Ir para conteúdo

Violão Giannini 1965

17 respostas neste tópico

#1 Alexandre Salmazo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 90 posts

Postado 05 janeiro 2010 - 19:24

Me ofereceram um violão da Giannini de 1965 e eu estou tentando ver se alguem conhece ou pode me informar a respeito. É um violão Tenura Model No. 4, Serial no. 3929.

Qualquer informação é bem vinda.

#2 jamil

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 842 posts

Postado 05 janeiro 2010 - 19:36

Alexandre, você viu este violão especificamente, o estado dele etc.? Você o tocou? Já vi e já toquei num violão destes, mas.... cada violão, depois de tantos anos, é uma história diferente... Naquela época, esse como outros fabricantes (literalmente 'de fábrica') produziam ótimos instrumentos; hoje já não mais, infelizmente. Se estiver bem conservado etc., dependendo do valor que estão lhe pedindo, vale a pena. Mas, enfim, você precisaria nos oferecer mais informações sobre o instrumento, se sua ideia é buscar aqui parâmetros de avaliação que o levem a decidir pela compra ou não. Ok?

#3 Alvaro Gil

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 40 posts

Postado 06 janeiro 2010 - 16:13

Olá, amigo,

O modelo não seria o Turuna n.º 04, ao invés de Tenura? No catálogo da giannini tem o Turuna n.º 04 no link a seguir:

http://www.giannini.com.br/antigos_detalhe.asp?id=448

Se for esse instrumento, confesso não gostar muito. Os que já toquei, embora tivessem um visual bacana de violão popular antigo, tinham um desempenho sonoro fraco, inúmeras falhas de acabamento, problemas na afinação, etc. E veja que já estou dando um desconto por ser um instrumento bem simplório, popular mesmo. Há quem diga que os mais antigos (antes de 1960) eram violões relativamente bons.

Mas, acho que você deve considerar o que o jamil disse, afinal de contas, há grandes diferenças entre exemplares de uma mesma fornada, ainda mais naquela época.

De qualquer modo, acredito que não valha muito, assim mesmo, deve valer mais pela antigüidade da peça do que pelo instrumento em si. E, se estiver todo original.

Poste umas fotos dele, ficará mais fácil ajudar você.

Um abraço,

ALVARO

#4 Alexandre Salmazo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 90 posts

Postado 06 janeiro 2010 - 18:21

Ainda não toquei não. Estava tentando ter uma ideia, pois já ouvi falar de alguns Di Giorgio de uma certa época eram muito bons e valiam a pena comprar, se estive em boas condições etc. O dono do Giannini, que é um americano que não conhece muito bem o que tem, estava pedindo US$175 e diz que tem o som muito bom - mas isso é relativo. Vi umas fotos hoje. Notei que o acabamento está bem apagado e tem alguns arranhões. Imagino que seria só mesmo um violão para brincar de vez em quando e guardar pelo valor histórico. Mas com esse acabamento, não sei se vale a pena.

#5 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 06 janeiro 2010 - 18:37

Mande as fotos!
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#6 Alexandre Salmazo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 90 posts

Postado 06 janeiro 2010 - 18:45

QUOTE(Ricardo Dias @ Jan 6 2010, 16:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Mande as fotos!

Ricardo, notei agora que deveria ter postada na área de instrumentos. Não sei como consertar...

Editado por Alexandre Salmazo, 06 janeiro 2010 - 20:34.

#7 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
    Spruce

Postado 06 janeiro 2010 - 21:04

A gente dá um jeito!
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#8 Alexandre Salmazo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 90 posts

Postado 07 janeiro 2010 - 11:58

Eu acabei apagando as fotos quando editei o último comentário.

Aqui vão as fotos de novo:

#9 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
    Spruce

Postado 07 janeiro 2010 - 13:46

Não é um grande violão, não, mas é bem agradável. Se não me engano o Toquinho usou um tempo.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#10 Alexandre Salmazo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 90 posts

Postado 07 janeiro 2010 - 15:31

QUOTE(Alvaro Gil @ Jan 6 2010, 14:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá, amigo,

O modelo não seria o Turuna n.º 04, ao invés de Tenura? No catálogo da giannini tem o Turuna n.º 04 no link a seguir:

http://www.giannini.com.br/antigos_detalhe.asp?id=448

Se for esse instrumento, confesso não gostar muito. Os que já toquei, embora tivessem um visual bacana de violão popular antigo, tinham um desempenho sonoro fraco, inúmeras falhas de acabamento, problemas na afinação, etc. E veja que já estou dando um desconto por ser um instrumento bem simplório, popular mesmo. Há quem diga que os mais antigos (antes de 1960) eram violões relativamente bons.

Mas, acho que você deve considerar o que o jamil disse, afinal de contas, há grandes diferenças entre exemplares de uma mesma fornada, ainda mais naquela época.

De qualquer modo, acredito que não valha muito, assim mesmo, deve valer mais pela antigüidade da peça do que pelo instrumento em si. E, se estiver todo original.

Poste umas fotos dele, ficará mais fácil ajudar você.

Um abraço,

ALVARO

No catálogo esse modelo é listado como "Náilon". Na foto está com encordoamento de aço. Sabem me dizer se é feito para aço ou náilon?