Ir para conteúdo

Envelhecimento da madeira

36 respostas neste tópico

#1 Jonas Jon

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 655 posts

Postado 25 julho 2009 - 17:10

Senhores, gostaria de perguntar
Notei que o site de um luthier cita o tempo de envelhecimento e classificações de qualidade para as madeiras utilizadas, enquanto outros luthiers não especificam isso, citando apenas os tipos das madeiras utilizadas.
Gostaria de perguntar se é relevante conversar com o luthier sobre isso, ou se essas madeiras utilizadas já teriam um grau de qualidade dentro de um padrão em que cada luthier trabalha, tornando a preocupação desnecessária.
Antecipadamente grato pela atenção.

Editado por Jonas Jon, 25 julho 2009 - 17:13.

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 25 julho 2009 - 18:16

É sempre bom perguntar a idade da madeira do tampo, se a escolha for spruce. Também vale pagar a mais caso haja a opção de tampo mais velho. Em cedar, nõa vejo diferença.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 jamil

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 842 posts

Postado 25 julho 2009 - 23:36

Pegando o gancho, em termos físicos, o que ocorre no tampo de spruce, com o envelhecimento, que o torna cada vez melhor? Qual o impacto disso na produção do som? Até quando esse envelhecimento é bem vindo, isto é, contribui para a qualidade acústica da madeira? Reitero, 'em termos físicos' (cinemática, ondulatória, etc...).

Merci! : )

#4 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
    Spruce

Postado 25 julho 2009 - 23:48

O spruce tem células lotadas de resina. Com o envelhecimento, esta resina seca de fora para dentro, sendo adsorvida (com d, mesmo) pela parede da célula, gerando milhares de câmaras duras e ocas, o que é muito melhor para o som. Após algumas centenas de anos, o processo começa a quebrar os plasmodesmos, pontes que levam a seiva entre as células, gerando câmaras disformes, o que embola o som. Diz-se então que o instrumento está fatigado. Um dos motivos pelos quais tampos muito finos são enganosos, este processo é acelerado em PG, em se tratand e um tampo muito fino.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#5 Ramon Bernat

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 488 posts

Postado 26 julho 2009 - 02:01

Uma vez eu vi no Discovery Channel o processo de fabricação de guitarras (era na fabrica da Gibson se não me engano) eu nao sei que madeira era usada, mas eu lembro que eles pegavam a madeira recem cortada e colocavam em uma espécie de câmara à vácuo para tirar a humidade da madeira. Ou seria para acelerar esse processo que o Ricardo falou?

#6 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
    Spruce

Postado 26 julho 2009 - 02:37

Em guitarra, imagino que para dar estabilidade à madeira, evitando rachaduras, etc.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#7 Franklin Ferreira

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 619 posts

Postado 26 julho 2009 - 02:40

Aproveitando o tópico...

Ricardo
Então pelo que entendi - caso eu esteja errado, corrija - a madeira não precisa ser tão velha assim, aí pergunto: Qual o tempo aceitável para uma madeira ser aplicada na construção dum violão?
Bem-aventurados os que ouvem com os ouvidos, pois que deles é o reino dos músicos.

#8 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
    Spruce

Postado 26 julho 2009 - 02:53

Em tese, 1 ou 2 anos de cortada dá para usar. a partir de 5 anos fica legal, e aí não se tem uma informação precisa sobre quando começa a deteriorar. Conheço violão de quase 90 anos que ainda está melhorando, então...
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#9 Ramon Bernat

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 488 posts

Postado 26 julho 2009 - 03:10

Spruce = pinho né?

#10 Franklin Ferreira

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 619 posts

Postado 26 julho 2009 - 03:18

Ricardo
E isso é válido para TODAS as madeiras utilizadas nas partes do violão ou só é tratada assim as madeiras utilizadas no tampo?
Não sei se uma coisa tem a ver com outra mas um breve comentário: Se você conhece violão de quase 90 anos, o que dizer então dos stradivarius... blink.gif

Ramon
Sim.
Bem-aventurados os que ouvem com os ouvidos, pois que deles é o reino dos músicos.