Ir para conteúdo

Falando sobre repertório 7

39 respostas neste tópico

#1 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9190 posts

Postado 21 junho 2010 - 10:43

Abro este tópico atendendo a pedidos.
Acho que a primeira coisa a se fazer é uma listagem das peças originais e dos arranjos mais conhecidos.
Que eu saiba, as peças originais são

Cinco piezas para guitarra
História do Tango
Tango Suite
Concerto para violão, bandoneón e cordas

#2 pinaud

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 292 posts

Postado 21 junho 2010 - 12:28

Arranjos:

Sérgio Assad:

4 Estações Portenhas para violão solo.

Sei que ele também arranjou alguns estudos originalmente escritos para flauta solo para a formação de duo (Violão e Flauta).
O Cavatina Duo ( Denis Azabagic e sua esposa se não me engano tocavam alguns, tem até no youtube.)

Há inúmeros arranjos para duo de violões, cujo o Duo Assad gravou ao longo de sua carreira e especialmente no disco inteiramente dedicado ao Piazzolla.

Sei que as estações estão publicadas, as demais citadas infelizmente acredito que não foram editadas.

Manuel Barrueco:

Gravou os estudos para flauta em versão para violão solo. Não sei se foi ele mesmo quem realizou os arranjos, assim como não tenho conhecimento se estão editados.

Eduardo Isaac:

Tem um disco excepcional com arranjos próprios para alguns temas da opereta " Maria de Buenos Aires". Acredito que não estejam editados. Uma pena.

Victor Villadangos:

Gravou uma série de arranjos para a naxos. Alguns encontram-se editados num albúm de peças argentinas, pela Gendai Guitar.

Esses são meus preferidos. Os arranjos do Assad e do Isaac são peças para concerto. Muito bem concebidos e completos. Os do Victor Villandangos são também excelentes, embora num nível abaixo aos acima citados. Eu já toquei o Libertango e o Triunfal em concerto e ambos soam bastante bem.

Seu arranjo para Buenos Aires Hora Cero é maravilhoso e contém uma seção de improvisação rítmica para a mão direita, enquanto a esquerda realiza um ostinato no baixo, característico da música, que acontece quase que ininterruptamente.

Atanas Ourkouzounov:

Tem um arranjo muito bom da milonga " Jacinto Chiclana", acho que está publicado, mas nunca consegui comprar.

Esses são meus preferidos, abaixo listo alguns outros autores que conheço, são legais... dá pra tocar... mas ao meu ver não se comparam aos acima citados.

Baltazar Benítez ( Várias peças)
Agustín Carlevaro ( Várias Peças)

Obs: Lembro também dos arranjos do Cacho Tirao, violonista que tocava com o Piazzolla. Simples (não necessariamente fáceis!!!), lindos, porém não tenho a menor idéia se estão editados.

Espero ter ajudado,

Abraço,

Pedro Pinaud

#3 Ricardo Nicacio

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 1 posts

Postado 21 junho 2010 - 15:55

Pra violão solo:

La Muerte del Angel -arranjo de Leo Brouwer

Milonga del Angel - arranjo de Jorge Oracian

O primeiro está editado, já o segundo eu não sei...

#4 André Priedols

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2863 posts
  • Violões:Cláudio Arone 7 Cordas (2005)

Postado 21 junho 2010 - 20:13

Li aqui pelo Fórum que o Piazzola só tem duas músicas: a lenta e a rápida! hehe
André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com

#5 pinaud

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 292 posts

Postado 21 junho 2010 - 20:16

Tem também a de forma AB ou ABA que mistura rápido e lento.

São portanto três músicas...hehehe

Abraço!!!

#6 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9190 posts

Postado 21 junho 2010 - 20:19

Acho que foi Stravinsky quem disse que Vivaldi escreveu o mesmo concerto 400 vezes. Imagine se ele tivesse conhecido Piazzolla.
Mas tirando o exagero de lado, é por isso que, de todas as obras dele que se toca ao violão, a que eu mais gosto´são as Cinco Peças. Elas são bem diferentes do grosso das peças mais conhecidas e populares dele, não em forma, mas em inspiração. O Roberto Aussell me disse que, quando teve a chance de se encontrar com o Piazzolla pela primeira vez, ele tocou as 5 Bagatelas de Walton pra mostrar o que dava pra fazer com o violão solo. Parece que o Piazzolla ficou chocado e falou "Mas era eu que tinha de ter escrito isso!". Então não é coincidência que as 5 Peças espelham um pouco o gesto do Walton.
[Pensando bem, isso parece piada de argentino, "essa música é tão boa que parece que fui eu que compus...".]

#7 KRISHNA

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 404 posts
  • Violões:Ignacio Fleta 1954 (Barcelona - Espanha) Sp/In.

Postado 22 junho 2010 - 22:57

QUOTE(Ricardo Nicacio @ Jun 21 2010, 15:55 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Milonga del Angel - arranjo de Jorge Oracian.

Oracian ?? não seria Jorge Oraison ....

#8 pinaud

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 292 posts

Postado 22 junho 2010 - 23:33

Olá Krishna e Ricardo,

Esses arranjos do Oraison estão publicados por que editora? Sabem onde posso encontrá-los?

Obrigado,

Abraço,

Pedro Pinaud

#9 Flavio Gondin

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4327 posts
  • Violões:Claudio Arone

Postado 23 junho 2010 - 10:21

QUOTE(FZanon @ Jun 21 2010, 20:19 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O Roberto Aussell me disse que, quando teve a chance de se encontrar com o Piazzolla pela primeira vez, ele tocou as 5 Bagatelas de Walton pra mostrar o que dava pra fazer com o violão solo. Parece que o Piazzolla ficou chocado e falou "Mas era eu que tinha de ter escrito isso!". Então não é coincidência que as 5 Peças espelham um pouco o gesto do Walton.
[Pensando bem, isso parece piada de argentino, "essa música é tão boa que parece que fui eu que compus...".]

Fábio, o relato é verossímil. Tem tudo a ver essa identificação do Piazzolla com a música, basta ouvir aquela Alla Cubana.
Tenha fome de saber como o leão tem fome de alimento.

Contato através do e-mail: "flvgondin arroba gmail ponto com"

#10 Théo

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 226 posts

Postado 23 junho 2010 - 12:17

Oi,

eu fui quem (ou um dos) que convocou o tópico, e queria ouvir mais especificamente, tanto dos defensores quanto dos detratores, quais são os procedimentos harmônicos e estruturais que o Piazzolla usa recorrentemente nessas composições, mas algo mais específico que os clichês (cromatismo, influência do jazz etc.). Andei ouvindo a Suite Troileana nas duas gravações que os Assad fizeram e não acho que a forma esteja ali tão chapada (como nas 4 Estações Portenhass), nem no último movimento da Tango Suite (por favor, discordem).

Théo