Ir para conteúdo

Corda Si

9 respostas neste tópico

#1 Gilberto Urano

Assiduidade 1

• Banned
  • Pip
  • 52 posts
  • Violões:Emanuel Carvalho 2009 Pinho/Muiracatiara
    Giannini FLE Cedro/Pau-ferro

Postado 16 dezembro 2009 - 20:22

Ola pessoal !

Gostaria de saber se alguem já passou por isso.

Quando simplesmente aperto a nota Dó na 6a. corda, ou seja, no 8o. traste a 2a. corda ( Si ) tocando solta está soando com um chiado. Parecido quando está encostando em alguma corda, sabe. E como falei, isso acontece mesmo sem tocar a 6a. corda. Tanto que quando tiro o dedo da nota Dó ( 8o. traste ) o chiado na Si ( 2a corda ) nao soa. Que coisa engraçada né ???
Alguém ai sabe o que pode estar acontecendo ??

Obrigado !
Gilberto Urano
http://www.gilbertourano.com.br
musica@uranoinfo.com.br

#2 Juan Carlos Lorenzo

Assiduidade 5

• Moderador
  • 2350 posts
  • Violões:P.S. Marin, 1993Rene Barslaag, 2004

Postado 16 dezembro 2009 - 20:48

Cuando se aprieta la cuerda en la cuerda 6 para hacer el Do, la parte de la cuerda que queda detrás del dedo está afinada en Si, el mismo Si que la segunda cuerda al aire. En realidad es la misma nota que pisando la misma cuerda 6 en el traste XIX, pero por el lado contrario.
Al tocar con algo de fuerza el Si de la segunda cuerda, se transmite la vibración a esa sección de la cuerda 6, y si en algún punto de esa sección la cuerda está muy cerca de algún traste, al vibrar choca con ese traste y produce ese ruído.
Se puede solucionar fácilmente subiendo un poco la altura de la cuerda 6, por ejemplo poniendo un tozo pequeño de papel debajo de la cueda, donde se apoya, en la cejuela de la cabeza (no recuerdo cómo se llama en portugués).
Pero lo mejor es que lo revise un luthier, para efectuar los cambios necesarios.

Juan

#3 Flavio Gondin

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4327 posts
  • Violões:Claudio Arone

Postado 16 dezembro 2009 - 21:06

Um papelzinho na pestana, né? Tenho amigos que fazem isso, mas também acho melhor levar para um luthier.
Tenha fome de saber como o leão tem fome de alimento.

Contato através do e-mail: "flvgondin arroba gmail ponto com"

#4 Juan Carlos Lorenzo

Assiduidade 5

• Moderador
  • 2350 posts
  • Violões:P.S. Marin, 1993Rene Barslaag, 2004

Postado 16 dezembro 2009 - 21:13

Eso es, pestanha!
Hay otro problema de ruido más frecuente, y ocurre también en la sexta cuerda, cuando se pisa en el traste 3 y se toca el Sol de la primera cuerda, también en el traste 3. Es por el mismo motivo. Casualmente, el trozo de la sexta cuerda que queda detrás está afinado en Sol, aunque mucho más agudo, y es fácil que la cuerda roce con el taste 1. Es particularmente fastidioso cuando se toca con capotasto en el tercer traste.

Juan

#5 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 16 dezembro 2009 - 23:08

São fatos relativamente comuns em violão. Às vezes a pessoa reclama de ficar um pouco alta a ação, mas se baixa acontece esse tipo de coisa. Experimente o papel ara ver se resolve; se sim, é só pedir para o luthier fazer uma pestana nova.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#6 Gilberto Urano

Assiduidade 1

• Banned
  • Pip
  • 52 posts

Postado 17 dezembro 2009 - 01:28

QUOTE(Ricardo Dias @ Dec 17 2009, 00:08 AM) <{POST_SNAPBACK}>
São fatos relativamente comuns em violão. Às vezes a pessoa reclama de ficar um pouco alta a ação, mas se baixa acontece esse tipo de coisa. Experimente o papel ara ver se resolve; se sim, é só pedir para o luthier fazer uma pestana nova.

Isso Ricardo, eu pedi pros irmãos Carvalho abaixar um pouco a açao das cordas por dificuldade na minha tocabilidade. Na sexta corda deve estar uns 2,5 mm no máximo. Talvez seja apenas o caso de trocar a pestana ?

Obrigado !
Gilberto Urano
musica@uranoinfo.com.br

#7 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 17 dezembro 2009 - 01:37

Muito provavelmente sim. 2,5? Medidos da parte superior do 12º traste até a parte inferior da 6ª corda? Se é isso, está baixo demais mesmo.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#8 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts
  • Violões:Roberto Gomes 2007 SP/MP, 2009 CD/IN

Postado 17 dezembro 2009 - 12:42

Fala Gilberto, são os efeitos colaterais dessa regulagem muito baixa. Não tem jeito, de alguma forma, a corda tem que ficar um pouquinho mais alta do que está no seu instrumento pro violão funcionar. Eu recomendaria subir as cordas um pouquinho, mesmo que sua sensação seja de maior dificuldade, e você verá que, com algum tempo tocando, rapidamente você vai passar a se adaptar e a nem sentir mais essa dificuldade inicial. Como o Ricardo comentou, a regulagem que você acabou pedindo fica realmente bem abaixo do padrão.
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com

#9 cesmeira

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 23 posts

Postado 17 dezembro 2009 - 13:25

Isso pode até ser um trastejo, com a ação baixa, qualquer variação de temperatura e principalmente umidade, vai fazer o braço trabalhar. Quando a ação é alta, a variação no braço não é percebida.
Eu regulo meus violões com as Augustine Blue, deixo em média de 2,5 a 3,0mm no mizão, e nunca tive este problema. Ontem, que deu uma chuvarada aqui, depois de vários dias secos, o braço do meu novo violão trabalhou, e começou um leve trastejar na região da 7ª casa, estava com 2,5 mm, mas já vou regular com 3,0 mm e ver como reage. Enquanto o violão é novo, trabalha mais até as madeiras "assentarem". Já um violão meu, que tem quase 1 ano, está com 2,5mm e só quando a pegada da mão direita é de médio para forte é que começa a trastejar.
Mas o ideal é falar com o luthier, ele pode dizer melhor o que está acontecendo, ele conhece melhor a construção do instrumento, e saberá dizer com mais precisão.
Carlos Eduardo
www.myspace.com/eduardoluthier

#10 Gilberto Urano

Assiduidade 1

• Banned
  • Pip
  • 52 posts

Postado 17 dezembro 2009 - 18:32

Liguei para o Emanuel e expliquei o que estava acontendo. Realmente ele me disse que devido à ação das cordas estar baixas esta havendo um trastejamento anterior. E que o braço pode ter mexido devido às alterações do tempo. Pediu então para que se eu tivesse a chave em "L" que girasse o tensor em 1/8 no sentido anti-horario. Como já faço isso em meus contra-baixos quando o braço empena, me propus a tentar. E depois de ter feito, o chiado quando tocava na corda SI finalmente parou. Agradeço ao Emanuel pela contribuição e a todos do Fórum que postaram. O problema esta resolvido. Abraços !

Editado por Gilberto Urano, 17 dezembro 2009 - 18:36.

Gilberto Urano
musica@uranoinfo.com.br