Ir para conteúdo

mãos suadas

17 respostas neste tópico

#1 larens

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 39 posts

Postado 09 março 2010 - 09:07

boas

alguém sofre deste enorme problema? há dias em que tenho as mãos numa miséria, o suor na mão esquerda (sou canhoto) estraga-me o som todo e às vezes só me apetece meter as mãos no congelador para ver se isto atenua um pouco! acho que o facto de tocar sem unhas só torna o problema ainda maior, a diferença entre ter a mão seca e suada é ENORME!! até psicologicamente é um factor importante, quando estou com a mão sequinha fico todo contente e toco bem melhor!

sei que há uma cirurgia que trata disto, até tenho uma amigo que a fez. esse, apesar de não tocar qualquer instrumento, ainda sofria mais que eu (às vezes nem cumprimentava as pessoas, com vergonha). não chego a esse ponto, e se não fosse o violão se calhar estava-me nas tintas. no entanto, esse rapaz de que falo fez-me uma descrição da cirurgia e não é muito apelativa (além do preço exorbitante envolve alguns riscos tipo paralisia facial, entre outros).

sabem de alguma solução para isto? já tentei de tudo, de ter sempre um pano enquanto toco até lavar as mãos de meia em meia hora. ou de 2 em 2 minutos!

abraço

miguel

#2 Denilson M

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 173 posts

Postado 09 março 2010 - 09:34

É pelo calor, pressão alta, estress?..

#3 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9183 posts

Postado 09 março 2010 - 11:37

É um troço chamado sudorese. O Dilermando Reis tinha. Vá ao dermatologista e tente ver quais as opções hoje em dia, se tem algum talco ou algo assim.
A cirurgia é uma coisa corriqueira, mas no passado realmente incorria em risco. A história mais assustadora que conheço é a do Luís Tomaszek, um pianista extraordinariamente promissor de Curitiba, que já estava, aos 20 anos, à beira de uma grande carreira internacional, apradinhado pelo Cláudio Arrau etc. Ele sofria de suor intenso e fez a cirurgia; infelizmente o médico fez uma barbeiragem, pinçou o nervo errado e o Luís ficou tetraplégico.

#4 André Priedols

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2863 posts
  • Violões:Cláudio Arone 7 Cordas (2005)

Postado 09 março 2010 - 11:43

Putz...essa história acabou com meu dia.
Que troço triste.
André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com

#5 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9183 posts

Postado 09 março 2010 - 11:49

Mas hoje seria um azar muito grande acontecer uma coisa dessas, tem mais chance de morrer atropelado.

#6 Kelvin Borrero

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1557 posts
  • Violões:Joacir de Carvalho 1999
    Cedro
    Jacarandá da Bahia
    escala de ébano
    braço de mogno

Postado 09 março 2010 - 15:06

...bala perdida também, inclusive o povo nem tá ligando mais prá esse assunto... entra por um ouvido e sai pelo outro...

Editado por Kelvin Borrero, 09 março 2010 - 15:06.

#7 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 09 março 2010 - 15:37

Kelvin, EXPULSO!!!!!
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#8 Marcelo Goulart

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 38 posts

Postado 09 março 2010 - 15:53

O nome do transtorno é hiperidrose, sendo que a sudorese é o sintoma (ou sinal) apresentado. Esse transtorno está catalogado no CID 10 sob o número R61. Tenho esse problema, mas há alguns anos já não sofro mais com ele, pois está sob controle com o uso de uma medicação tópica. Há algum tempo criei um tópico sobre isso. Se se interessar, posso esclarecer por MP.

Um abraço.

#9 Ramon Bernat

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 487 posts

Postado 09 março 2010 - 21:17

O Dilermando não suava só nas mãos hehe

No meu caso quando eu estou tocando e comeco a suar eu uso uma toalha de rosto, fico toda hora secando as maos o rosto. O problema é na hora do recital...

#10 dany.eudes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1478 posts
  • Violões:Tessarin 2006 SP

Postado 09 março 2010 - 21:32

Se ainda não leu, leia estes tópicos sobre o assunto:

http://www.violao.org/index.php?showtopic=2520
http://www.violao.org/index.php?showtopic=7222
http://www.violao.org/index.php?showtopic=4068
dany.eudes