Ir para conteúdo

Comprar violão em São Paulo/SP

5 respostas neste tópico

#1 Guilherme Santana

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 35 posts

Postado 25 dezembro 2009 - 03:08

Pessoal, vou para São Paulo capital esse final de semana para comprar um violão (de loja).

Comecei estudos de violão clássico faz um semestre e estou tendo um bom rendimento desde então. Já tive uma conversa com meu professor, e ele me apresenteu seus violões, um Yamaha 150 (?) (na faixa dos 1000), um de Luthier (não me lembro o nome do, mas o preço que ele pagou foi na faixa dos 2000)... além do que ele tem disponível para os alunos tocarem, um violão comum na faixa dos 400 a 600 reais...

Eu não tenho muitas exigências quanto a um violão.

Enfim só queria de um violão duas coisas: 1) que me ajude a fazer ligados com tranquilidade e 2 ) volume mais alto (estou cansado de dizerem que toco baixo, e, apesar do meu esforço para corrigir, atentando ao tamanho das unhas e outras coisas, não consigo melhorar, e estou convencido de que é o violão que toco, o terceiro caso daqueles do meu professor, claro, para todo iniciante)... o RESTO, a minha pobre alma não tem sensibilidade o suficiente para observar agora nessa fase (já notei isso mesmo, não tenho vergonha de admitir)...

Ao final, o que me recomendam que vá procurar? algum comentário...?

(só a nível de curiosidade)
aqui um vídeo do meu professor com o Yamaha: http://www.youtube.com/watch?v=29yzOXKMbvg...feature=related

até agora, estou de olho nesse... se conseguir encontrar

: )

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 25 dezembro 2009 - 03:30

Bem, para tocar mais alto há algumas dicas técnicas pelo fórum - e não necessariamente passa pela unha, é mais uma questão de uma rigidez RELATIVA dos dedos e velocidade de ataque - não confundir com força. Quanto ao violão, temos aqui no fórum luthieres que fazem instrumentos de estudo, como o Emmanuel Carvalho e o Polegario, que me parecem mais interessantes que um Yamaha, embora no vídeo não dê para perceber bem a qualidade dele.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 Guilherme Santana

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 35 posts

Postado 25 dezembro 2009 - 10:26

QUOTE(Ricardo Dias @ Dec 25 2009, 04:30 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Quanto ao violão, temos aqui no fórum luthieres que fazem instrumentos de estudo, como o Emmanuel Carvalho e o Polegario, que me parecem mais interessantes que um Yamaha, embora no vídeo não dê para perceber bem a qualidade dele.

Um dos dois moram em São Paulo?

É que ouvi a notícia que violões de luthier são de 2000 pra cima...
mas, se eu achar uma oferta como essa: http://www.araraquaraclassificados.com.br/...sicais/6190.php
posso comprar... só estou disposto a gastar até uns mil e pouco...

#4 Mario Sampaio

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1405 posts
  • Violões:Antônio de Pádua 2004 - Cedro
    Polegário 2009 Sete Cordas - Abeto

Postado 25 dezembro 2009 - 11:07

Conheço esse modelo da Yamaha. Se eu fosse você, ia de Polegário (RJ) ou de Emanuel Carvalho (SP). Ambos na faixa de R$ 1.500,00.
O covarde não começa, o fracassado não termina, o vencedor não desiste.
Canal do YouTube: http://www.youtube.c...mariosfernandes
Textos: www.portadapalavra.blogspot.com

#5 dany.eudes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1478 posts
  • Violões:Tessarin 2006 SP

Postado 25 dezembro 2009 - 11:09

QUOTE(Ricardo Dias @ Dec 25 2009, 04:30 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Bem, para tocar mais alto há algumas dicas técnicas pelo fórum - e não necessariamente passa pela unha, é mais uma questão de uma rigidez RELATIVA dos dedos e velocidade de ataque - não confundir com força.

O Ricardo está certo, lembre-se da Segunda lei de Newton ou princípio fundamental da mecânica:
a resultante das forças que agem num corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida (F = m . a) .

Troque as palavras resultante das forças por som, corpo por cordas/tampo do violão, massa por dedos/mão/braço e verá que faz sentido. Você não coloca a força, a força é a resultante da massa vezes a aceleração.

Realmente, você deveria experimentar os violões de estudo dos Carvalho, do Polegário e de outros luthiers que produzem tal modelo.

Tenho certeza que, na mesma faixa de preço, qualquer um deles será muito superior ao violão produzido em série. Me perdõem o neologismo, mas é como comparar o panetone da minha avó com aquele tradicional que compramos nesta época. O do supermercado é tudo de bom, mas o da minha avó é ainda melhor (e mais barato).
dany.eudes

#6 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts
  • Violões:Roberto Gomes 2007 SP/MP, 2009 CD/IN

Postado 25 dezembro 2009 - 11:17

Oi Guilherme, a dsitribuição dos violões Emanuel Carvalho é feita por mim, que estou em SP. Se tiver interesse em experimentar, temos alguns pronta-entrega sim, mas me escreva no email da minha assinatura, pra gente combinar e conversar melhor. Estarei em SP este fim de semana.

Abraço!
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com