Ir para conteúdo

Violões "Dom Pole", do Wellington Polegário.

11 respostas neste tópico

#1 Mario Sampaio

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1405 posts
  • Violões:Antônio de Pádua 2004 - Cedro
    Polegário 2009 Sete Cordas - Abeto

Postado 22 dezembro 2009 - 15:35

Pessoal,

Como alguns sabem, em 17/12/2009 fui visitar o ateliê do Polegário, que fica em São Gonçalo - RJ. Fui na intenção de conhecer o modelo de estudante que ele desenvolveu, e que batizou de "Dom Pole".

Quando eu conheci o modelo de estudante que o Emanuel Carvalho anda fazendo, já tinha ficado bem impressionado, porque não conhecia violão melhor a preço tão barato, cerca de R$ 1.500,00. Agora posso dizer que já conheço: esse modelo do Polegário tá demais.

Eu até deixei passar uns dias depois da minha visita, pra não escrever aqui sob o efeito de alguma impressão passageira. Os dias passaram e posso assegurar que não conheço violão melhor sendo vendido por esse preço.

É um som impressionante, muito volume e muitos harmônicos. Mesmo violões mais caros de abeto costumam ser mais "presos", quando novos, do que esse modelo de estudo do Polegário. Todos que provei estavam com as cordas recém colocadas e todos já apresentavam características de ótimos violões. Imagino depois de uns seis meses sendo tocados, aí não vai ter pra ninguém.

É claro, não se comparam a violões top. Se você tem dinheiro pra pagar uns R$ 4.000,00 num violão, pode encomendar um violão ainda melhor, com o próprio Polegário ou com outro luthier. Agora, por R$ 1.500,00 - incluindo o case - é um custo benefício fora do comum.

O acabamento é bem mais simples que os violões top do Polegário. Mas não significa que seja mal feito, muito pelo contrário. Eu fiquei surpreso com a qualidade do acabamento, até achei que nesse modelo o Polegário se preocuparia menos com isso. Está um belo violão.

O timbre não é tão refinado como os violões top, mas é muito bom. É forte, presente, altivo, nobre. Sei lá que adjetivos usar, aqui é uma seara muito particular, muito subjetiva. Eu gostei.

O volume é ótimo. Fala mais alto que o meu, que custa quase o dobro. Pra construção tradicional, é um volume ótimo.

A tocabilidade é muito boa. A altura de cordas de todos os violões estava bem certinha, dava pra tocar forte sem trastejar e sem cansar a mão esquerda. E olha que eu fiquei tocando um tempão.

A sustentação, ou sustain, é incrível. Um decaimento lento, bem prolongado. Perfeito pra músicas bem polifônicas.

Equilíbrio igualmente muito bom. A região sobreaguda ainda pode desenvolver mais, mas eu tenho certeza que isso vai melhorar à medida que os instrumentos forem tocados.

Terceira corda boa, firme, brilhante, mas também ainda tem a melhorar com o envelhecimento do violão.

Outra coisa que eu achei bem interessante: todos os modelos soavam praticamente idênticos entre si. Uma regularidade impressionante na construção.

Por fim, dá pra tirar uma comparação bem sincera, entre dois instrumentos de valor semelhante e que eu conheço bem: o Emanuel Carvalho e o "Dom Pole". Ambos são instrumentos de ótimo nível para o que custam. Quem comprar qualquer um deles ficará satisfeito, sem dúvida.

Mas eu achei o do Polegário melhor, em três aspectos: (i) o acabamento não se compara, o do Polegário dá um banho; (ii) o timbre do Polegário é mais claro, menos "fechadão" que o do Emanuel (tanto o de pinho quanto o de cedro). Se bem que, aqui, vai muito do gosto pessoal; (iii) o "Dom Pole" tem uma resposta de harmônicos muito mais rica e completa.

Vale lembrar que essas são minhas impressões pessoais. Não aconselho ninguém a comprar nenhum violão baseado somente nas minhas informações ou nas informações de quem quer que seja. O melhor jeito de decidir é experimentando pessoalmente, nada substitui a experiência pessoal.

Configurações do violão (Polegário, me corrija se eu errar alguma coisa):

- tampo: abeto engellman
- faixa e fundos: peroba do campo (madeira sólida, não é laminado)
- tarrachas: condor
- escala: jatobá
- verniz: nitrocelulose

Eis as fotos:

Eu, experimentando um seis cordas, tendo em volta de mim madeiras e violões:

Thiago também provando um seis cordas:

Polegário em ação, terminando um dos violões:

Momento mágico: Polegário colocando a primeira corda no violão recém finalizado:

Aqui, os violões prontos (o escurinho ali no fundo é o meu, que tá de penetra na foto):

As madeiras e os materiais:

Polegário e Thiago:

Polegário e eu:

Os três:

Agora, os vídeos!

Polegário finalizando um dos violões:

Apresentação do violão de sete cordas que será sorteado aos membros do fórum Brazilian Guitar:

Abaixo, trechos de duas peças. Desculpem os erros, foi uma gravação de improviso, feita ali na hora, e eu estou muito fora de forma. O violão sem dúvida merece um intérprete melhor. Serve mais pra sentir o som do violão.

Romance de Los Pinos (trecho), de F. M. Torroba, tocado no violão "Dom Pole", do Luthier Wellington Polegário:

Preludio nº 1, de H. Villa Lobos, tocado no violão "Dom Pole", do Luthier Wellington Polegário:

O covarde não começa, o fracassado não termina, o vencedor não desiste.
Canal do YouTube: http://www.youtube.c...mariosfernandes
Textos: www.portadapalavra.blogspot.com

#2 Mario Sampaio

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1405 posts
  • Violões:Antônio de Pádua 2004 - Cedro
    Polegário 2009 Sete Cordas - Abeto

Postado 22 dezembro 2009 - 15:53

Prezados moderadores,

Postei este tópico na área errada do fórum. Poderiam fazer a gentileza de movê-lo para a área de instrumentos e acessórios?

Desculpem o inconveniente.

Um abraço,

Mário.
O covarde não começa, o fracassado não termina, o vencedor não desiste.
Canal do YouTube: http://www.youtube.c...mariosfernandes
Textos: www.portadapalavra.blogspot.com

#3 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts
  • Violões:Roberto Gomes 2007 SP/MP, 2009 CD/IN

Postado 22 dezembro 2009 - 16:51

Tópico movido.

Muito legal, mesmo, saber que há mais um instrumento de excelente custo-benefício nessa faixa de preço. Parabéns ao Pole e espero pode experimentar o violão! Quem sabe, trazer algum pra SP pra possibilitar os paulistas conhecerem?
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com

#4 Ivan Reis

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 586 posts
  • Violões:Samuel Carvalho 2007 SP/BR

Postado 22 dezembro 2009 - 17:47

Polegário ou mais alguém que saiba responder,

Este clip que está plugado no afinador e na mão do violão na 5ª foto, pode ser utilizado com qualquer afinador que tenha entrada pra microfone ?

O modelo do meu afinador é o BOSS TU15, será que nele funciona ?

Se positivo onde encontro pra comprar (o clip) ?

Em tempo, parabens.gif pelos "Dom Pole" com certeza mais uma excelente opção !!! thumbsupsmiley.png
[ ]'

Ivan Reis

#5 Guilherme

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1941 posts
  • Violões:Suguiyama ESR-66 no. 299 (1986), DiGiorgio Autor 3 (1983)

Postado 22 dezembro 2009 - 18:27

QUOTE(Ivan Reis @ Dec 22 2009, 18:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Polegário ou mais alguém que saiba responder,

Este clip que está plugado no afinador e na mão do violão na 5ª foto, pode ser utilizado com qualquer afinador que tenha entrada pra microfone ?

O modelo do meu afinador é o BOSS TU15, será que nele funciona ?

Se positivo onde encontro pra comprar (o clip) ?

Em tempo, parabens.gif pelos "Dom Pole" com certeza mais uma excelente opção !!! thumbsupsmiley.png

Funciona com qualquer afinador que tenha entrada pro plug. Aqui no Rio é fácil de achar em qualquer loja, e barato também (marca "Cherub", da Deval).
Quidquid Latine dictum sit altum videtur.
Si hoc legere scis nimium eruditionis habes.

#6 Osmar PA

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 703 posts

Postado 22 dezembro 2009 - 21:16

Parabéns ao Polegário, achei muito legal do som do violão, a faixa de preço realmente é muito boa. Boa sorte para quem comprou. Parabéns pela resenha Mario e também pelo violão.
Abraços.
Osmar.

#7 Ivanhoé Ferreira

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 765 posts
  • Violões:Polegário 7 Cordas CD/IB
    Almansa 435 CD/IN 2000
    Di Giorgio SP/BR 1964

Postado 22 dezembro 2009 - 21:35

Ivan, seu afinador é o que existe de melhor no mercado!! Não há a mínima necessidade de adicionar uma capsula de contato como esta, que é de qualidade duvidosa, num afinador TOP com o é o TU-15 da Boss!!!

A molinha que dá pressão nessa capsula de contato da DEVAL, rapidamente perde a pressão e não afina mais nada!!! Nova ja não funciona muito bem!!!

POLEGARIO, meu camarada... parabéns por esta "família" de "Dom Poles"!!! Estão de tirar o chapéu!!!

Abração!!!
Abraço!

"...no mundo tem que ter de tudo, se não falta!!"

#8 Thiago Marques

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 668 posts
  • Violões:<Emanuel Carvalho>

Postado 22 dezembro 2009 - 22:47

Estava esperando o meu novo amigo Mario abrir a porteira...rsrs
Porque está faltando a minha humilde impressao sobre os violoes do Póle!!=)
Mas primeiro, vou contar uma historinha pra dar mais sabor á nossa chegada ao local (oficina do polegario). Colocar um tempero nessa proza!rsrs
Peguei duas linhas de metrô até chegar no nosso local de encontro. Partindo dali, ficaria mais facil a nossa viagem até a casa do Polegario. (eu e o Mario).
O calor era infernal, e quem mora no Rj sabe o que estou falando. O carro do Mario fazendo um barulhaço hiper engraçado com problema de rolamento, e pra completar, tinhamos uma agenda
com algumas anotações do Mario (letra de medico!) e recomendações do Pole para facilitar a chegada. Pegamos a ponte Rio Niteroi e fomos embora. E o problema é que fomos até demais!rsrs
Erramos inumeras vezes o caminho e ligavamos para o Pole super sem graça e pediamos novas orientações á respeito caminho.
Chegamos até a comentar, "nossa, esse violao tem que valer a pena demais". hauhua!! E valeu!!
Um lugar hiper tranquilo e gostoso pra se viver. O polegario é luthier até na qualidade de vida e na atmosfera em que trabalha...so escutando passarinhos!rs
O que eu acho que no resultado final, ajuda muito no aspecto sonoro do instrumento. Natureza é natureza, cidade grande é cidade grande.=/
Bom, olhei para os violao e nao achei muita graça para ser sincero. Tenho uma ligação maior com os de cedro, mas nao procurei julgar antes de tocar.
Peguei o violao e comecei a tocar. Nem acreditei na qualidade do som! uma regularidade incrivel e uma sustentação que deixava um aspecto rustico no ambiente. Um som
amaderado, com um brilho que me deixava com vontade de explorar ainda mais o instrumento.
Os agudos ainda "verdes", mas andavam em conjunto com o som do violao no resultado final do toque. Uma tocabilidade gostosa, (apesar de nao ser da minha preferencia violoes com baixa tensao), com um acabamento impecavel!
Quando perguntei o preço, fiquei impressionado: 1500 com o case! =)
Bom, o polegario me surpreendeu como pessoa e como profissional. Aposto neste projeto assim como aposto nos do Carvalho. Acho que é tao bom quanto e ta valendo a pena demais. Eu recomendo e digo que é uma excelente compra.
Abraçao!!!

Editado por Thiago Marques, 22 dezembro 2009 - 23:28.

#9 Guilherme

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1941 posts
  • Violões:Suguiyama ESR-66 no. 299 (1986), DiGiorgio Autor 3 (1983)

Postado 23 dezembro 2009 - 08:06

O clip é interessante pra afinar em lugares mais ruidosos, por exemplo com um monte de gente afinando ao mesmo tempo numa orquestra ou camerata. Em situações mais tranquilas o microfone do afinador funciona bem, ainda mais este Boss que como disse o Ivanhoe é o que tem de melhor. Engraçado, eu tenho um clip destes há uns 3 anos e a mola tá boa, ele continua funcionando tão mais ou menos quanto quando novo smile.gif
Quidquid Latine dictum sit altum videtur.
Si hoc legere scis nimium eruditionis habes.

#10 augusto yamaguti

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1101 posts
  • Violões:Francisco de Assis CD-IN

Postado 23 dezembro 2009 - 08:09

Bom se vcs que moram ai no RJ se "perderam" para chegar ai no Pole, estou perdoado...Estive lá no Pole faz uns 15 dias e me perdi, com GPS e tudo...Tem uma rua com o mesmo nome, distante uns 10 km do Pole...

Parabéns ao Pole, Mário-Apolo Sampaio e a vc Thiago...Ótima resenha.

Abraço