Como alguns sabem, em 17/12/2009 fui visitar o ateliê do Polegário, que fica em São Gonçalo - RJ. Fui na intenção de conhecer o modelo de estudante que ele desenvolveu, e que batizou de "Dom Pole".
Quando eu conheci o modelo de estudante que o Emanuel Carvalho anda fazendo, já tinha ficado bem impressionado, porque não conhecia violão melhor a preço tão barato, cerca de R$ 1.500,00. Agora posso dizer que já conheço: esse modelo do Polegário tá demais.
Eu até deixei passar uns dias depois da minha visita, pra não escrever aqui sob o efeito de alguma impressão passageira. Os dias passaram e posso assegurar que não conheço violão melhor sendo vendido por esse preço.
É um som impressionante, muito volume e muitos harmônicos. Mesmo violões mais caros de abeto costumam ser mais "presos", quando novos, do que esse modelo de estudo do Polegário. Todos que provei estavam com as cordas recém colocadas e todos já apresentavam características de ótimos violões. Imagino depois de uns seis meses sendo tocados, aí não vai ter pra ninguém.
É claro, não se comparam a violões top. Se você tem dinheiro pra pagar uns R$ 4.000,00 num violão, pode encomendar um violão ainda melhor, com o próprio Polegário ou com outro luthier. Agora, por R$ 1.500,00 - incluindo o case - é um custo benefício fora do comum.
O acabamento é bem mais simples que os violões top do Polegário. Mas não significa que seja mal feito, muito pelo contrário. Eu fiquei surpreso com a qualidade do acabamento, até achei que nesse modelo o Polegário se preocuparia menos com isso. Está um belo violão.
O timbre não é tão refinado como os violões top, mas é muito bom. É forte, presente, altivo, nobre. Sei lá que adjetivos usar, aqui é uma seara muito particular, muito subjetiva. Eu gostei.
O volume é ótimo. Fala mais alto que o meu, que custa quase o dobro. Pra construção tradicional, é um volume ótimo.
A tocabilidade é muito boa. A altura de cordas de todos os violões estava bem certinha, dava pra tocar forte sem trastejar e sem cansar a mão esquerda. E olha que eu fiquei tocando um tempão.
A sustentação, ou sustain, é incrível. Um decaimento lento, bem prolongado. Perfeito pra músicas bem polifônicas.
Equilíbrio igualmente muito bom. A região sobreaguda ainda pode desenvolver mais, mas eu tenho certeza que isso vai melhorar à medida que os instrumentos forem tocados.
Terceira corda boa, firme, brilhante, mas também ainda tem a melhorar com o envelhecimento do violão.
Outra coisa que eu achei bem interessante: todos os modelos soavam praticamente idênticos entre si. Uma regularidade impressionante na construção.
Por fim, dá pra tirar uma comparação bem sincera, entre dois instrumentos de valor semelhante e que eu conheço bem: o Emanuel Carvalho e o "Dom Pole". Ambos são instrumentos de ótimo nível para o que custam. Quem comprar qualquer um deles ficará satisfeito, sem dúvida.
Mas eu achei o do Polegário melhor, em três aspectos: (i) o acabamento não se compara, o do Polegário dá um banho; (ii) o timbre do Polegário é mais claro, menos "fechadão" que o do Emanuel (tanto o de pinho quanto o de cedro). Se bem que, aqui, vai muito do gosto pessoal; (iii) o "Dom Pole" tem uma resposta de harmônicos muito mais rica e completa.
Vale lembrar que essas são minhas impressões pessoais. Não aconselho ninguém a comprar nenhum violão baseado somente nas minhas informações ou nas informações de quem quer que seja. O melhor jeito de decidir é experimentando pessoalmente, nada substitui a experiência pessoal.
Configurações do violão (Polegário, me corrija se eu errar alguma coisa):
- tampo: abeto engellman
- faixa e fundos: peroba do campo (madeira sólida, não é laminado)
- tarrachas: condor
- escala: jatobá
- verniz: nitrocelulose
Eis as fotos:
Eu, experimentando um seis cordas, tendo em volta de mim madeiras e violões:

Thiago também provando um seis cordas:

Polegário em ação, terminando um dos violões:

Momento mágico: Polegário colocando a primeira corda no violão recém finalizado:

Aqui, os violões prontos (o escurinho ali no fundo é o meu, que tá de penetra na foto):

As madeiras e os materiais:

Polegário e Thiago:

Polegário e eu:

Os três:

Agora, os vídeos!
Polegário finalizando um dos violões:
Apresentação do violão de sete cordas que será sorteado aos membros do fórum Brazilian Guitar:
Abaixo, trechos de duas peças. Desculpem os erros, foi uma gravação de improviso, feita ali na hora, e eu estou muito fora de forma. O violão sem dúvida merece um intérprete melhor. Serve mais pra sentir o som do violão.
Romance de Los Pinos (trecho), de F. M. Torroba, tocado no violão "Dom Pole", do Luthier Wellington Polegário:
Preludio nº 1, de H. Villa Lobos, tocado no violão "Dom Pole", do Luthier Wellington Polegário: