Ir para conteúdo

Notas básicas com pestana. Preciso delas

123 respostas neste tópico

#1 KariK

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 2 posts

Postado 18 abril 2010 - 22:00

Seguinte galera, toco violão a algum tempo, ja nao sou mais iniciante.. mas tbm nao sou profissional, enfim, consigo tocar pros outros ouvirem..
eu queria saber se alguem podia me ajudar com notas basicas em pestana, ou seja, ao inves de tocar um dó basico eu preciso dele com pestana.. se voces pudessem me ajudar eu agradeço biggrin.gif

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15338 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 18 abril 2010 - 23:10

Oi, Karik, bem vindo; não entendi bem. Você quer, por exemplo, o D: ao invés dos habituais 3 dedos em triângulo, um acorde como o do Bb mas feito na 5ª casa?
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 KariK

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 2 posts

Postado 19 abril 2010 - 12:57

isso mesmo..
queria isso com todas as notas básicas..
soh sei o G e agora o D..
tem como dizer as outras?
abraço

Editado por KariK, 19 abril 2010 - 12:59.

#4 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15338 posts
    Spruce

Postado 19 abril 2010 - 13:02

Muito simples:
se você conhece o A: 3 dedos na segunda casa, nas cordas 2, 3 e 4. Se você anda uma casa a frente e coloca uma pestana na primeira casa (mantendo a distância de uma casa vazia), você tem o Bb (ou A#, em termos leigos, a mesma coisa); mais uma casa, B; depois, com a pestana na 3ª casa, o C. A cada casa, sobe meio tom. Isso vale para qualquer acorde. O C que começa na primeira casa, por exemplo ande uma casa a frente, coloque uam pestana, e tem o C#; mais uma, e tem o D, e assim por diante. O E; pestana, vira F; mais uma casa, F#; depois G, G#, etc. (na oitava casa é um C, por exemplo). E por aí vai.
Mas fica a curiosidade: para quê isso?
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#5 André Priedols

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2865 posts
  • Violões:Cláudio Arone 7 Cordas (2005)

Postado 19 abril 2010 - 13:33

Karik, procure pelo Google informações sobre o "CAGED", que é basicamente isso que o Ricardo disse, só que mais detalhado e estruturado.

Ricardo, alguns estilos de música popular, por exemplo reggae, são difíceis de se tocar usando acordes com corda solta. Por isso o pessoal prefere acordes com pestana.
Imagino que seja por isso, vai saber...

Editado: NÃO é o Caged do minstério do trabalho! hehe

Editado por André Priedols, 19 abril 2010 - 13:34.

André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com

#6 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15338 posts
    Spruce

Postado 19 abril 2010 - 13:58

<<Ricardo, alguns estilos de música popular, por exemplo reggae, são difíceis de se tocar usando acordes com corda solta.>>
Living and apprending! Não fazia idéia disso.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#7 Thiago Marques

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 668 posts
  • Violões:<Emanuel Carvalho>

Postado 19 abril 2010 - 14:13

Procure os livros do Fernando Azevedo. Tô com preguiça de ir a no quartinho, mas eu sei que ele tem um livro com mais de 3mil acordes...

#8 dany.eudes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1478 posts
  • Violões:Tessarin 2006 SP

Postado 19 abril 2010 - 20:26

Use a página abaixo.
Vamos a um exemplo, o acorde de Ré Menor.

Faça com a opção Normal Chords (Acordes Normais) selecionada.

1. Na coluna da esquerda, clique no acorde de Ré, representado pela letra D.
2. Na coluna do meio, clique em Minor (Maior) para indicar que você deseja o acorde de Ré Menor.
3. Note que a variação clássica do ré menor já estará desenhada no diagrama.
4. Clique no botão Variations (Variações) para ver outras montagens do acorde de Ré Menor, com pestana, na quinta e na décima casas.

A terceira coluna é usada para montar acordes especiais.

É isto!

Fonte: http://chordfind.com
dany.eudes

#9 Franklin Ferreira

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 619 posts

Postado 19 abril 2010 - 21:58

QUOTE(KariK @ Apr 18 2010, 22:00 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Seguinte galera, toco violão a algum tempo, ja nao sou mais iniciante.. mas tbm nao sou profissional, enfim, consigo tocar pros outros ouvirem..
eu queria saber se alguem podia me ajudar com notas basicas em pestana, ou seja, ao inves de tocar um dó basico eu preciso dele com pestana.. se voces pudessem me ajudar eu agradeço biggrin.gif

Só um pequeno aviso, caso esteja iniciando nas pestanas. Preste atenção nos musculos da tua m.e., pois pestana mal feita gera tensão desnecessária, cansaço, e se não observar isso, até lesões num futuro não muito distante. Então além das dicas dadas pelos colegas, por incrível que pareça, preste atenção no "comportamento" do teu polegar da m.e. Sempre que sentir cansaço, pare e pense onde você está errando, pois isso não é fraqueza dos teus músculos e sim, má postura. Tenha consciência corporal de todos os gestos que irá fazer, e aí sim, tua técnica, como a pestana, por exemplo, vão longe!
thumbsup.gif
Bem-aventurados os que ouvem com os ouvidos, pois que deles é o reino dos músicos.

#10 Jonas Jon

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 655 posts

Postado 19 abril 2010 - 22:02

QUOTE(Ricardo Dias @ Apr 19 2010, 13:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
<<Ricardo, alguns estilos de música popular, por exemplo reggae, são difíceis de se tocar usando acordes com corda solta.>>
Living and apprending! Não fazia idéia disso.

É, mas não sei. Porque no reggae os músicos intercalam acordes abafados, afrouxando a pestana, praticamente um lance percurssivo entre os acordes. Então a pestaneira fixa acho que não vai resolver nesse caso. Então eu também não entendi.