 - 00:08
Essa de não poder tirar as cordas me pareceu muito estranho. O violão é enviado com as cordas folgadas. Horas e horas de viagem com as cordas frouxas. Por outro lado eu não posso tirar todas as cordas de vez por 10 minutos? Me parece excentricidade.
Postado 03 junho 2009 - 00:19
Não é não. É sempre bom fazer isso, diminui o stress do tampo. Exceção quando for viajar, as cordas devem ser afrouxadas para evitar que a tensão se altere demais em casos de mudança súbita de umidade ou temperatura. Mas uma vez por ano é bom tirar tudo e dar uma boa limpeza!
Postado 03 junho 2009 - 02:35
QUOTE(Ricardo Dias @ Jun 2 2009, 23:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
E proteger o braço direito é uma boa idéía, mas sempre com um pano NATURAL, não sintético.
Eu tenho reparado que vários panos vendidos para limpar violões são feitos de poliester (80%) e poliamida(20%). Se eu não me engano ambos são sintéticos, não é?
Postado 03 junho 2009 - 03:19
Sim. Há combinações que TEORICAMENTE não são danosas, mas eu não arrisco. Me atenho ao bom e velho 100% cotton.
Postado 03 junho 2009 - 07:46
Olá sou novo por aqui(e no violão erudito) e esse tópico veio em uma boa hora. Vou ficar um ano na California a trabalho e lá o clima é muito seco. Tenho um Samuel Carvalho que adquiri há pouco e vou levar. Quais os cuidados quanto ao transporte e humidade que devo tomar?
Abraços
PS:Parabéns pelo fórum
Abraços
Postado 03 junho 2009 - 08:36
E daí João não vais dizer qual é o seu novo instrumento e postar fotos para gente conhecer a criança?
Abraços.
Abraços.
"Saber reconhecer a nossa ignorância é mesmo uma das mais belas e seguras garantias de que não carecemos da faculdade de julgar". Montaigne
Postado 03 junho 2009 - 11:42
QUOTE(Ricardo Dias @ Jun 3 2009, 00:04 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Quanto à umidade, quem fez deve saber os limites do instrumento; me parece exagero, mas seria melhor consultar o cara, pois me parece impossível manter dentro de limites tão estreitos. Troca de cordas, ok, mas uma vez por ano tire todas e dê uma limpeza na escala. E proteger o braço direito é uma boa idéía, mas sempre com um pano NATURAL, não sintético.
Obrigado pela sua dica de como limpar a escala , com bombril e bastante força..confesso que fiquei com medo que riscasse, mas deu certo!
Zanetti
Editado por Zanetti, 03 junho 2009 - 11:43.
Postado 03 junho 2009 - 11:45
QUOTE(Mauro Leite @ Jun 3 2009, 07:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá sou novo por aqui(e no violão erudito) e esse tópico veio em uma boa hora. Vou ficar um ano na California a trabalho e lá o clima é muito seco. Tenho um Samuel Carvalho que adquiri há pouco e vou levar. Quais os cuidados quanto ao transporte e humidade que devo tomar?
Abraços
Abraços
Oi, Mauro, bem-vindo!
No transporte, afrouxe as cordas; quanto à umidade, melhor ligar para o Samuel.