Ir para conteúdo

Prelude e Allemande - S L Weiss

7 respostas neste tópico

#1 Alberto

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 868 posts

Postado 22 abril 2010 - 20:31

Pessoal, estou passando para o youtube mais 2 peças da Sonata nº 34, em Ré menor, S L Weiss, Prelude e Allemande. Essa sonata é do Manuscrito de Dresden descoberto por Hans Neeman, um dos pioneiros alaudistas e musicólogos na pesquisa da obra de Weiss, que o publicou em 1945. O manuscrito também foi vítima daquele bombardeio da cidade de Dresden (um verdadeiro genocídio praticado pelo aliados no fim da guerra, mas isso já é off topic) muitas das peças não puderam ser recuperadas, pois foram molhadas e danificadas quando os bombeiros apagaram o incêndio do prédio onde estava o manuscrito.
A curiosidade é que no manuscrito, bem na Sonata nº 34, estava uma anotação, mais ou menos assim: “ Está foi a primeira sonata que eu estudei com Sr. Weiss”. E realmente a partir de então se tornou uma das mais conhecidas, vez que é uma das mais “fáceis” (tem uma “gigue” que de fácil não tem nada), mas se comparada à maioria das outras sonatas ela tem sim um aspecto, digamos, didático. Assim se eu comecei a estudar Weiss por essa sonata acho que estou apenas seguindo uma orientação do próprio mestre e então acho que estou no caminho certo no meu estudo.

Prelude
http://www.youtube.com/watch?v=F02Lbo373XY

Allemande
http://www.youtube.com/watch?v=_6YRQHRCo_0

Para quem não viu quando eu coloquei em 2008 sobre forma de arquivo hospedado, espero que apreciem.

Tárrega

#2 Kelvin Borrero

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1557 posts
  • Violões:Joacir de Carvalho 1999
    Cedro
    Jacarandá da Bahia
    escala de ébano
    braço de mogno

Postado 22 abril 2010 - 22:27

Alberto, estas informações só serviram pra me deixar mais atiçado para ver esses vídeos, só que onde estou não é possível entrar no youtube... dry.gif
Assim que eu estiver em casa assistirei e ouvirei essas relíquias com o maior prazer!!!
Vc já sabe o quanto eu gosto das obras de Weiss...

Abçs

#3 Kelvin Borrero

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1557 posts
    Cedro
    Jacarandá da Bahia
    escala de ébano
    braço de mogno

Postado 23 abril 2010 - 16:59

Acabei de assistir.

Pelo jeito não tocar alaúde é uma das frustrações que vou levar para o túmulo...

Parabéns mais uma vez Alberto!

Abçs

#4 Alberto

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 868 posts

Postado 23 abril 2010 - 19:01

Obrigado, Kelvin, eu ainda estou arranhando a superfície. Acho que não é mutio fácil de se estudar um instrumento de época no Brasil(custo, mantenção, falta de professor) eu levei muitos anos até conseguir ter um alaúde barroco. Contudo, você pode tentar conseguir uma vihuela, que é um instrumento mais próximo do violão, até na maneira de portar, fácil de conseguir repertório original, bem como peças da renascença para alaúde de 6, o que não é pouca coisa. Dá para tocar com unha (pouca unha e mudando a agulação no ataque), não é necessário nem o apoio no tampo. Converse com o Luciano Faria, quem sabe ele parcela uma vihuela dele simples (sem muita decoração) não deve ser muito caro e é com certeza um excelente instrumento.

Veja esse link do Rafael Bonavita.
http://www.youtube.com/watch?v=rcmSkIaVdQs...feature=related

Tárrega

Editado por Alberto, 23 abril 2010 - 19:03.

#5 Kelvin Borrero

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1557 posts
    Cedro
    Jacarandá da Bahia
    escala de ébano
    braço de mogno

Postado 23 abril 2010 - 21:37

Grande Alberto sempre dando dicas incríveis, valeu mesmo!!!

#6 kelson

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 56 posts
  • Violões:A.J. Rodrigues, 2007 , cedro/jacarandá .

Postado 25 abril 2010 - 10:13

Parabéns Alberto!!!
primeiramente pelas informações historico-musicais,
e depois pela ótima interpretação de peças tão belas!

Abraço!!!

#7 C.A.da Silva

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 122 posts
  • Violões:Jorge Raphael/2004/cedro/jacarandá

Postado 05 maio 2010 - 11:46

Alberto a sonoridade está mais pro violão...acho que os ataques poderiam ser feitos num ângulo mais próximo da técnica do alaúde com o polegar "figuetando" e buscar uma sonoridade mais "seca",límpida,menos agressiva e precisa;mudar o ângulo de entrada do braço na caixa seria uma boa;unhas curtíssimas também;parabéns por nos proporcionar uma experiência fantástica de aprendizado!

#8 Alberto

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 868 posts

Postado 05 maio 2010 - 21:51

C. A da Silva, eu ainda estou muito longe de conseguir o ataque ideal com a mão direita, mas no alaúde barroco não se usa o toque tipo "figueta" que é um técnica de alaúde renascentista, que é outro tipo de instrumento, onde se usa muito o p i (com o polegar por dentro). No alaúde barroco usa-se i, m, pois devido aos inúmeros baixos seria invialvel tocar p i e os baixos com o polegar?!?!? O que eu tenho feito nesse meu estudo solitário é observar muito, ouvir muito, ler muito, além de ter conseguido um bom método com fotos etc. Acho que estou encontrando uma boa postura para minha mão direita. Dentre as dificuldades próprias do instrumentos que não são poucas, o toque fica mais fácil sem unha nenhuma, e eu estou complicando tentando usá-las, apesar de curtíssimas (devido a continuar tocando violão) e buscando um ângulo onde ataco as cordas só com polpa dos dedos. Mas com isso não estou tendo um relaxamento adequado na mão, sempre preocupada em evitar a unha. Vou ter que resolver essa questão se quiser progredir?!?!!?
Você pode reparar que o som que eu faço é com a polpa.
Só para melhor ilustrar vou colocar abaixo alguns links;
Toque com unha e com técnica de violão é, por exemplo, o desse vídeo, que absolutamente não funciona, sem menosprezo à dedicação e o esforço do músico.
http://www.youtube.com/watch?v=0uLjHyaN47U

Eu busco o tipo de toque, conforme esses dois exemplos de professores virtuais que tenho observado à exaustão, o mais importante é conseguir esse relaxamento da mão e o ataque correto das cordas duplas:

http://www.youtube.com/watch?v=annG-LUDu2w...feature=related

ou melhor ainda desse outro:

http://www.youtube.com/watch?v=QfcnPrR4fBo

A coisa não é simples, mas também não é impossível.

Obrigado pelo seus comentários,

Alberto