Bom pessoal, primeiramente esse tópico não é para discutir se violões de loja são melhores do que violões feitos por luthier's.
Eu apenas gostaria de ouvir uma outra opinião - fora a minha - sobre a compra de um violão Takamine que eu vi numa loja.
O violão em questão é esse aqui: Takamine G124
Vejam só, eu estou em fase de pesquisa de luthiers, madeiras, estilos de violão, etc., pois irei mandar fazer um violão pra mim num futuro não muito distante.
Só que eu tenho um violão Strinberg (nylon) que até hoje deu pro gasto (e pro gosto). Só que ultimamente ele apresentou uns problemas no braço, como trastejamento e a primeira corda é mais baixa que as outras (mais baixa no sentido de que ela é quase fora da escala) e quando toco com força ela sai pra fora do braço um pouco e causa um ruído não muito agradável. Bom, esses e outros defeitos acredito que é devido à compra mal planejada de violões em lojas, e não feitos sob medida por luthier's.
Finalmente, a minha questão é se: enquanto eu não compro um violão feito por luthier (conheci dois aqui na minha cidade já) e com direito a tudo que eu quero em um violão, vale a pena comprar esse violão que coloquei no link só pra não ficar sem instrumento?
Eu toquei num violão desse numa loja aqui, e ele aparentemente estava em bom estado (eu passei um tempo lá analisando e tocando). Eu gostei dele, é claro que não estou comparando-o com um violão Lúcio Jacob, por exemplo. Mas é que eu acho que ele é um violão que atente às minhas necessidades mais urgentes e serve como violão de estudo, a meu ver. É um violão mediano, de série, mas que no geral ele me agradou até.
Queria só ouvir a opinião sincera de outros violeiros e entendedores do assunto.
Pois bem, é isso.
Até.
Violão Takamine
Criado por Allyson Gabriel, 09 Dez 2009 20:25
16 respostas neste tópico
Postado 09 dezembro 2009 - 20:25
Postado 09 dezembro 2009 - 23:29
QUOTE(Allyson Gabriel @ Dec 9 2009, 21:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Bom pessoal, primeiramente esse tópico não é para discutir se violões de loja são melhores do que violões feitos por luthier's.
Eu apenas gostaria de ouvir uma outra opinião - fora a minha - sobre a compra de um violão Takamine que eu vi numa loja.
Vejam só, eu estou em fase de pesquisa de luthiers, madeiras, estilos de violão, etc., pois irei mandar fazer um violão pra mim num futuro não muito distante.
Só que eu tenho um violão Strinberg (nylon) que até hoje deu pro gasto (e pro gosto). Só que ultimamente ele apresentou uns problemas no braço, como trastejamento e a primeira corda é mais baixa que as outras (mais baixa no sentido de que ela é quase fora da escala) e quando toco com força ela sai pra fora do braço um pouco e causa um ruído não muito agradável. Bom, esses e outros defeitos acredito que é devido à compra mal planejada de violões em lojas, e não feitos sob medida por luthier's.
Finalmente, a minha questão é se: enquanto eu não compro um violão feito por luthier (conheci dois aqui na minha cidade já) e com direito a tudo que eu quero em um violão, vale a pena comprar esse violão que coloquei no link só pra não ficar sem instrumento?
Eu toquei num violão desse numa loja aqui, e ele aparentemente estava em bom estado (eu passei um tempo lá analisando e tocando). Eu gostei dele, é claro que não estou comparando-o com um violão Lúcio Jacob, por exemplo. Mas é que eu acho que ele é um violão que atente às minhas necessidades mais urgentes e serve como violão de estudo, a meu ver. É um violão mediano, de série, mas que no geral ele me agradou até.
Queria só ouvir a opinião sincera de outros violeiros e entendedores do assunto.
Pois bem, é isso.
Até.
Pois bem, é isso.
Até.
Quanto a corda que sai da escala é só mandar fazer outra pestana, de preferência em osso.Talvez até mesmo o trastejamento também possa ser corrigido com essa operação.
Já experimentei o G116, G128.Gostei muito desse último.Havia um vídeo no youtube em que o sujeito testava esse que vc tem interesse.Lembro que alguém perguntou sobre as diferenças do 128 para o 124, e não seriam muitas pela resposta dada!
No site 'harmony central" há comentários sobre esse violão, mas está em manutenção!
Postado 10 dezembro 2009 - 00:35
Pela descrição, parece mais simples e barato consertar o que você já tem até receber o novo.
Postado 10 dezembro 2009 - 01:40
Vai depender de quanto é o preço desse Takamine...
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
Postado 10 dezembro 2009 - 07:58
RicardoDias e LinsBahia: É, eu também achava que seria mais fácil e barato assim. Eu troquei a pestana e o rastilho, o Lucio Jacob que fez, e ele mesmo disse que o problema é que o cavalete do violão é que está um pouco baixo, e que teria que tirar e colocar de novo, e mesmo assim não daria certo, pois depois disso a corda de cima poderia ficar com o mesmo defeito da de baixo. Bom, segundo ele, que analisou o violão, disse que não valia a pena o trabalho e o esforço.
Eu tive que concordar, apesar de gostar muito desse violão, só que parece-me que é um problema de fábrica mesmo, foi na hora da construção do instrumento.
Ou seja, pra consertar isso teria de desmontar o violão. E além disso os trastes dele estão meio que saindo.
huh: O Takamine custa 730 reais.
Obrigado pela atenção pessoal.
Abraços.
Eu tive que concordar, apesar de gostar muito desse violão, só que parece-me que é um problema de fábrica mesmo, foi na hora da construção do instrumento.
Ou seja, pra consertar isso teria de desmontar o violão. E além disso os trastes dele estão meio que saindo.
huh: O Takamine custa 730 reais.
Obrigado pela atenção pessoal.
Abraços.
Postado 10 dezembro 2009 - 15:34
Eu acho que essa série G em geral da Takamine custa bem mais do que vale. Dos que experimentei achei fraquinhos, mas honestamente não me lembro se testei esse 124.
Quem sabe um Rozini Studio, por exemplo, não é mais vantajoso, se é só pra segurar a onda até comprar o outro? Ele pelo menos tem o tampo sólido e se garimpar você acha um legalzinho. Bem mais barato também.
Ou mesmo um Yamaha, também pode ser boa opção.
Quem sabe um Rozini Studio, por exemplo, não é mais vantajoso, se é só pra segurar a onda até comprar o outro? Ele pelo menos tem o tampo sólido e se garimpar você acha um legalzinho. Bem mais barato também.
Ou mesmo um Yamaha, também pode ser boa opção.
Gustavo Cipriano
Postado 10 dezembro 2009 - 17:10
Prefiro um C-70 ou até um C-40 da Yamaha, do que esses Takamine série G... são muito xinfrinzinhos esses violões pelo que custam.
Abraço!
Ivanhoé Ferreira Jr.
"...no mundo tem que ter de tudo, se não falta!!"
Postado 10 dezembro 2009 - 20:43
Eu também toquei num Yamaha nessa mesma loja. Não lembro qual era o modelo, mas achei o Takamine melhor.
Esse Yamaha custa uns 400 reais. Era elétrico. Mas achei ele meio fraquinho.
Esse Yamaha custa uns 400 reais. Era elétrico. Mas achei ele meio fraquinho.
Postado 10 dezembro 2009 - 21:15
cara ouço falar muito mal do Takamine nesses forums, talvez porque o pessoal compare com violão de luthier... mas tenho um jasmine tc29c antigo que nem se compara com rozini studio... tenho um rozini studio 7 cordas, parece um cabo de vassoura ao lado desse jasmine aqui...
Editado por iamah, 10 dezembro 2009 - 21:15.
Postado 10 dezembro 2009 - 21:31
Iamah... tente achar um Takamine Chines ou Coreano NOVO, que chegue aos pés dos Antigos Jasmine!!!
Duvido que você encontre!!!
Conheço MUITOS Jasmine TC28 e TC29. Na época era o que se tinha de melhor com preço acessível no mercado. Início da década de 90... Inclusive o sistema de captação que equipava esses Jasmine, era o mesmo usados nos Takamines mais antigos, que são EXCELENTES e duram pro resto da vida!!! O TC 29 é melhor que muito Takamine E-30 da mesma época!!!
Os tempos são outros... os violões de fábrica estão cada vez piores!!! Não dá pra comparar um violão desses com essas "coisas" que a Takamine faz hoje. Você paga pela marca, e o violão vem de brinde!!! Infelizmente é a realidade!!!
Abraço!
Duvido que você encontre!!!
Conheço MUITOS Jasmine TC28 e TC29. Na época era o que se tinha de melhor com preço acessível no mercado. Início da década de 90... Inclusive o sistema de captação que equipava esses Jasmine, era o mesmo usados nos Takamines mais antigos, que são EXCELENTES e duram pro resto da vida!!! O TC 29 é melhor que muito Takamine E-30 da mesma época!!!
Os tempos são outros... os violões de fábrica estão cada vez piores!!! Não dá pra comparar um violão desses com essas "coisas" que a Takamine faz hoje. Você paga pela marca, e o violão vem de brinde!!! Infelizmente é a realidade!!!
Abraço!
Abraço!
Ivanhoé Ferreira Jr.
"...no mundo tem que ter de tudo, se não falta!!"