Olá, amigos!
Esse é o meu primeiro tópico aqui no fórum. Estou pensando em trocar de violão e pegar um modelo mais "clássico". Tenho um Giannini Série Estudo e penso em pegar um modelo acústico (penso até em abrir um outro tópico sobre qual modelo devo comprar, se for permitido aqui no fórum... já possuo alguns em mente).
Bem mas minha dúvida é a seguinte: esses modelos geralmente não são eletrificados, mas às vezes a gente gostaria de plugar numa caixa para tocar com amigos ou só para ouvir mesmo. Eu não teria coragem de levar o violão para que ele abrisse um buraco para colocar o Equalizador e o conector de saída. Pensando nisso, vi aqui que muitos recomendam "microfonar" o violão. Pesquisando, achei 2 modelos (clique para abrir o link):
• Captador "clip-on" - esse modelo possui um microfone e um clipe o qual podemos fixar na boca do instrumento.
• Captador Piezo com sucção - esse outro não possui microfone, mas sim um captador piezo e fixa-se ao violão por meio de uma ventosa.
Eu gostaria de saber de vocês se vale apena comprar algum desses modelos para poder "eletrificar" o meu instrumento. Creio que vá custar entre R$30 e R$60.
Obrigado a todos!
Captadores para Violão Nylon Acústico
Criado por Helder Barreto, 05 Jul 2009 14:01
3 respostas neste tópico
Postado 05 julho 2009 - 14:01
Postado 05 julho 2009 - 22:35
Tópico movido para a área de Instrumentos e acessórios.
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
Postado 05 julho 2009 - 23:13
huh, peço desculpas por ter postado no local errado. Isso não vai se repetir
Postado 06 julho 2009 - 08:58
Camarada.... por valores até 60,00, você não compra ABSOLUTAMENTE NADA que te dê um mínimo de qualidade!!!
Captador por ventosa, só conheço um, da Shadow, e é uma bela porcaria.... vc precisa usar um bom pré entre o Cap e a Mesa ou Ampli, pra tirar um som na melhor das hipóteses, razoável.
Microfone com Clip pra usar na boca do violão, que funciona, só vi o AT-70 da Audio Technica. É excelente... mas custa por volta de 700,00 aqui no brasil. Mas há um detalhe... com microfone, você nunca vai conseguir tirar um som descente em qualquer caixinha de som. Precisa de um equipamento com um mínimo de qualidade.
A melhor opção, com boa qualidade e que vc pluga em qualquer lugar e sai tocando, é o Fishman Matrix Infinity. Custa em torno de 600,00 aqui no Brasil, e você precisa fazer dois furos no instrumento. Um no cavalete pra descer o fio do captador, e um no tróculo pra por o Jack/Pré. Ela é ativa mas não tem EQ. Usa um Pré embutido no Jack onde Vc pluga, e dentro do violão vai um Mini Bag colado com velcro, pra armazenar a bateria. Se for instalada por profissional competente, é mais que ótima.
Quanto aos furos necessários para instalação... se bem feitos e tomados os devidos cuidados, não acarretam absolutamente dano nenhum ao instrumento. Nem estrutural, nem sonoro.
Basicamente é isso.... captação para violão com qualidade, tem que meter a mão no bolso mesmo!!!
abraço!
Captador por ventosa, só conheço um, da Shadow, e é uma bela porcaria.... vc precisa usar um bom pré entre o Cap e a Mesa ou Ampli, pra tirar um som na melhor das hipóteses, razoável.
Microfone com Clip pra usar na boca do violão, que funciona, só vi o AT-70 da Audio Technica. É excelente... mas custa por volta de 700,00 aqui no brasil. Mas há um detalhe... com microfone, você nunca vai conseguir tirar um som descente em qualquer caixinha de som. Precisa de um equipamento com um mínimo de qualidade.
A melhor opção, com boa qualidade e que vc pluga em qualquer lugar e sai tocando, é o Fishman Matrix Infinity. Custa em torno de 600,00 aqui no Brasil, e você precisa fazer dois furos no instrumento. Um no cavalete pra descer o fio do captador, e um no tróculo pra por o Jack/Pré. Ela é ativa mas não tem EQ. Usa um Pré embutido no Jack onde Vc pluga, e dentro do violão vai um Mini Bag colado com velcro, pra armazenar a bateria. Se for instalada por profissional competente, é mais que ótima.
Quanto aos furos necessários para instalação... se bem feitos e tomados os devidos cuidados, não acarretam absolutamente dano nenhum ao instrumento. Nem estrutural, nem sonoro.
Basicamente é isso.... captação para violão com qualidade, tem que meter a mão no bolso mesmo!!!
abraço!
Abraço!
Ivanhoé Ferreira Jr.
"...no mundo tem que ter de tudo, se não falta!!"