Ir para conteúdo

Falando sobre repertório 3

344 respostas neste tópico

#1 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9190 posts

Postado 25 março 2010 - 19:29

Sem querer abandonar os tópicos anteriores, que ainda dão muito pano pra manga, abri este porque vai servir a alguns alunos que estão com uma grande lacuna nessa esfera do repertório. Além disso, como o Newton comentou, é mais gostoso conhecer as músicas lendo a partitura, e o Sor está em domínio público e pode ser encontrado, na íntegra, aqui:
http://www.fernandosor.fr.st/
Hoje em dia, inclusive pelas demandas dos curriculuns acadêmicos e dos programas de concursos, a gente só vê o pessoal tocar Variações op. 9 e o Gran Solo op. 14; as outras obras são bem menos frequentes, e algumas, inclusive peças grandes e importantes, não são tocadas nunca.
Quando eu comecei no violão, ainda era muito comum ver alguém tocar um grupinho de minuetos, estudos ou outras peças curtas. Eu não tenho a menor dúvida de que Sor, especialmente nas peças curtas, e Giuliani são os compositores que "fazem" a mão do violonista. Quem consegue fazer isso soar direito, musical, limpo e cristalino, está preparado para enfrentar qualquer desafio com muito mais domínio dos fundamentos do fazer musical.
O problema é que Sor tem uma obra muito grande e não dá pra gente conhecer tudo numa paulada só. Minha sugestão é, então, ir aos poucos e conhecer cada grupo de peças. É um tópico que pode se estender por várias semanas.
Os op.1-5 formam um primeiro conjunto de peças curtas bem homogêneo. Em meia hora a gente consegue ler tudo. O op.6 já é uma coleção de estudos muito cabeludos e a gente pode olhar depois.
Queria saber quais dessas peças vocês gostam e por que. Se elas têm potencial para serem tocadas em concerto ou se soam como material de estudo. Que tipo de problemas musicais elas trazem.

#2 livi

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 816 posts

Postado 25 março 2010 - 19:53

Eu admito! Toco de sor o Gran solo e as Variações Op. 9.

Uma das coisas que mais me deleita em Sor é a escrita musical. Sinto prazer estético em ler as partituras dele onde tudo está perfeitamente claro só com o uso das figuras rítmicas.

Se é por aí então ja vou começar a ler o opus 1-5

Os estudos do opus 6 conheço alguns. Minha teoria é que não tem nada mais difícil do que o que está ali. Claro que peças longas sempre são mais difíceis, mas compasso a compasso O Gran Solo é bem mais fácil que alguns daqueles estudos...

#3 Guadaquini

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 362 posts

Postado 25 março 2010 - 20:28

O largo do Op.5 (é númeor 5 do op.5) é uma ótima peça, bem operística eu acho. Tocar aquilo como o Sérgio gravou é perfeito pra um concerto. O contraste no modo menor é lindo, tem uma dissonâncias de passagem deliciosas, a condução das vozes uma teteia, mas não acho uma peça tão fácil como o título do opus diz.

#4 Newton Messias

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 853 posts
  • Interests:Pedagogia do violão, interpretação, técnica, partituras, etc...
  • Violões:Lucio Jacob 2011

Postado 25 março 2010 - 20:29

Beleza, Zanon!
Vou tentar dar uma olhada hoje ainda.
Violão em Pernambuco
http://violaope.blogspot.com
newtonmessias@gmail.com

#5 Daniel Medeiros RS

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 368 posts
  • Violões:Eduardo Cordeiro 2005 - Tampo de abeto

Postado 25 março 2010 - 21:03

Oi pessoal,

interessante o tópico.

Mas gostaria de fazer um comentário acerca de uma peça de Sor. Há alguns anos, toquei a Fantasia Op.30 do Sor. Achei uma peça muito boa, com problemas violonísticos interessantes para resolver, etc. É uma das peças grandes do Sor. O que mais me chamou atenção nela, à época, foi que ela me "indicava" que Sor já estava, de certa forma, saindo do classicismo (na falta de um termo melhor) e indo para uma concepção que sugeria um romantismo inicial dele.

Impressões...
Abraço!

Daniel Ribeiro Medeiros
Bacharel em Música - Habilitação em Violão pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

#6 André Priedols

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2863 posts
  • Violões:Cláudio Arone 7 Cordas (2005)

Postado 25 março 2010 - 21:19

Boa! Dá-lhe, Sor!

Depois leio com calma. Lembro de ter lido todos os op. até lá pelo 20 e tantos, mas não me recordo bem desses. A ideia era ler até o fim, mas fracassei! hehe
Na época eu lia um op do Sor e um do Giuliani, alternadamente. Era muito legal de notar a diferença de abordagem na escrita de cada um, em especial nas peças fáceis. As do italiano sempre sonoras e expansivas, fazendo a música encaixar perfeitamente nos atalhos do instrumento, e as do espanhol muitas vezes parecendo "espremidas".

André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com

#7 Newton Messias

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 853 posts

Postado 25 março 2010 - 23:12

Eu dei uma lida até o opus 3, não deu pra ir além, hoje.
Algumas perguntas: Os opus estão em ordem cronológica? O Sor dava aulas a que esfera social, burgueses, cortesãos, nobres, sinto uma certa influência da música popular da época, ele era camponês, burguês?
Gostei do op. 2 nº 4 (tempo di minueto). Gosto quando o Sor dá uma de Bach e explora a polifonia.
Os dois primeiros opus vejo como lições de caráter didátco, já o 3 é mais exigente e já trás uma marca registrada de Sor: o gosto pelas variações, apesar de eu gostar bem mais do minueto final, eu tocaria num recital. Mas se agente comparar com o opus 9 e se estiverem em ordem cronológica, a evolução musical é bem notória.
Espero poder ler mais amanhã.
Violão em Pernambuco
newtonmessias@gmail.com

#8 Felipe Novo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 70 posts
  • Interests:Ajuda tanto para estudos quanto no profissional<br /><br />Saber das apresentações<br /><br />Conhecer as pessoas do meio violonístico
  • Violões:Samuel Carvalho Double Top (Cedro)

Postado 26 março 2010 - 16:31

bom, do Sor realmente eu ja passei por algumas.

desde os pequenos estudos, minuetos, o estudo 1 editado pelo segovia e até a sonata op. 15 que eu usei no vestibular da unesp (quase passei, rsrsrs)

e até hj algumas peças me impressionam pela variedade estilística

muitas vezes ele persiste, em várias peças, numa mesma abordagem e depedendo isso pode mudar bruscamente.

realmente fernando sor é um compositor a se analisar profundamente.

#9 Guilherme

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1944 posts
  • Violões:Suguiyama ESR-66 no. 299 (1986), DiGiorgio Autor 3 (1983)

Postado 26 março 2010 - 21:37

Eu toco os estudos 1 a 10 (da numeração do Segovia), o op. 9, e já dei "uma lida" em várias coisas, desde as coisas mais simples até outras como a "malborough s'en va-t-en guerre" e partes dos duos como o "l'encouragement". É definitivamente um dos meus compositores favoritos e que eu eu mais gosto de tocar. Inclusive eu acho que, por exemplo, os 20 estudos selecionados pelo Segovia, são músicas tremendamente injustiçadas, muita gente não dá o valor que elas merecem porque são "musicas de estudante".
Quidquid Latine dictum sit altum videtur.
Si hoc legere scis nimium eruditionis habes.

#10 Newton Messias

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 853 posts

Postado 26 março 2010 - 21:42

Acho o opus 4 bem fraco, apesar de ele antecipar alguns recursos do Op 9.
Já no opus 5 gosto do nº 3 (ele é geralmente interessante nos minuetos) e do nº 5, como o Gadaquini disse, o contraste dos temas é bem construído, o tema menor é muito bonito.
Violão em Pernambuco
newtonmessias@gmail.com