Ir para conteúdo

Estudar ou trabalhar na europa

18 respostas neste tópico

#1 livi

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 816 posts

Postado 01 abril 2010 - 19:32

Olá colegas do Fórum. Sei que muita gente aqui tem experiência com viajens internacionais. Estou planejando me mudar para a Europa, mas antes vou passar uns meses lá para ver se me adapto. A idéia seria se possível fazer algum curso rápido por lá para ter um referencial e a partir disso ir ampliando os horizontes.

Tive a recomendação de um festival na Itália, em Siena: Sessione Senese per la Musica e L'arte. Se alguem conhece gostaria de saber a opinião a respeito. O site é super incompleto, e as informações não são assim tão claras.

Aceito dicas em geral. Tenho cidadania Italiana.

Abraços.

#2 André Priedols

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2865 posts
  • Violões:Cláudio Arone 7 Cordas (2005)

Postado 01 abril 2010 - 21:41

Pô, dizem que o festival de Koblenz é o tchan da bagaça.
Amadeu esteve lá já e pode te contar.
André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com

#3 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9202 posts

Postado 02 abril 2010 - 00:27

Acho que o lance é visitar um desses festivais mais recheados de atraçóes como Koblenz, Iserlohn, Cordoba ou Belgrado. Náo conheço esse da Itália, é dif´cil recomendar sem uma referència.
Sua atitude é boa, melhor mudar com uma meta clara e uma ideia clara de como se manter. Também é importante ver que há uma diferença enorme de um país pra outro.

#4 livi

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 816 posts

Postado 02 abril 2010 - 10:50

Tenho a indcação de que em Londres é mais fácil conseguir oportunidades. Me disseram que em maioria dos lugares da Europa mesmo com cidadania, se você não conhece ninguem não te dão chace. Então leva muito tempo até se colocar razoavelmente.

O festival de Iserlohn se encaixa muito bem com meu cronograma. Devo ir para esse.

O festival de Siena é um grande festival de música em geral. Não é só violão, e dura quase um mês. Mas não diz no site nem no material que me enviaram sequer qual o professor de violão. E quando fui somando tudo é bastante caro...

Muito obrigado pelas dicas.

#5 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9202 posts

Postado 02 abril 2010 - 17:55

Ah, tá é o festival em Siena onde o Segovia dava aulas. OLha, nesses festivais o violão não tem vez, você não vai nem notar que tem um curso de violão ali. Acho que ainda é o Ghiglia que dá aulas lá, muito bom, mas não vai diversidade nenhuma, são só as aulas dele e forte abraço.

#6 Bernardo Tonasse

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 121 posts
  • Interests:Música, História, futebol, cinema, filosofia, gastronomia, chuva, praia também.
  • Violões:José Chagas, 2009, Pinho/Jacarandá

Postado 02 abril 2010 - 23:29

Cara, com cidadania italiana 80% dos seus problemas já estão resolvidos..

Enfim, o festival de Córdoba começa em julho, e acho que vale a pena ir nem que seja só pra ver Pepe Romero, Duo Assad, David Russell entre outros... Sem contar que a Eva Yerbabuena também vai dançar, o que não tem nada a ver com violão erudito mas é imperdível... smile.gif

#7 leo coppus

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 245 posts
  • Violões:Jorge Raphael 2005
    Mario Machado 2009

Postado 03 abril 2010 - 07:30

Olá livi ,

realmente com a cidadania europeia as portas se abrem , aqui na holanda vc pode ganhar subsídio para estudar , mas vc tem que trabalhar uma carga horaria mensal de +- 30 horas, acho.

As opçoes de estudo na holanda que indico sao , Tilburg ( aulas a partir do ano que vem com Enno Vorhorst ou Marlon Titre ) e Maastricht ( aulas com Carlo Marchione )
o governo paga uma bolsa minima de 250 euros +- , no qual é o suficiente para pagar escola e seguro saude , o resto é por sua conta . vc tb pode pegar um emprestimo mensal que vc só começa a pagar depois de completar o curso .( eu nao aconselho emprestimo nao . )

com cerca de 500 euros por mes vc paga um quarto e comida por mes .

nao sei direitnho onde encontrar informaçoes mais precisa mas neste site tem mais informaçoes .

http://www.ib-groep.nl/International_visitors/default.asp

Boa Sorte !
paz, saúde e realizaçoes .....

#8 livi

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 816 posts

Postado 03 abril 2010 - 10:33

Muito obrigado pessoal!

#9 Vlamir

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 4 posts

Postado 03 abril 2010 - 11:21

Minha filha fez curso de performance em Lucerna na Suiça por dois anos e só não ficou na Europa por falta da cidadania.
Com cidadania, na maioria dos casos a coisa anda bem.
Se você já tem objetivos e planejamento, vai em frente que é bom.
Procure informações com o Oscar Ferreira de S. Paulo, que há anos mora e trabalha aqui e na Alemanha ao mesmo tempo (60 dias em cada lugar-rsrsrs).
Fone : (11) 3571 3186 e (11) 3871 5682
Abraço e boa sorte

#10 Bernardo Tonasse

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 121 posts
  • Interests:Música, História, futebol, cinema, filosofia, gastronomia, chuva, praia também.
  • Violões:José Chagas, 2009, Pinho/Jacarandá

Postado 03 abril 2010 - 14:26

se precisar de info sobre custos de vida em Madri, pode me escrever! abraçao!