Ir para conteúdo

araucaria para tampo

19 respostas neste tópico

#1 samuel.art

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 35 posts

Postado 28 julho 2009 - 22:35

olá pessoal!quero saber se alguém já estudou ou analizou ou até mesmo cogitou,o uso da nossa araucária para tampo de violão,pois segundo me parece,suas características são próximas do pinho europeu.eu tenho algumas lâminas com mais de 15 anos e estou guardando para um teste futuro.tenho umas com mais de 30 anos,também.se alguém puder me ajudar,fique á vontade!

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 28 julho 2009 - 22:47

O Roberto Gomes andou usando Pinus. Agora, a semelhança entre araucária e spruce é quase nenhuma.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 samuel.art

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 35 posts

Postado 28 julho 2009 - 23:47

não é semelhante na aparência,mas nas características,isto é,resistência,Kg/cm² e flexibilidade.aliás foi muito exportada para os EUA por ser a melhor madeira para escadas,(de pinturas)devido justamente à sua leveza,resistência e flexibilidade,superiores à qualquer pinho europeu ou americano.já o pinus elliot que o roberto usou acredito sinceramente que jamais dará para alguma coisa na luthieria,por ser inveteradamente instável.falo isso porque conheço a madeira.

#4 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
    Spruce

Postado 29 julho 2009 - 00:24

Bom, não sou fã de pinus, mas isso você discute com ele. Luteria não se manifesta apenas por densidades, pesos, nada disso. São anos de observação e testes. Araucária não tem a ressonância que o spruce tem, já vi violões feitos disso, havia uns modelos baratos da Giannini nos anos 50 ou 60. Soam pobremente, pois não é só o peso que influencia: há necessidade de uma flexibilidade "rígida" que não rola. Mas divirta-se, é sempre bom experimentar.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#5 samuel.art

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 35 posts

Postado 29 julho 2009 - 06:24

em algum lugar da net,li que ela seria mais apropriada para cordas de aço.não sei aonde que a pessoa que escreveu buscou essa informação,pois seria necessário fazer um teste com os dois estilos.quanto aos gianninis 50/60,acredito que a lutheria não estava tão desenvolvida tecnicamente naquela época quanto hoje,e violão de fábrica não consegue ter o mesmo esmero do que um feito à mão(literalmente).penso que seria seria interessante fazer alguns testes com alguns cortes de diferentes partes da tora.

#6 samuel.art

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 35 posts

Postado 29 julho 2009 - 06:45

aliás acho que será muito importante quantos mais testes forem feitos,porque ela não tem a mesma resposta sonora que o spruce por obvimente não o ser.o negócio é descobrir a sua sonoridade e avaliar se é desejada,agradável ou não.

#7 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
    Spruce

Postado 29 julho 2009 - 13:10

Pois é, divirta-se. É que você perguntou nossas opiniões e eu dei a minha. Mas, como você já tem sua resposta pronta, boa sorte na empreitada.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#8 Zanetti

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 804 posts
  • Interests:Violão , fotografia
  • Violões:Marcos Jackel 2009-SP/BR
    Luthier Barros 2007-CD/BR
    Sergio Abreu 2011-SP(OS)/IN

Postado 29 julho 2009 - 13:15

Quem te poderia dizer melhor sobre o uso de araucaria em tampos é o luthier Wolf, que já fez violões com essa madeira...

http://luthier-wolf.blogspot.com/

Na opinião dele, soou muito bem....
Porém, esteticamente, não é tão bonita como o cedro e os abetos....

Zanetti

Editado por Zanetti, 29 julho 2009 - 13:16.

#9 Rodrigo Mendes

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 223 posts

Postado 29 julho 2009 - 14:55

Caros Colegas,

Quanto a madeira a ser usada em um
violão, penso ser questão de primeiro
grau. Que demanda sermpre escutar
os mais experientes.
Tempos atras vivi isso, e acreditei
em um colega que me orientou nesse sentido.
Mas, como muito bem afirmou nosso
moderador, tente.
Um forte abraço.

Rodrigo Mendes

Editado por Rodrigo Mendes, 29 julho 2009 - 14:56.

#10 samuel.art

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 35 posts

Postado 29 julho 2009 - 19:50

desculpa ricardo,não desprezo a sua opinião.a minha pergunta era se alguém já tinha usado ou pensado em usar.vc não fez nenhuma das duas coisas mas acho que nas suas mão terá um resultado bom,limitado às peculiaridades da madeira.
zanetti,valeu pela informação!parece bom.
rodrigo essa é justamente o meu receio.começar um projeto para no final dar em nada.
pensando bem,mudei de idéia a respeito do pinus usado pelo roberto,afinal de contas já conseguimos ir à lua,pô!!