Ir para conteúdo

Suporte para furadeira manual.

6 respostas neste tópico

#1 Osmar PA

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 703 posts

Postado 25 julho 2009 - 20:11

Oi pessoal, comprei este suporte já faz algum tempo, é bem legal dá para trabalhar com a furadeira na posição vertical, o mesmo oferece precisão razoável, por exempo, para fazer os furos no cavalete. Tenho dúvidas quanto ao uso do disco de serra circular conforme as figuras abaixo, quais os cuidados básicos de segurança deve-se ter ao trabalhar com uma serra circular? Eu comprei um disco de vídea de 2mm, ele corta muito bem!

Abraços.
Osmar.

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 25 julho 2009 - 20:29

Acho pouco aconselhável. Veja na ilustração, você não tem nenhuma proteção para a mão, e acredite: ela sempre escorrega na direção da lâmina. E cortar reto daquele jeito precisa de um guia, na mão livre a madeira oscila e trava a lâmina, com resultados pouco agradáveis.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 Ramon Bernat

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 488 posts

Postado 25 julho 2009 - 22:04

Você pode usar uma destas: http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=ML...763238_7439.jpg

hehe brincadeira, cadê o Polegário pra dar umas dicas?

#4 Nacev

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 202 posts
  • Violões:giannini turuna n4 +- 1950
    giannini mod? n6 +- 1950
    Nacev 2010 spruce, canela, cedrela fisilis

Postado 25 julho 2009 - 22:56

nunca gostei desse negócio de ferramentas multiplas funções...acho um perigo eminente..normalmente a furadeira manual tem uma folga no eixo do mandril então ...babau precisão de serra circular fora o risco de acidentes. wacko.gif

#5 Osmar PA

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 703 posts

Postado 26 julho 2009 - 12:27

Ricardo Dias Postado Ontem, 20:29 PM

E cortar reto daquele jeito precisa de um guia, na mão livre a madeira oscila e trava a lâmina, com resultados pouco agradáveis.

Oi Ricardo, de fato na fotografia o indivíduo não está usando nenhuma guia, porém dá para colocar uma guia / batente na lateral do disco de corte.

Nacev Postado Ontem, 22:56 PM

nunca gostei desse negócio de ferramentas multiplas funções...acho um perigo eminente..normalmente a furadeira manual tem uma folga no eixo do mandril então ...babau precisão de serra circular fora o risco de acidentes.

Oi Nacev, a precisão realmente é prejudicada conforme você mesmo disse, a furadeira oscila um pouco, porém dá para fazer algumas coisas básicas e cortar madeiras mais macias, e claro, onde não for necessário uma precisão absoluta!

Obrigado a todos.
Osmar.

#6 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 26 julho 2009 - 13:26

O risco é que mesmo madeiras macias podem desguiar, e gerar acidente sério.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#7 Guarany Lavor

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 120 posts
  • Violões:Guarany Lavor 2010
    SP/PF

Postado 27 julho 2009 - 17:13

uma coisa bem estranha também é expor tanta lâmina para cortar uma madeirinha tão fina.

Guarany Lavor