Ir para conteúdo

Alma de cristal no violão

16 respostas neste tópico

#1 Franklin Ferreira

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 619 posts

Postado 04 janeiro 2010 - 03:04

http://almadecristal.sites.uol.com.br/Brasil/alma-br.htm

Como nunca ouvi falar nesse acessório para o violão, quando li, me pareceu ser bom. Cabe a mim agora, experimentar para ter minha conclusão. Curiosidade é .... hehe.gif
Bem-aventurados os que ouvem com os ouvidos, pois que deles é o reino dos músicos.

#2 Mario Sampaio

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1405 posts
  • Violões:Antônio de Pádua 2004 - Cedro
    Polegário 2009 Sete Cordas - Abeto

Postado 04 janeiro 2010 - 03:09

O Ricardo Dias instala e recomenda com veemência essas almas de cristal. Parece que ele tem sociedade com esse senhor português mencionado no site. Segundo o Ricardo, o violão com a alma de cristal fica melhor que Smallman! icon_twisted.gif
O covarde não começa, o fracassado não termina, o vencedor não desiste.
Canal do YouTube: http://www.youtube.c...mariosfernandes
Textos: www.portadapalavra.blogspot.com

#3 edvalson

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 654 posts
  • Interests:musica, literatura, sociologia, antropologia, história
  • Violões: Lucio Jacob 2009 sequoia/jacarandá; Guitarra da renascença Lucio Jacob 2009 pinho/maple/cedro

Postado 04 janeiro 2010 - 06:47

O Mário tá de gozação, e, de passagem, provocando o presidente, mostrando que tem coragem e não teme a expulsão sumária, definitiva e irrecorrível.
Este assunto já foi debatido aqui no forum, verifique.
Senescendo et addiscendo

#4 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 04 janeiro 2010 - 12:27

O Mario usa muito, esta alma é responsável pelo som que ele tira do violão...
Fereira, no teu violão é capaz que funcione. A alma amplifica a fundamental - matando os outros harmônicos, claro; no caso do teu violão, qualquer ajuda é bem-vinda. Mas serve um pedaço de pau. não faz diferença ser de cristal ou o que for.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#5 Jonas Jon

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 655 posts

Postado 04 janeiro 2010 - 13:18

Então é de cristal mesmo mellow.gif Imaginei que fosse liberdade poética na hora de escolher o nome. Devem haver motivos esotéricos na escolha.

#6 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
    Spruce

Postado 04 janeiro 2010 - 13:40

Ah, certamente!
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#7 Reginaldo Martins

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 79 posts
  • Violões:Gianfranco Fiorini 2003 SP/BR
    Irineu Maia 2009 CD/IN
    Sérgio Abreu 2009 SP/BR

Postado 04 janeiro 2010 - 16:05

Pelo que li....parece que a "Alma de cristal" não ganhou muitos adeptos por aqui, embora tenha achado a idéia interessante. Pq funciona somente nos violinos e famíla?????

#8 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
    Spruce

Postado 04 janeiro 2010 - 16:10

A alma nos violinos ajusta os harmônicos todos. Lembre que a produção de som nos instrumentos de arco é totalmente diferente que no violão. No violão uma alma aumenta a fundamental, ou seja, em instrumentos ruins ela até dá um ganho de volume e foco. Nos bons instrumentos ela atrapalha, pois mata os outros harmônicos, fundamentais para a qualidade do som. E ser de cristal é uma bobagem, qualquer material duro serviria; quanto mais duro, melhor; se o professor Pinhel manjasse um pouco mais de acústica, faria de fibra de carbono, daria um resultado "melhor".
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#9 Franklin Ferreira

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 619 posts

Postado 04 janeiro 2010 - 17:22

QUOTE(Ricardo Dias @ Jan 4 2010, 17:10 PM) <{POST_SNAPBACK}>
No violão uma alma aumenta a fundamental, ou seja, em instrumentos ruins ela até dá um ganho de volume e foco. Nos bons instrumentos ela atrapalha, pois mata os outros harmônicos, fundamentais para a qualidade do som.

Mas me corrija se eu estiver errado. Se aumenta a fundamental, logo "deveria" aumentar naturalmente e por uma questão "lógica", eu acho, os harmônicos, certo?
Posso estar com uma idéia errada de que "se aumenta a fundamental, logo aumenta os harmônicos", mas partindo para uma pequena comparação, e até para aprender um pouco(custa nada né? rsrs):
Se temos um violino e um violão ricos em harmônicos, mas o violão com essa alma - seja de cristal ou outro material - perderia os harmônicos pelo simples fato do ataque?
O fator da alma funcionar depende do modo de execução? Ou seja, com arco funciona, mas com os dedos não? E até com as palhetas, também não funcionaria, devido ao ataque do nosso instrumento não ter a sustentação que tem ao tocar com o arco?
Bem-aventurados os que ouvem com os ouvidos, pois que deles é o reino dos músicos.

#10 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
    Spruce

Postado 04 janeiro 2010 - 17:31

Muita fundamental abafa os harmônicos acessórios, no caso do violão. E especialmente neste caso a alma faz um nó de vibração, enrijece o tampo num determinado lugar, o que gera um agudo mais forte, dando uma matada nos baixos. No caso do teu violão é lucro, mas não precisa ser de cristal. Basta você colocar um lápis - SEM PONTA!!!! pressionado entre o tampo e o fundo que você vai observar um aumento nos agudos, de um modo geral - mas é coisa discreta. Mas como tudo no mundo tem um lado ruim: qualquer pancada mal dada e o teu tampo vai rachar com mais facilidade.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro