Ir para conteúdo

Notícias de Tatuí

205 respostas neste tópico

#1 rogerio santos

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 978 posts
  • Violões:Roberto Gomes (cedro) 2008

Postado 19 dezembro 2009 - 12:32

Caros

Acabei de receber a divulgação das atividades do próximo ano do Conservatório de Tatuí.
De 3 a 6 de Junho será realizado o Encontro Internacional de Violão e a novidade é que neste ano o Concurso de Luteria será voltado ao nosso instrumento.

Paz!
Visite o blog da Oficina de Cordas (SJC) http://www.sofij.org.br

#2 Gilberto Urano

Assiduidade 1

• Banned
  • Pip
  • 52 posts
  • Violões:Emanuel Carvalho 2009 Pinho/Muiracatiara
    Giannini FLE Cedro/Pau-ferro

Postado 19 dezembro 2009 - 17:03

Particularmente, não gosto e não sou a favor de Concursos de Violão e pior ainda de Lutheria. Não vejo e não penso na música como um jogo de futebol ou uma corrida de fórmula 1. Ainda mais em se tratando do violão erudito. O que acho interessante é frequentarmos masterclass, recitais e concertos para sempre ficar por dentro de alguma novidade e conhecer os novos talentos que aparecem. E da mesma forma, em se tratando de Lutheria acho um absurdo querer julgar um artista que constrói seus instrumentos com tanto carinho e competência num só dia. Quem por acaso tem moral e entendimento o suficiente para julgar um violão dos irmãos Carvalho, Sérgio Abreu, João Batista, Jorge Raphael e por ai vai ?? E ainda que seja quem for decidir sobre isso seja o mais renomado luthier do mundo, cada luthier, ainda que em fase inicial ou intermediaria, tem sua particularidade e individualidade pra construir seus instrumentos. O violão que fica bom para um músico, pode não ficar bom para outro músico. Da mesma forma que um violonista virtuose agrade uma pessoa, pode não agradar a outra que prefere ver um violonista tocando uma música sem tantas notas, mas com uma linda melodia. Isso tudo se resume a uma coisa, tudo é uma questão de gosto. E gosto não se discute !
Daqui a pouco vão querer inventar o "IDOLOS" para violonistas e luthiers.
Gilberto Urano
http://www.gilbertourano.com.br
musica@uranoinfo.com.br

#3 Flavio Gondin

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4324 posts
  • Violões:Claudio Arone

Postado 19 dezembro 2009 - 18:41

Também não gosto da ideia de concurso de luthiers. Fazer seminários e mostras de violões acho muito mais interessante e didático.
Tenha fome de saber como o leão tem fome de alimento.

Contato através do e-mail: "flvgondin arroba gmail ponto com"

#4 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 19 dezembro 2009 - 19:09

Idem.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#5 Vitor Pedroso

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 204 posts
  • Violões:Valentim Gomes, 2008, pinho

Postado 19 dezembro 2009 - 19:11

Tampouco gosto de concursos de luteria, mas acredito que seja uma forma dos luthiers que não tem um lugar ao sol se mostrarem ao publico. Principalmente dentro do festival, que possivelmente vai trazer Pavel Steidl, Geraldo Ribeiro e outros para tocar. Vai ter bastante gente lá assistindo os concertos, tendo masterclasses e experimentando os violões. É um jeito de se fazer aparecer...

Editado por Vitor Pedroso, 19 dezembro 2009 - 19:13.

#6 rogerio santos

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 978 posts

Postado 19 dezembro 2009 - 23:52

Não estou defendendo, estou só informando.
Também tenho minhas reservas quanto a concursos, mas penso que eles podem ser uma estratégia para a solidificação de uma carreira. Os concursos não são a única opção, mas são uma opção bastante viável.

Como sempre tento ver o lado positivo, prefiro comemorar que após dois anos de concursos de lutheria voltados ao violino, tenha uma oportunidade para luthiers que trabalham com violão.

abços

#7 Alberto Guedes

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 234 posts
  • Violões:Roberto Gomes 1992 de Pinho

Postado 20 dezembro 2009 - 11:23

Olá Pessoal,

Rogério você sabe como vai funcionar o Concurso? por exemplo, é um concurso de alunos de Lutheria do Conservatório? e você sabe como vai ser o julgamento?

Mas é muito bom ver o festival de Tatuí voltando, eu fui em dois festivais lá muito bons com recitais maravilhosos como o Paulo Porto Alegre tocando a obra completa do Radames, um recital inesquecível do Paul Galbraith e do Quarteto Brasileiro enre outros...

Abraços

#8 Vitor Pedroso

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 204 posts
  • Violões:Valentim Gomes, 2008, pinho

Postado 20 dezembro 2009 - 12:35

QUOTE(Alberto Guedes @ Dec 20 2009, 12:23 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá Pessoal,

Rogério você sabe como vai funcionar o Concurso? por exemplo, é um concurso de alunos de Lutheria do Conservatório? e você sabe como vai ser o julgamento?

Mas é muito bom ver o festival de Tatuí voltando, eu fui em dois festivais lá muito bons com recitais maravilhosos como o Paulo Porto Alegre tocando a obra completa do Radames, um recital inesquecível do Paul Galbraith e do Quarteto Brasileiro enre outros...

Abraços

Olá Alberto, o concurso é aberto a todos os interessados. Não precisa ser aluno do Conservatório, não.

#9 rogerio santos

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 978 posts

Postado 20 dezembro 2009 - 14:44

Não sei como irá funcionar, mas é aberto a todos. Este ano por exemplo os 3 vencedores de violino foram luthiers do Espírito Santo. Se não me engano a comissão julgadora foi composta por luthiers (inclusive o professor de lutheria) e musicos.

Quando eu tiver mais informações coloco aqui.

abços

#10 Sergio Barbosa

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 140 posts

Postado 20 dezembro 2009 - 15:10

Oi Rogério, prazer.
Não conhecia seu trabalho, entrei no blog da oficina de cordas e achei o projeto muito bonito. Muito legal ver o trabalho feito com as crianças, louvável.
Parabéns...