Ir para conteúdo

construçao tradicional vs construçao moderna

13 respostas neste tópico

#1 dranhitos

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 325 posts
  • Violões:Antonio Raya Pardo

Postado 17 julho 2009 - 23:47

Lamento pegar outra vez neste tema... mas é de facto dos meus preferidos icon_twisted.gif
Uma vez ouvi o ricardo a dizer num post, que um violão como o smallman(construção moderna), se tiver um acidende, será mais dificil de o concertar...e que este tipo de violões dão mais problemas quando se fala de durabilidade...
Gostaria de compreender quais as principais razões, explicadas de uma forma mais detalhada...
Acontece isso com todos os instrumentos de construçao moderna? englobando os de duble top? ou so os tipicos australianos com fibra de carbono?

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 17 julho 2009 - 23:49

Todo violão com tampo muito fino é mais frágil, e PROVAVELMENTE dura menos, por conta da secagem do tampo - mas isso só saberemos em alguns anos. Alguns Smalman estão desvalorizados aparentemente por isso. Violões com tampo em sanduíche, se quebrar, não é fácil consertar, por falta de acesso por trás.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 dranhitos

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 325 posts
  • Violões:Antonio Raya Pardo

Postado 18 julho 2009 - 00:12

Já vi que os de construção moderna são bons mas para os capitalistas... quando tiverem o violão estragado, compram outro...
De facto os australianos até metem impressão para que olha a expessura do tampo...
Eu já acho o tampo do meu raya pardo tão fino, mesmo sendo tadicional... hás vezes até me incomoda um pouco, quando penso que se bater em algum lado com ele, quebrará...
Qual é a medida da expessura de um tampo de construção moderna?

#4 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 18 julho 2009 - 00:27

Mas, se seu Raya quebrar, é simples consertar; um tampo duplo, não. E nõa é todo "moderno" que tem tampo fino.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#5 Fredtorres

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 450 posts

Postado 18 julho 2009 - 09:11

Conversando com alguns Luthiers, varios condenaram o uso do nomex, alguns falaram q a tendencia eh murchar!!! e a pessoa perder o violao!!!
não entendo de construção de instrumentos, não sei se corresponde a realidade. madeira balsa tambem eh bem fragil!!!
Quanto aos violoes de construção australiana, ao q parece vão perdendo suas qualidades muito rapido e, não conheci nenhum até hj com uma sonoridade realmente bonita, mesmo tocado por grandes artistas.
Ainda não conheço um violao moderno ou com nomex ou com fibra de carbono q tenham envelhecido, como um de construção tradicional, com madeiras nobres, ou seja quando mais tocado e bem tocado, melhor vai ficando.
Mas acompanho com interesse!!!

Editado por FredTorres, 18 julho 2009 - 10:25.

#6 wolf schmidt

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 361 posts

Postado 18 julho 2009 - 10:59

para mim tudo pode se for de madeira, pensa comigo, o que faz um violão bom melhor é a evolução da madeira ela é tocada e melhora, agora nomex fibra de carbono tambem evolui ou abre? eu acho que não, como o Ricardo disse é um pouco cedo para falar se um violão moderno terá vida ultil longa pois ainda são jovens, mas que os tradicionais duram isso sim , tem torres ainda em condições de uso, e os violões com esse materias modernos não costumam ter um timbre muito bonito eles tem bastante volume , geralmente definição, mas eu ainda não ouvi um timbre melhor do que de um violão tradicional.

Editado por wolf schmidt, 18 julho 2009 - 11:02.

Wolf Schmidt.
professor e luthier.

#7 Guilherme Jun

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 563 posts
  • Violões:Wolf Schmidt SP/IN (2009)

Postado 18 julho 2009 - 11:53

Falta oferecerem nomex de 30 anos, qualidade AAA. Ou fibra de carbono com os veios mais paralelos possíveis.
icon_twisted.gif tongue.gif
Guilherme J. F.

#8 wolf schmidt

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 361 posts

Postado 18 julho 2009 - 12:48

QUOTE(Guilherme Jun @ Jul 18 2009, 11:53 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Falta oferecerem nomex de 30 anos, qualidade AAA. Ou fibra de carbono com os veios mais paralelos possíveis.
icon_twisted.gif tongue.gif

ai talves eu acredite e passe a usar tambem rsrs
Wolf Schmidt.
professor e luthier.

#9 André - ANP

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 2000 posts

Postado 18 julho 2009 - 18:55

O melhor double top que ja toquei foi um Gernot Wagner de 1998 (11 anos). O violão estava um estouro, com MUITO som e ja bem mais maduro do que os mais novos dele. Se vai durar mais 30 anos assim? Não sei, mas até os 11 anos eu garanto que o violão vai amadurecer.
Quanto aos tradicionais, tem muito violão com essa técnica de construção "alla" Torres que é muito frágil. Romanillos e Rubio são dois exemplos.
Ja os Hauser, os Simplicio e os Santos Hernadez são hiper duráveis.

#10 Edson Valencio

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 16 posts

Postado 24 julho 2009 - 15:10

Ola Amigos

Este topico, coincide com uma conversa de "atelier" que estava tendo com um violonista hoje, sobre a durabilidade de um violão.

Bem, os violões construidos por luthier tem uma vida maior que os industriais, este fato é comprovado pela quantidade de instrumentos industrializados que aparecem no Atelier para conserto e restauro.

A quantidade de violões "de autor" com problemas de construção é pequena, geralmente danos causados por acidentes.

Apesar de suportar as tensões enormes das cordas, o violão é um instrumento frágil, geralmente danifica-se com uma queda, alias, a grande maioria dos instrumentos musicais não suportam uma queda, ou um baque brusco.

Mesmo com os avanços em termos de técnicas de construção, ferramentaria, colas, vernizes, etc., o violão continua sendo tradicionalmente construido com materiais organicos sujeitos a deteriorização.

Tenho me dedicado a construção do violão modelo Smallman type, apesar de ser robusto, e conter uma série de inovações que o torna bastante resistente, seu tampo tem a espessura de 1.0 mm no centro, chegando a 0.7 mm nas bordas.

É assustador trabalhar com esta espessura, no caso deste modelo a estrutura interna em forma de treliça torna o tampo bastante resistente, a construção da treliça começa sendo construida em balsa, uma madeira muito leve, parecida a um isopor, assustador novamente, entretanto quando as fibras de carbono são aplicadas, tornam-se muito resistentes e o conjunto muito estável e vibrante.

Abraços

luthier Edson Valencio