Ir para conteúdo

iniciante no Violão

1 resposta neste tópico

#1 willianqueiroz

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 27 posts
  • Violões:Lopez & Rodrigues 2009 SP/ muiracatiara ou Goncalo Alves.

Postado 28 julho 2009 - 22:21

Olá galera,

Primeiramente (não é puxando o saco), mas este site é show de bola to gostando muito.

Eu sou iniciante no fórum e estudo violão a 1 ano e meio.

Bom estou estudando com o professor aqui da região de Guarulhos (Sidney Cardoso formado na Unicsul estudando com Luciano César Morais).

Gostaria de saber de vocês que também entendem da arte algumas dicas para o estudo (aperfeiçoamento). Claro que o professor me ajuda e muito, mas sempre gosto de ouvir outras opiniões e experiência.

Para Técnica estou estudando (ligados, aquele livro do Eduardo Castañera (VIOLÃO PRÁTICO). obras do Carcassi, Brower, Sor e Carlevaro)
Percepção com o programa earmaster.

O que vocês acham disso?, falta alguma coisa que é importante que não estou fazendo?

Por favor deem suas opiniões, pois iram me ajudar muito.

Obrigado a todos,

Willian Queiroz

Editado por Aprendizsp, 28 julho 2009 - 22:25.

#2 Barone

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 50 posts

Postado 29 julho 2009 - 11:49

Olá Willian, tudo bem?

Minha modesta opinião: siga os ensinamentos do seu professor. Cada professor, naturalmente, vai dar enfoque maior a determinado tópico. Aproveite ao máximo aquilo que seu professor está abordando hoje. Lá na frente, olhando pra trás, você vai ver como isso foi importante na sua formação.

Outra coisa que considero importante é observar a sua evolução com o passar do tempo. As aulas estão te fazendo crescer? Se a resposta for negativa, talvez seja hora de trocar de professor. Acredito que as aulas com o mesmo professor rendem por um período, depois a evolução do aluno tende a crescer em ritmo mais lento. Isso vai variar, claro, com a qualidade e o conteúdo do professor. Quanto mais ele tiver a ensinar, mais tempo vai demorar para você absorver. Mesmo assim, depois de alguns anos estudando com o mesmo professor, considero saudável trocar de mestre para ver as coisas sob outro enfoque. E isso é natural com o amadurecimento do aluno que, quando sentir necessidade e se achar preparado, vai procurar novas informações ou diferentes abordagens.

O estudo de qualquer disciplina - com a música não é diferente - é mais árduo no início: parece que demora muito tempo para obter um resultado aparentemente pequeno. Te digo novamente: ouça seu professor, aproveite o máximo de cada aula e persevere. Não desista. Faça os exercícios com insistência pois no futuro eles farão a diferença. O assunto que você está estudando hoje, provavelmente, assim que terminar essa lição, nunca mais voltará a estudar de novo. Então aproveite, dê tudo de si hoje, para daqui a 5, 10 ou 20 anos poder dizer: "esse assunto eu estudei".

Espero ter ajudado. Grande abraço e boa sorte.
Barone