Ir para conteúdo

Meu violão tem rastilho de plástico, quando é a hora de trocar?

52 respostas neste tópico

#1 Vianney

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 51 posts

Postado 17 dezembro 2009 - 00:13

Pessoal tenho violão básico, Digiorgio nº18 estou trocando as cordas, e percebi que o rastilho no local de contato com os bordões está ferido, quando sei que é hora de trocar?

E isso vende pronto ou só um luthier? Pq de osso pelo que pesquisei só alguém que sabe o que está fazendo, pois eles embora baratos vem pré modelados ainda precisando serem finalizados.

Alguma dica

Obrigado

Abraço
Vianney

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15296 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 17 dezembro 2009 - 01:38

Tem que fazer sob medida. Qualquer bom luthier faz isso.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 Vianney

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 51 posts

Postado 17 dezembro 2009 - 09:54

QUOTE(Ricardo Dias @ Dec 17 2009, 01:38 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Tem que fazer sob medida. Qualquer bom luthier faz isso.

Olá Ricardo Dias,
muito obrigado!
Até o rastílho de plástico tem que ser por luthier? Se pudesse colocaria o de osso logo, mas deve ser mais caro.

#4 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9177 posts

Postado 17 dezembro 2009 - 10:25

O rastilho tem uma ranhura pra corda não escorregar. Não é esse o defeito?

#5 Ivanhoé Ferreira

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 765 posts
  • Violões:Polegário 7 Cordas CD/IB
    Almansa 435 CD/IN 2000
    Di Giorgio SP/BR 1964

Postado 17 dezembro 2009 - 10:25

Todo e qualquer rastilho deve ser feito sob medida para o violão, independente do material.

AbraçO!
Abraço!

"...no mundo tem que ter de tudo, se não falta!!"

#6 Flavio Gondin

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4323 posts
  • Violões:Claudio Arone

Postado 17 dezembro 2009 - 12:55

Vianney, o osso não é caro, o negócio é modelar o bicho. Eu colocaria logo o rastilho de osso, se bem que num Di Giorgio não sei se vai ter essa melhora toda. No Recife tem o luthier Sávio Couto, que ensina em Olinda, você pode conversar com ele lá.
Tenha fome de saber como o leão tem fome de alimento.

Contato através do e-mail: "flvgondin arroba gmail ponto com"

#7 Vianney

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 51 posts

Postado 17 dezembro 2009 - 13:48

QUOTE(FZanon @ Dec 17 2009, 10:25 AM) <{POST_SNAPBACK}>
O rastilho tem uma ranhura pra corda não escorregar. Não é esse o defeito?

E estive olhando melhor, não é tão grande vou continuar com ele assim. E é essa ranhura mesmo, que está sujo, da a impressão de cortado, junto com aspecto de frágil do plástico. Deve está assim devido a eu ter passado muito tempo com o encordamento. Um dia eu mudo para osso até pq osso não deverá ter muito efeito nele, seria mais durabilidade. Ou quem sabe mude até de violão.

Flávio me indicaram ele também, mas soube que ele cobrar 100 reais para trocar, isso é quase mais que meu violão valeria, mesmo estando bem conservado. E pelo que parece não há problema, e não posso gastar muito. biggrin.gif

Inexperiência é fogo, desculpem qualquer coisa. blush.gif

Brigado a todos.

Abraço
Vianney

Editado por Vianney, 17 dezembro 2009 - 13:53.

#8 Flavio Gondin

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4323 posts

Postado 17 dezembro 2009 - 14:04

Qué isso, Vianney, fica à vontade! Pô, 100 contos pra fazer um rastilho? Acho que dá pra penchinchar isso aí, hein?

Esses instrumentos de fábrica costumam vir com uma ação muito baixa, aí você fica sem ter como trabalhar o som, é um bom motivo pra mudar o rastilho.

#9 Vianney

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 51 posts

Postado 17 dezembro 2009 - 14:52

QUOTE(Flavio Gondin @ Dec 17 2009, 14:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Qué isso, Vianney, fica à vontade! Pô, 100 contos pra fazer um rastilho? Acho que dá pra penchinchar isso aí, hein?

Esses instrumentos de fábrica costumam vir com uma ação muito baixa, aí você fica sem ter como trabalhar o som, é um bom motivo pra mudar o rastilho.

Ok Flávio,
eu falei com o o Sávio couto, ele me falou que está com muita encomenda e não faz mais este tipo de serviço, me indicou outro luthier, o preço dele só para rastilho quando ele fazia era 30 reais a pessoa trazendo a peça.

Eu achei no centro na band music, lá eles vendem a 6 reais tanto restilho quanto pestana, e me indicaram u lutierque trabalha para eles, que faz a 15 reais a adaptação de ambos, daria 27 o total. Alguém aqui de Recife tem alguma referencia? Fica bom, a vendedora falou que fica. Não quero gastar o dinheiro que não posso para ficar ruim.

Editado por Vianney, 17 dezembro 2009 - 15:00.

#10 Flavio Gondin

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4323 posts

Postado 17 dezembro 2009 - 15:33

Se é feito com a loja, deve rolar um notinha fiscal que te dê uma garantia do serviço. Mas pra quem sabe fazer não deve ser nenhum mistério. Esse assunto me interessa porque estudantes normalmente chegam com instrumentos nessas condições, mal regulados, com plástico e tal. Procura o Newton Messias, ele é do Recife e pode ter mais informações. Ele é membro do fórum, se tiver dificuldade me manda uma MP.

Esses outros preços estão bem mais razoáveis, né? wink.gif