Ir para conteúdo

Valor das Aulas Particulares/Escolas

20 respostas neste tópico

#1 J. C. Spinardi

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 48 posts

Postado 31 janeiro 2010 - 23:48

Bom não sei se já existe um tópico semelhante no fórum, caso haja não encontrei.

A idéia é dizer sua região/bairro e o valor médio que cobra na aulas de violão para que possamos ter uma idéia melhor do valor de nosso trabalho.

Moro em Guarulhos e recentemente estou cobrando R$ 80,00 mensais para aulas em minha casa, apenas 1 hora de prática semanal.

Espero que esse tópico seja de ajuda para todos pois eu mesmo voltei há pouco a lecionar e estava (talvez ainda esteja) completamente desatualizado.

#2 T Oliveira

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 438 posts
  • Violões:José Chagas

Postado 01 fevereiro 2010 - 00:09

Olha, eu acho que é uma reunião de vários fatores que a gente tem que pesar quando vai decidir valor de aula.

Qual o nível de formação que você tem, se vc vai atender à domicílio, se é na sua casa, ou em ponto comercial, qual a reputação que você á tem na sua cidade, seu tempo lecionando. Acho que isso tudo conta.

O valor que eu cobro foi calculado com base em todos esses fatores.

Eu tenho mestrado, numa instituição forte, com um orientador renomado, já tenho 13 anos que eu leciono, porém em SP eu ainda sou pouco conhecido, o que não acontecia na minha cidade natal (Lavras MG), então eu ainda não posso cobrar o mesmo que um colega de profissão que tenha uma puta reputação e mais tempo. Ao mesmo tempo que sendo que eu não posso cobrar o mesmo que um cara que só sabe ensinar música pra tocar em churrasco.

Será que eu fui claro? Ou confundi ainda mais??

Rsrsrs

Abraço
Thiago Chaves de Andrade Oliveira[u]www.myspace.com/toliveiraclassicalguitar

#3 Fernando Cury

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 109 posts

Postado 01 fevereiro 2010 - 09:15

Spinardi,

no Rio tem a tabela de cachê mínimo do sindicato, que bem ou mal é uma referência. O valor de aula desta tabela é R$ 70,00/hora. http://www.sindmusi.com.br/

Talvez seja bom você buscar referências entre professores que ofereçam mais ou menos o mesmo serviço que você. Procure em escolas próximas ao seu local de trabalho.

Boa sorte,

Fernando Cury
Paz e Bem,
Fernando Cury
http://www.myspace.com/fernandocury

#4 Ricardo Henrique

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 175 posts

Postado 01 fevereiro 2010 - 10:30

Outro fator importante é o que irá ensinar...
Se for para ensinar o livro de iniciação ao violão do henrique pinto acredito que o valor da aula deva ser mais baixo do que se você for ensinar os estudos do villa lobos onte terá de analisar técnica,dedilhados,interpretação,etc de uma forma mais intensa...

Aqui em minha cidade só existe 1 professor de violão erudito e ele cobra R$ 100 iniciação e R$ 150 aperfeiçoamento (carlevaro, estudos do villa lobos,etc...).
Espero ter ajudado : )

#5 Jefferson Garrido

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 858 posts

Postado 01 fevereiro 2010 - 10:42

QUOTE(T Oliveira @ Feb 1 2010, 01:09 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Olha, eu acho que é uma reunião de vários fatores que a gente tem que pesar quando vai decidir valor de aula.

Qual o nível de formação que você tem, se vc vai atender à domicílio, se é na sua casa, ou em ponto comercial, qual a reputação que você á tem na sua cidade, seu tempo lecionando. Acho que isso tudo conta.

O valor que eu cobro foi calculado com base em todos esses fatores.

Eu tenho mestrado, numa instituição forte, com um orientador renomado, já tenho 13 anos que eu leciono, porém em SP eu ainda sou pouco conhecido, o que não acontecia na minha cidade natal (Lavras MG), então eu ainda não posso cobrar o mesmo que um colega de profissão que tenha uma puta reputação e mais tempo. Ao mesmo tempo que sendo que eu não posso cobrar o mesmo que um cara que só sabe ensinar música pra tocar em churrasco.

Será que eu fui claro? Ou confundi ainda mais??

Rsrsrs

Abraço

É isso, penso exatamente do mesmo jeito, o preço tem que ser relativo a todos esses fatores, e ainda acrescentaria mais um,a região em que você vai lecionar, por exemplo, um professor que mora em Itaquera na zona leste de São Paulo nunca poderá cobrar igual a um que está no Morumbi...

QUOTE(Ricardo Henrique @ Feb 1 2010, 11:30 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Se for para ensinar o livro de iniciação ao violão do henrique pinto acredito que o valor da aula deva ser mais baixo do que se você for ensinar os estudos do villa lobos onte terá de analisar técnica,dedilhados,interpretação,etc de uma forma mais intensa...

Aqui em minha cidade só existe 1 professor de violão erudito e ele cobra R$ 100 iniciação e R$ 150 aperfeiçoamento (carlevaro, estudos do villa lobos,etc...).

Eu não concordo com isso, independente do nível do aluno, o preço não deve ser alterado, afinal a qualidade da aula será a mesma, apenas minha opinião.

#6 Felipe Magdaleno

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 508 posts
  • Violões:Samuel Carvalho 2007 Cedro

Postado 01 fevereiro 2010 - 11:54

Tema interessante, legal ver o pessoal aqui conversando disso abertamente.

Curioso, estava discutindo isso outro dia com a minha noiva. Apesar de ter uma certa lógica um valor mais baixo para um iniciante, na maioria das vezes a aula para um iniciante tem que ser muito mais esmiuçada, e requer um grau de atenção muito alto do professor para não deixar passar nenhuma besteira, afim de que aquilo não se torne um vício. Num nível mais avançado o cuidado é o mesmo, mas acho que há uma margem de folga maior já que o estudante já sabe onde buscar muitas das ferramentas para solucionar seus os problemas.

Na minha opinião a atenção e cuidado tanto com o iniciante quanto com um estudante de nível intermediário ou avançado é praticamente o mesmo, então pra mim não faz muito sentido uma distinção de preços. O tempo gasto é o mesmo, e até mesmo os recursos da formação do professor são exigidos de igual maneira, porém em áreas diferentes. Para mim um iniciante na maioria das vezes consome mais energia de trabalho, mais cuidado, o que por essa lógica custaria mais.

É claro que, existe uma outra idéia de mercado que agrega valor ao conhecimento, e ai sim faz sentido para alguns cobrar mais caro, mas continuo achando que independente do nível o professor está empregando toda a sua bagagem didática naquela atividade.

Felipe Magdaleno

#7 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 01 fevereiro 2010 - 13:10

Hummm... olha, Ricardo, acho que há uma distorção aí. Quando o cara chega no nível de realmente poder tocar Villa, ele deverá ser capaz de trabalhar a música com mais propriedade que um iniciante. Um iniciante deveria demandar cuidados quase neuróticos, posicionamento, digitação ponto a ponto, postura, divisãod e vozes, etc. Quando chegar ao ponto de tocar Villa deverá ser capaz de dominar estes pontos, cabendo ao professor não ensinar (não se "ensina" a tocar Villa) mas orientar a forma como a música sai. Ou seja, simplificando: não se ensina Villa, se ensina Romance de Amor.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#8 Ricardo Henrique

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 175 posts

Postado 01 fevereiro 2010 - 14:04

Concordo com vocês, realmente é relativo, um aluno iniciante pode exigir muito mais energia do que um aluno mais avançado e vice versa... Mas nem sempre se consegue exigir todos os detalhes de um aluno iniciante, comigo foi assim, eu não conseguia pegar todos os detalhes, tive de aprender algumas coisas certas e deixar algumas erradas para acertar depois...Acho que um aluno iniciante deve estudar tecnica sim, mas primeiramente deve conhecer o violão, conhecer o repertorio e depois, progressivamente com suas peças, evoluir sua técnica em um estudo mais detalhado...
Cada professor é um professor, eu ainda sou um aluno mas digo algumas coisas tomando como base o meu aprendizado...Quando estudei o "curso progressivo" do henrique pinto eu não estudei tão detalhadamente como no carlevaro 3 por exemplo, onde passei a ver o movimento do braço,pulso,saltos com a ponta do dedo, evitar ruidos e cortes de som...detalhes que se fossem abordados quando eu estava começando eu ficaria louco...
Não sei se esta metodologia é a mais adequada, concordo que uma criança estudando tudo perfeitamente desde de inicio irá ter uma técnica impecável no futuro....
Mudei minha ideia com relação aos preços diferenciados mas ainda tenho dúvidas com relação à autonomia de um aluno mais avançado...acho que o professor continua tendo papel fundamental, dispondo ainda de muita energia...

#9 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 01 fevereiro 2010 - 14:10

<<Mudei minha ideia com relação aos preços diferenciados mas ainda tenho dúvidas com relação à autonomia de um aluno mais avançado...acho que o professor continua tendo papel fundamental, dispondo ainda de muita energia...>>

Certamente! Um bom professor é fundamental SEMPRE!
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#10 Alexandre Salmazo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 90 posts

Postado 01 fevereiro 2010 - 16:32

QUOTE(Ricardo Dias @ Feb 1 2010, 11:10 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Hummm... olha, Ricardo, acho que há uma distorção aí. Quando o cara chega no nível de realmente poder tocar Villa, ele deverá ser capaz de trabalhar a música com mais propriedade que um iniciante. Um iniciante deveria demandar cuidados quase neuróticos, posicionamento, digitação ponto a ponto, postura, divisãod e vozes, etc. Quando chegar ao ponto de tocar Villa deverá ser capaz de dominar estes pontos, cabendo ao professor não ensinar (não se "ensina" a tocar Villa) mas orientar a forma como a música sai. Ou seja, simplificando: não se ensina Villa, se ensina Romance de Amor.

Também tem que ver quantos professores a nível de iniciante e quantos a nível de Villa tem por aí. Imagino que os professores mais experientes sejam um número bem menor, e eles acabam tendo maior procura, o que justifica um aumento no preço.