Ir para conteúdo

Amplificação de Violão

9 respostas neste tópico

#1 Japiassú

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 55 posts

Postado 08 novembro 2009 - 21:24

Tenho ouvido maravilhas sobre o sistema Bose:

http://www.bose.com/controller?url=/shop_o...glebass_pkg.jsp

Dizem que dá pra tocar violão com bateria, banda de jazz, etc. sem microfonia e com um som natural ( pois dá a impressão de vir do violão e não de caixas laterais).

Fiquei pensando se não seria uma boa opção para tocar em grandes palcos ou mesmo com orquestra.

O preço é bem salgado.

Algum colega já usou ou assistiu ao vivo e diria se vale o preço?

#2 Alberto Guedes

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 233 posts
  • Violões:Roberto Gomes 1992 de Pinho

Postado 08 novembro 2009 - 22:15

[quote name = 'data Japiassú' = '8 de novembro de 2009, pós 22:24 PM' = '103475 ']
Tenho ouvido maravilhas sobre o sistema Bose:

[url = http://www.bose.com/controller?url=/shop_o...glebass_pkg.jsp "] http://www.bose.com/controller?url=/shop_o .. . glebass_pkg.jsp [/ url]

Dizem que dá pra tocar bateria com violão, banda de jazz, etc sem microfonia e com um som natural (pois dá a impressão de vir do violão e não de caixas laterais).

Fiquei pensando se não seria uma boa opção para tocar em grandes palcos ou com orquestra mesmo.

O preço é bem salgado.

Algum colega já usou ou assistiu ao vivo e diria se vale o preço?
[/ quote]

Olá Japiassú,

Não conheço essa amplificação que vc mostrou.

Mas a algum tempo atrás eu conversei com o paulo Bellinati e ele me disse que estava representando uma marca de captadores da Alemanhã para Violão que ele mesmo usava já a algum tempo (não me lembro o nome, mas o Paulo é um Violonista bem exigente com qualidade de som, com certeza é produto de primeira), eu mesmo testei num Violão Giannini Abreu que ele tem e a captação reproduz um som muito fiel do Violão.

Mande um e mail para o Paulo pedindo informações, eu sei que é ele mesmo que coloca e tudo.

Grande Abraço
Alberto

#3 Andre Rocha

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 139 posts

Postado 10 novembro 2009 - 22:05

Mas a algum tempo atrás eu conversei com o paulo Bellinati e ele me disse que estava representando uma marca de captadores da Alemanhã para Violão que ele mesmo usava já a algum tempo (não me lembro o nome, mas o Paulo é um Violonista bem exigente com qualidade de som, com certeza é produto de primeira), eu mesmo testei num Violão Giannini Abreu que ele tem e a captação reproduz um som muito fiel do Violão.

Mande um e mail para o Paulo pedindo informações, eu sei que é ele mesmo que coloca e tudo.

pesquisei no deus google. chama-se Carlos . www.carlosjuan.eu no youtube tem varios videos tbm
qdo eu tiver mil euros sobrando sem duvida vou comprar um!
www.myspace.com/andrerocha
www.myspace.com/madeirame

#4 Alberto Guedes

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 233 posts
  • Violões:Roberto Gomes 1992 de Pinho

Postado 11 novembro 2009 - 10:37

QUOTE(Andre Rocha @ Nov 10 2009, 23:05 PM) <{POST_SNAPBACK}>

pesquisei no deus google. chama-se Carlos . www.carlosjuan.eu no youtube tem varios videos tbm
qdo eu tiver mil euros sobrando sem duvida vou comprar um!

Olá acho que vale confirmar as informações com o Bellinati, tanto com relação a marca quanto preço etc....

Abraços

#5 Andre Rocha

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 139 posts

Postado 11 novembro 2009 - 21:33

qdo souberem as informações postem aqui pra nós!
eu deduzi que era o Carlos pq parece ser o melhor do mundo mesmo e tinha uma citação do paulo bellinatti em algum lugar falando que o captador era quase tao bom quanto um mic condenser.... me parece um exagero mas...
www.myspace.com/andrerocha
www.myspace.com/madeirame

#6 Ricardo Cassis

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 45 posts
  • Violões:Do Souto HS (Silvestre) 1962
    SP/BR

Postado 14 novembro 2009 - 17:29

Olá pessoal,

A uns meses atrás comprei com o Bellinati este captador. Se chama Carlos Juan. Mas o modelo que eu comprei não é o que o Paulo usa atualmente nos violões dele. Comprei o modelo mais simples que custa 300 Euros. Acho que o do Bellinati fica em 1000 Euros.

Realmente é um captador muito bom, não acho que dê pra comparar com microfone(talvez o modelo que ele usa sim), mas é muito bom. O único problema dele é que além da instalação ser um pouco complicada(fiz com o Tessarin, mas hj em dia o próprio Paulo faz), ele é muito trabalhoso pra se chegar no resultado esperado. Como ele é basicamente uma "fita" de cobre que fica embaixo do rastilho (que tem que ser de Micarta(?) pois é mais flexível que osso), é muito difícil chegar num equilíbrio de volume entre as cordas. Tem que ficar ajustando algumas (no meu caso várias) vezes para chegar no equilíbrio. Mas no fim deu certo.

Outro detalhe é que se o lugar onde for usar este captador não tiver a aparelhagem aterrada(fio terra) ele gera um pequeno ruído.

Uma coisa legal é que dentro do jack tem um controle de Ganho (e tem que deixar quase no mínimo pq esse captador tem MUITO ganho) e um de Médio. E funciona com uma bateria de 9v que fica encaixada numa presilha dentro do violão.

Atualmente tenho usado ele pra trabalhar (tenho um grupo de choro) e estou bem satisfeito.

Espero ter conseguido esclarecer alguma coisa.

Abraço,

Ricardo.

#7 Scarabelot

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 122 posts

Postado 30 dezembro 2009 - 16:39

Recentemente assisti o show do Paulo com o Weber Lopes aqui em Ouro Preto.
Ambos estavam usando o Carlos Juan, o Paulo um modelo mais caro com direct box próprio, e o Weber, um modelo mais simples ligado direto através de um direct box normal.
Ambos estavam amplificados também por um microfone Neumann KM184 cada.
O som estava maravilhoso, assim como a música.
Eu estava lá mais cedo e assisti a passagem de som do Weber que, de início, tocou apenas com o som do KM184. O som do mic estava tão bom, tão redondo, que nem eu nem o Weber sabíamos que era somente o som do microfone. Achávamos que linha e mic estavam ligados, mas o técnico de som confirmou que era só o mic.
Mas o show foi feito com mic + captador.
O Teatro Casa da Ópera, em Ouro Preto, tem uma acústica muito boa, e isto com certeza ajudou. Não quis dar pitaco no show dos outros, mas fiquei com muita vontade de gritar: pô, deixa só o microfone!! rsrsrs...

Com este "pequeno" relato, gostaria de lançar outro pensamento neste debate sobre a amplificação do violão:
Eu toco música popular, violão e guitarra elétrica, mas, com menos frequência, também toco em recitais de violão totalmente acústico, solo e em duo.
Comecei a me perguntar, recentemente, porque existe uma problemática tão maior na amplificação do violão em relação ao piano?
Sempre vejo os pianistas tocarem em pianos maravilhosos, com apenas dois microfones bem posicionados, tocando com bateria, baixo, sopros, etc, (principalmente em festivais de jazz), e o som é quase sempre maravilhoso!!! Nada de captadores, nada de furar piano, nem nada!!! (que inveja parabens.gif )
E quando associo este pensamento à sensação que experienciei na passagem de som do Weber em Ouro Preto, me pergunto se, ao invés de gastarmos dinheiro e energia em captadores e outras soluções mirabolantes, furando violões, ou em violões elétricos medianos, não seria mais adequado à todos os violonistas que se preocupam com o seu som, concentrar esforço e dinheiro na aquisição de um excelente instrumento, focado, com som bem projetado e equilibrado e, aliado á isso, um (ou dois)excelente(s) microfone(s) direcional(is), tipo o KM184?

Outra coisa que acontece com frequência é que o músico geralmente tem um excelente violão acústico e usa um violão mediano para ser amplificado. Eu não lembro de ter visto um pianista tocar em um pianinho qualquer nos festivais, sempre excelentes instrumentos, afinadíssimos e com muito som...aí, é só colocar dois maravilhosos mics e tá nas mãos do pianista!!!!

Por ora é isso...
Abraços.

#8 Ivanhoé Ferreira

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 765 posts
  • Violões:Polegário 7 Cordas CD/IB
    Almansa 435 CD/IN 2000
    Di Giorgio SP/BR 1964

Postado 30 dezembro 2009 - 21:19

O trunfo de um bom sistema de captação é a versatilidade.

Pra se tirar um som decente de um bom violão, usando um bom microfone, é necessário que o TODO o equipamento de som e principalmente o tecnico, sejam de muito boa qualidade. Amplificar um bom violão, com um bom Mic (caso do KSM da Shure acima mencionado), em um equipamento de som "meia-boca", ou mesmo um equipamento decente mas com um tecnico sem conhecimento na área, pode ser catastrófico!!!

Já um bom sistema de captação, por melhor que seja, não vai ter a mesma fidelidade que um bom mic, mas você tira um som decente em praticamente qualquer tipo de equipamento "meia-boca".

Acho que a escolha do que e como usar esta diretamente ligada ao estilo que se toca... um violonista clássico/erudito precisaria de um tipo de amplificação que conseguisse reproduzir na íntegra, absolutamente todas as nuances do seu som, e quando se usa algo pra amplificar o violão, muita coisa se perde e muita coisa é acrescentada ao som que o violonista está produzindo... o que ele ouve e o que os espectadores ouvem, não é o som do Violonista!!!

No caso de um som mais popular, ou menos erudito... acho que essa preocupação ja não precisa ser levada ao extremo. Vide Marco Pereira, Tardelli, Guinga (acho um HORROR o som daquele Gianinni que ele usa, mas....), o próprio Belinatti...

Ricardo, acho inadmissível pagar 300,00 EUROS por um sistema de captacão e o mesmo gerar ruídos de aterramento quando plugado. Isso só mostra que o projeto eletrônico do sistema é de má qualidade... qualquer captaçãozinha de 200,00 reais hoje em dia não tem ruído algum, e desenvolver um pré-amp sem loops de terra hoje em dia, é tarefa nao muito trabalhosa e barata!!

Vc entrou em contato com o Fabricante? Será que seu pré não veio com algum problema de aterramento!?

Abraço!
Abraço!

"...no mundo tem que ter de tudo, se não falta!!"

#9 Nei

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 39 posts

Postado 12 janeiro 2010 - 17:15

Ivanhoé, boa tarde.

Gosto muito das suas opiniões, você foi muito feliz nestas considerações sobre este sistema Carlos Juan! Eu tenho minhas dúvidas quanto a perfeita fidelidade dessa captação. Acho que um bom AKG C414 ou um Neumann KM184 ainda são iniqualáveis.
Muito bom!

Nei

QUOTE(Ivanhoe Ferreira @ Dec 30 2009, 22:19 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O trunfo de um bom sistema de captação é a versatilidade.

Pra se tirar um som decente de um bom violão, usando um bom microfone, é necessário que o TODO o equipamento de som e principalmente o tecnico, sejam de muito boa qualidade. Amplificar um bom violão, com um bom Mic (caso do KSM da Shure acima mencionado), em um equipamento de som "meia-boca", ou mesmo um equipamento decente mas com um tecnico sem conhecimento na área, pode ser catastrófico!!!

Já um bom sistema de captação, por melhor que seja, não vai ter a mesma fidelidade que um bom mic, mas você tira um som decente em praticamente qualquer tipo de equipamento "meia-boca".

Acho que a escolha do que e como usar esta diretamente ligada ao estilo que se toca... um violonista clássico/erudito precisaria de um tipo de amplificação que conseguisse reproduzir na íntegra, absolutamente todas as nuances do seu som, e quando se usa algo pra amplificar o violão, muita coisa se perde e muita coisa é acrescentada ao som que o violonista está produzindo... o que ele ouve e o que os espectadores ouvem, não é o som do Violonista!!!

No caso de um som mais popular, ou menos erudito... acho que essa preocupação ja não precisa ser levada ao extremo. Vide Marco Pereira, Tardelli, Guinga (acho um HORROR o som daquele Gianinni que ele usa, mas....), o próprio Belinatti...

Ricardo, acho inadmissível pagar 300,00 EUROS por um sistema de captacão e o mesmo gerar ruídos de aterramento quando plugado. Isso só mostra que o projeto eletrônico do sistema é de má qualidade... qualquer captaçãozinha de 200,00 reais hoje em dia não tem ruído algum, e desenvolver um pré-amp sem loops de terra hoje em dia, é tarefa nao muito trabalhosa e barata!!

Vc entrou em contato com o Fabricante? Será que seu pré não veio com algum problema de aterramento!?

Abraço!

#10 Alexandre Salmazo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 90 posts

Postado 12 janeiro 2010 - 19:47

Alguém já viu o sistema de captção Fishman Onboard Aura?

Eles usam uma tecnologia de sampling similar ao que se usa em pianos elétricos de ponta, para fazer com que o som amplificado fique mais parecido com o de um acústico. Voce pode carregar até 6 samplings diferentes.