Ir para conteúdo

Ecos do Chat com Zanon

• Responder
35 respostas neste tópico

#1 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15323 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 27 janeiro 2010 - 21:23

Oi Galera;
a transcrição do chat foi feita pelo Geraldo e está aqui:
http://www.violao.org/index.php?showtopic=...mp;#entry110835

Neste tópico quem quiser pode dar seguimento ao chat, fazendo comentários e perguntas complementares para o Zanon.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#2 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1862 posts

Postado 27 janeiro 2010 - 21:30

Opa, estava esperando por isso!

Zanon, uma coisa que eu percebi nesse convivío que temos no fórum é a sua cultura abrangente, não só no que se refere a música, mas também a assuntos extra-musicais, como artes plásticas, literatura, etc. Qual é a importância que você enxerga nessa formação mais geral em um músico? É possível para um músico mergulhar de forma profunda na música (como, por exemplo, na época de concursos), mas sem deixar uma formação de cultura geral de lado?

#3 Geraldo V.

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 765 posts

Postado 28 janeiro 2010 - 00:11

QUOTE(Ricardo Dias @ Jan 27 2010, 22:23 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Oi Galera;
a transcrição do chat foi feita pelo Geraldo e está aqui:
http://www.violao.org/index.php?showtopic=...mp;#entry110835

Neste tópico quem quiser pode dar seguimento ao chat, fazendo comentários e perguntas complementares para o Zanon.

Tudo certo menos o crédito. Meu nome está lá como postante mas foi usurpando desavergonhadamente o trabalho do Dany. Ele escreveu o programa que cria a transcrição automaticamente e editou algumas partes manualmente para deixar o resultado mais fácil de ler. Por exemplo, vocês devem ter percebido que ele eliminou parte da conversa inicial do pessoal esperando pela chegada do Ricardo e do Fábio e reordenou umas perguntas e respostas que se atropelaram. Eu dei uns retoques finais e fingi que o trabalho era meu. icon_twisted.gif

#4 dany.eudes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1478 posts
  • Violões:Tessarin 2006 SP

Postado 28 janeiro 2010 - 00:44

O GV é um gentleman e se esconde atrás de toda esta modéstia.

Ele foi responsável por toda a configuração e preparação do servidor para que o evento ocorresse sem imprevistos. Incluindo, temos agora uma nova bruxaria, que é a transmissão ao vivo do chat por um servidor projetado e construído pelo nosso brilhante colega Paulo Marques e pelo próprio GV.
worshippy.gif

dany.eudes

#5 bgbotelho

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 116 posts
  • Violões:<Jó Nunes> <1997>

Postado 28 janeiro 2010 - 02:21

Não pude estar online durante o bate papo mas li toda a transcrição! Grande evento!
Três pratos de trigo para três tigres tristes... Violão é mole perto de um bom trava-língua

#6 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15323 posts
    Spruce

Postado 28 janeiro 2010 - 03:38

Pois é, teve até telão fora do estádio!
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#7 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15323 posts
    Spruce

Postado 28 janeiro 2010 - 12:53

O Zanon avisa que está viajando, brevemente ele começa a responder.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#8 Flavio Gondin

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4327 posts
  • Violões:Claudio Arone

Postado 28 janeiro 2010 - 13:27

QUOTE(Caio B. @ Jan 27 2010, 22:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
É possível para um músico mergulhar de forma profunda na música (como, por exemplo, na época de concursos), mas sem deixar uma formação de cultura geral de lado?

Cainho, essa questão até foi assunto lá do chat. Veja só, como pode ser possível mergulhar realmente na música sem uma boa cultura geral? Aí a gente meio que acha a resposta virando a tua pergunta pelo avesso, não é? Tem que ler até coisas que aparentemente não têm nada a ver com música e violão. O que acho que está implícito aí é a questão do tempo pra dar conta de tudo o que a gente precisa fazer. O Fabio falou lá de viver pelo relógio, se organizar, e tudo isso bate com aquela questão que você levantou num outro tópico.

Esse assunto é interessante, seria bom que você falasse, a partir da tua própria experiência, como é a tua rotina hoje, as dificuldades que você encontra etc. Acho que seria legal.

Tenha fome de saber como o leão tem fome de alimento.

Contato através do e-mail: "flvgondin arroba gmail ponto com"

#9 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15323 posts
    Spruce

Postado 28 janeiro 2010 - 13:31

Por outro lado, conheço e conheci pessoas que não lêem nem legenda de filme e que são artistas sensacionais. O que dizia para meus alunos é que erudição SEMPRE é bom, em todos os níveis e assuntos é importante mergulhar na vida. Acredito nisso como regra, mas tem MUITA exceção por aí impressionante. Sabem tudo de tocar, e nada de nenhum outro assunto, nem mesmo música. Gênios, e de uma ignorância espantosa! Infelizmente não dá para citar nomes...
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#10 Flavio Gondin

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4327 posts
  • Violões:Claudio Arone

Postado 28 janeiro 2010 - 14:09

É, o Carlos Barbosa-Lima falou um negócio engraçado sobre isso. Com outras palavras, ele disse que às vezes sente necessidade de dar uma "zerada" na cabeça, como se ele se colocasse numa posição em que não soubesse de nada. Ele disse que sente essa necessidade para arejar a cabeça para novos insights. Genial, né?

Então acho que tem isso também: não é apenas SABER; eu diria que a arte está numa relação especial entre o saber e o "não-saber", entre o conhecimento e a intuição pura. Então isso varia de uma pessoa pra outra também. Tem pessoas que são profundamente intuitivas, para quem, de certa forma, o conhecimento até "atrapalha". Creio que os exemplos do Ricardo estão nessa aí.

Outro que, à sua maneira, era muito intuitivo era o Villa, e a turma até hoje tem dificuldade de entendê-lo.

Enfim, as pessoas são diferentes. Tem pessoas que vêem o mundo como uma estrada em linha reta, são mais conservadoras e metódicas, já outras precisam ver várias coisas ao mesmo tempo, são muito curiosas, e têm um processo de aprender que é mais "antropofágico". Tudo é bom e ruim ao mesmo tempo, tudo tem suas vantagens e desvantagens. Quando se é muito curioso, é muito mais fácil também você acabar saindo de foco, se perdendo e sendo meio irresponsável. Já o colega mais certinho, por outro lado, tem mais dificuldade de lidar com perspectivas menos ortodoxas etc.

Então, primeiro, acho que a pessoa deve procurar descobrir como ela é e como a sua cabeça "funciona". A partir daí, procurar potencializar o que você tem de bom, e ao mesmo tempo lutar contra suas desvantagens. Uma coisa que me convenci é que sucesso, num sentido amplo, não é predeterminado, ele depende muito das atitudes que a gente toma.
Tenha fome de saber como o leão tem fome de alimento.

Contato através do e-mail: "flvgondin arroba gmail ponto com"